Pular para o conteúdo
EDITORIAL

O sujo e o mal lavado

A vitória eleitoral do bloco da direita tradicional do país é inegável. Tiveram o primeiro lugar em 23 das 25 capitais. Em 18 delas haverá segundo turno. Em 14, a disputa é entre partidos da direita tradicional.

Em três capitais o segundo turno é entre PSDB x PMDB
O partido do Temer contra o partido de Alckmin e Aécio Neves. Estiveram juntos no golpe parlamentar. Estão juntos no Governo Federal. Não há nenhum motivo, além da disputa de cargos e de poder, para que estejam separados nos municípios.

Em três capitais esses dois partidos disputam o segundo turno entre si. Em Porto Alegre, Machezan (PSDB) disputa contra Sebastião Melo (PMDB). Em Cuiabá Emanuel Pinheiro (PMDB) disputa contra Wilson Santos (PSDB) e Maceió Rui Palmeira (PSDB) disputa contra Cícero Almeida (PMDB). Não há escolha possível.

Uma coleção de siglas da direita ocupa espaço na política
PP, PMN, PHS, PSD, PR, PTB estão no segundo turno. As legendas que não têm qualquer orientação ideológica, a não ser a defesa dos interesses pessoais de seus líderes, tiveram um grande resultado eleitoral. Estão no segundo turno em várias capitais.

O PHS disputa em Belo Horizonte contra o PSDB. O candidato é Alexandre Kaliu, o ex-presidente do Atlético se apresenta com o slogan “Chega de políticos”. Assim como João Dória, Kaliu não é político, é empresário.

O PP, partido de Maluf, vai ao segundo turno em Florianópolis. O PMN disputa em Curitiba e São Luís. O PR disputa em Manaus e o PTB em Porto Velho, ambos contra o PSDB.

Bancada Evangélica em alta
Candidatos ligados à bancada evangélica disputam em diversas cidades. A Frente Parlamentar Evangélica teve uma vitória em 2014, quando elegeu um grande número de parlamentares. No Congresso Nacional esta frente tem a terceira maior bancada. Esta tendência parece se confirmar nas eleições municipais.

Além de Crivela, Bispo da Igreja Universal que disputa o segundo turno no Rio de Janeiro pelo PRB, o Partido Social Cristão, que tem como líder mais conhecido Marco Feliciano, disputa o segundo turno em Curitiba, Vitória e Campo Grande.

Em Recife e Aracaju as alianças decepcionam
Recife e Aracaju são as duas únicas capitais em que o PT e o PC do B, respectivamente, estão no segundo turno.

Em Aracaju, Edvaldo Nogueira, do PC do B, aliou-se com o PMDB de Temer. E como se não bastasse, a conciliação com o golpista ainda é parte da coligação do PSD, PT do B, PTN, PRB.

Em Recife, o PT foi pelo mesmo caminho. O candidato João Paulo, que foi ao segundo turno, se coligou com o PRB, o PTN, PT do B e PTB.

Confira as capitais onde haverá segundo turno:
Aracaju – Edvaldo Nogueira (PCdoB) X Valadares Filho (PSB)
Belém – Zenaldo Coutinho (PSDB) X Edmilson (PSOL)
Belo Horizonte – João Leite (PSDB) X Alexandre Kalil (PHS)
Campo Grande – Marquinhos Trad (PSD) X Rose Modesto (PSDB)
Cuiabá – Emanuel Pinheiro (PMDB) X Wilson Santos (PSDB)
Curitiba – Rafael Greca (PMN) X Ney Leprevost (PSD)
Florianópolis – Gean Loureiro (PMDB) X Ângela Amin (PP)
Fortaleza – Roberto Claudio (PDT) X Capitão Wagner (PR)
Goiânia – Iris Rezende (PMDB) X Vanderlan (PSB)
Maceió – Rui Palmeira (PSDB) X Cícero Almeida (PMDB)
Macapá – Clécio Vieira (Rede) X Gilvam Borges (PMDB)
Manaus – Artur Neto (PSDB) X Marcelo Ramos (PR)
Porto Alegre – Nelson Marchezan Junior (PSDB) X Sebastião Melo (PMDB)
Porto Velho – Dr. Hildon (PSDB) X Léo Moraes (PTB)
Recife – Geraldo Júlio (PSB) X João Paulo (PT)
Rio de Janeiro – Marcelo Crivella (PRB) X Marcelo Freixo (PSOL)
São Luís – Edivaldo Holanda Junior (PDT) X Eduardo Braide (PMN)
Vitória – Luciano (PPS) X Amaro Neto (PSD)

Foto: Beto Barata/ Presidência da República (04/07/2016)