Pular para o conteúdo

Hillary Clinton e Donald Trump fazem primeiro debate sobre presidência dos EUA

Por: Gleice Barros, do ABC, SP

Nesta segunda-feira (26), aconteceu o tão esperando debate entre a democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump. O debate, que foi realizado na Holfstra University, no estado de Nova Iorque, é o primeiro de três tradicionais debates realizados entre candidatos à Presidência dos Estados Unidos, antes das eleições de novembro. Com um formato bem diferente dos debates brasileiros, os candidatos devem falar sobre temas pré-definidos sem interrupção, por 90 minutos.

Muito aguardado pela impressa americana e mundial, pois Trump e Hillary construíram perfis bem diferentes durante todo o processo eleitoral desde as primarias. Segundo a CNN, este seria “o maior show político da Terra”. Apesar disso, o debate reafirmou posições que ambos já vêm afirmando durante toda a campanha.

Donald Trump defendeu o fortalecimento das instituições jurídicas e policiais para resolver o problema racial vivido pelo país. Já Hillary, defendeu maior preparação da polícia para responder a emergências e disse que é preciso que haja cooperação entre sociedade e a instituição para superar o problema.

No tema econômico, o bilionário falou sobre a necessidade de baixar os impostos para impedir a saída de empresas dos EUA. Ao ser questionado pela declaração de imposto de renda, que se recusa a divulgar, atacou dizendo que só mostraria se Hillary divulgasse também os emails deletados de sua época como secretária de Estado, ainda no primeiro mandato de Obama. A ex-secretária rebateu ironizando Trump ao questionar que “talvez o candidato não fosse tão rico assim”. Hillary ainda o acusou de querer governar para “bilionários como ele”.

O debate esquentou quando o tema passou aos acordos comerciais internacionais em que Hillary, mais experiente, rebateu todos os questionamentos de Trump e fazendo com que o republicano interrompesse a própria democrata e até o mediador do debate em vários momentos, mostrando nervosismo.

Foram ainda debatidos temas como segurança nacional, armas nucleares e Estado Islâmico.

Logo após o debate, vários analistas e jornalistas brasileiros e americanos disseram que foi bastante equilibrado, partindo da compreensão de que ambos os candidatos mantiveram seus perfis no embate. Em seguida, foi feita uma também tradicional pesquisa entre eleitores para avaliar o melhor desempenho. Hillary Clinton saiu na frente com 62% de preferência.

O que se viu foi um Trump por vezes nervoso e surpreendentemente inseguro para um astro da TV e uma Hillary Clinton sorridente e muito firme, até sarcástica em alguns momentos. Os dois candidatos mostraram alguns pontos do programa e se utilizaram dos ataques para desestabilizar um ao outro. Porém, polêmicas mais fortes como a imigração ainda não foram debatidos e prometem fortes enfrentamentos nos últimos debates.

Os próximos debates serão nos dias 9 e 19 de outubro, em Saint Louis (Missouri) e Las Vegas (Nevada), respectivamente. Temas ainda não debatidos como migração, temas sociais e outros ainda serão pautados. É nesta série de debates que os americanos definem seus votos e a postura dos candidatos e sua oratória são bastante determinantes para definição do próximo presidente em novembro.

A audiência na TV atingiu recorde de 84 milhões de expectadores somente nos Estados Unidos.

Saiba Mais
Debate entre Hillary Clinton e Trump favorece a democrata, mas mostra decadência dos EUA