Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Trabalhadores são demitidos de terceirizada da BR Distribuidora

Por: Thales Cahon, de Duque de Caxias, RJ

Nesta segunda-feira (12), trabalhadores  foram demitidos da empresa Aeroprest contratada pela BR Distribuidora para serviços de reabastecimento de aeronaves no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A informação é de que seriam oito no total. O Sindicato dos Trabalhadores no Comercio de Minérios e Derivados de Petróleo do Estado do Rio de Janeiro (Sitramico-RJ) é o representante sindical desta base.

As demissões foram justificadas por uma redução no contrato entre as duas empresas.  No entanto, não houve redução significativa da quantidade de aeronaves abastecidas e nem deslocamento de empregados próprios da BR para realizar a função. Essa condição vai sobrecarregar a força de trabalho para suprir a ausência dos profissionais demitidos.

Organizar as Lutas
Esse fato é mais uma demonstração de que o processo de privatização da BR em curso significará para os trabalhadores próprios e terceirizados, assédio moral, precarização, demissões, intensificação do ritmo de trabalho.

Após protagonizar uma importante greve de cinco dias é preciso avançar na luta contra a privatização do Sistema Petrobras, a entrega do pré-sal e a retirada de direitos. É preciso uma greve nacional que unifique empregados próprios e contratados e que se articule com outras categorias para enfrentar os planos privatistas e entreguistas deste governo.