Pular para o conteúdo

Em Aracaju, SE, Justiça afasta 10 dos 24 vereadores por corrupção

Por: Zeca Oliveira, de Aracaju, SE

Os vereadores Agamenom Sobral (PHS) e Tijoy Barreto (PR ) foram presos preventivamente na manhã da última terça-feira (15). As prisões foram fruto da ‘Operação Indenizar-SE’, encampada pelo Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária (Deotap) da Polícia Civil de Sergipe. Outros oito parlamentares foram afastados dos mandatos por decisão judicial sob suspeita de participação em um esquema de desvio de verbas indenizatórias da Câmara Municipal de Aracaju.

A Polícia Civil investiga o envolvimento de 15 vereadores em contratos fraudulentos de prestações de serviços de aluguel de carros e assessoria jurídica. A estimativa é de que R$7 milhões foram desviados apenas em 2013.

Os vereadores afastados são Adriano Taxista (PSDB), Agnaldo Feitosa (DEM), Augusto do Japãozinho (PRTB);,Valdir Santos (PTdoB), Daniela Fortes (PEN), Ronilson Félix (DEM), Emmanuel Nascimento (PT) e o candidato a vice-prefeito Jailton Santana (PSDB). Com exceção do petista, todos fazem parte da bancada que apoia o atual prefeito e candidato à reeleição, João Alves Filho (DEM). O prefeito, por sua vez, é réu acusado de participação num sofisticado esquema de corrupção envolvendo empreiteiras desvendado pela Polícia Federal na ‘Operação Navalha’, em 2004.

Agamenom Sobral é conhecido por declarações machistas, ultraconservadoras e por chamar servidores de vagabundos. O vereador ainda não comentou a sua prisão por desvio de dinheiro público.

Deputados
As prisões acontecem na mesma semana em que dois deputados afastados retornaram aos seus mandatos na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Em dezembro de 2015, o Tribunal de Justiça de Sergipe decidiu pela perda de mandatos dos deputados Augusto Bezerra (DEM) e Paulinho das Varzinhas (PTdoB) por utilizarem Organizações Não Governamentais (ONGs) de fachada para desviar verba de subvenção para abastecer suas campanhas eleitorais. O processo foi suspenso pela própria Alese na última segunda-feira, 14.

O Ministério Público Eleitoral de Sergipe (MPE) indiciou 23 dos 24 deputados estaduais por utilizarem verbas de subvenção em período eleitoral em 2014, o que é proibido por lei. Após investigação, os promotores encontraram provas de que grande parte das entidades que recebiam as verbas dos deputados ou tinham como único fim a compra de votos, com distribuição de cestas básicas e botijões de gás, ou se quer existiam. O MPE estima que R$ 12,5 milhões foram utilizados ilegalmente pelos deputados em 2014.

Foto: Câmara Municipal de Aracaju

Marcado como:
aracaju / corrupção