Pular para o conteúdo

PSOL elege a sua primeira vereadora em São Paulo

Por: Letícia pinho, São Paulo, SP

Em uma das apurações mais emocionantes que já presenciamos, aqui em São Paulo, conseguimos eleger uma feminista de esquerda para a Câmara Municipal.  Sâmia Bomfim, do PSOL, agora é vereadora. Em um dia marcado por resultados eleitorais que nos encheram de tristeza e aflição, essa certamente é uma ótima notícia. Sofremos até o último minuto da apuração, pois a segunda vaga do PSOL para a Câmara estava sendo disputada voto a voto por duas mulheres feministas que representam as nossas lutas: Sâmia Bomfim e Isa Penna. Não queríamos ter que escolher entre uma ou outra, queríamos as duas eleitas.

A expressão política de várias candidatas mostra que temos um importante pólo de resistência feminista na cidade. Se somarmos a votação de algumas candidatas que estavam lado a lado com a gente na primavera feminista, temos pelo menos 50 mil votos em mulheres que apresentam um programa de esquerda em oposição à direita tradicional e ao PT. Um resultado bastante expressivo no qual devemos nos apoiar. Termos parlamentares socialistas, feministas, de esquerda, comprometidos com as lutas será de fundamental importância nesse momento político do país. Unidade da esquerda para termos a força necessária contra os ataques de Temer, Alckmin e Dória.

Nós do MAIS em São Paulo apoiamos Erundina para prefeita, mas não definimos apoio único em nenhuma candidatura à vereança. Acreditamos que o fundamental agora é fortalecer cada vez mais a unidade da esquerda tanto nas eleições como em cada umas das lutas que já estão acontecendo e que virão. Nossa militância teve liberdade para definir sua posição e declarou voto em cada uma dessas candidatas. E essa vitória da Sâmia é uma vitória de todas nós, feministas, trabalhadoras e de esquerda. Queremos estar lado a lado com nossa companheira, pois temos certeza que será uma pedra no sapato dos poderosos e um importante ponto de apoio para as inúmeras lutas que continuaremos travando.

Estamos muito felizes por termos colaborado para dar visibilidade para cada uma dessas mulheres através das entrevistas da série “Lá Vem Elas!”. Queremos parabenizar todas as guerreiras que mostraram a força das mulheres nessas eleições aqui na capital paulista, em especial Isa Penna, Luiza Coppieters, Adriana VasconcellosMaria Rita Casagrande, Diana Assunção, Flávia Bischain e Lígia Fernandes. Contra essa direita asquerosa e reacionária, contra o futuro prefeito elitista e herdeiro de escravocratas, mostramos que há resistência e muita coragem para seguir lutando.

Resultado final da votação:
Sâmia Bomfim – PSOL: 12.464
Isa Penna – PSOL: 12.439
Professora Luiza Coppieters – PSOL: 9.743
Adriana Vasconcellos – PSOL: 5.279
Diana Assunção  – PSOL: 3.590
Maria Rita Casagrande – PSOL: 2.169
Prof. Flavia Bischain – PSTU: 1.470
Lígia Fernandes PCB: 825