Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Jovens detidos em manifestação Fora Temer em SP passarão por audiência de custódia e podem não ser liberados

Por: Carolina Burgos, da Redação*

Mais de 12 horas sem contato com familiares e sem notícias, acabam de chegar no Fórum do Tribunal de Justiça Barra Funda, os jovens detidos no protesto de domingo (4) contra o presidente Michel Temer (PMDB), em São Paulo. A detenção teria ocorrido às 16h, antes mesmo da manifestação que reuniu cem mil na Av. Paulista ter iniciado. Passarão por audiência de custódia com a defensoria pública, onde o juiz decidirá se detenção foi, ou não ilegal.

“A Defensoria Pública fará audiência de custódia com os jovens. Nessa audiência podem decidir se a prisão tem que ser relaxada, caso o juiz julgue que o flagrante foi ilegal, como de fato foi, cheio de abusos e, assim, os jovens podem ser soltos. Caso o juiz entenda que o flagrante foi legal, eles podem, ou não, responder em liberdade”, explicou a advogada dos movimentos sociais que acompanha o caso em frente ao Fórum, Carolina Freitas.
Familiares e amigos dos jovens aguardavam por notícias em frente ao Fórum
Familiares e amigos dos jovens aguardavam por notícias em frente ao Fórum

Ao todo, 27 pessoas teriam sido detidas, entre eles pelo menos seis menores de idade. Todos foram encaminhados ao Departamento De Investigações Sobre Crime Organizado (Deic).

De acordo com a advogada Carolina Freitas, os procedimentos sofridos pelos jovens da noite de domingo até a segunda estão completamente fora da legalidade. Em entrevista ao Esquerda Online, ela explicou alguns dos motivos. “Foi uma série de ilegalidades. Eles estavam em uma reunião pacífica e foram presos. Isso já é ilegal. Foram para o Deic, entre pessoas de 18 anos e menores de idade, todos muito jovens. Ficaram no Deic que é um lugar que eles não poderiam ir. Os advogados e os defensores não puderam entrar e a prerrogativa máxima de um advogado é poder entrar para falar com o cliente e não puderam fazer isso. Os pais não puderam falar com eles também, mais uma coisa ilegal. Os menores de idade foram para a Fundação Casa hoje depois de ficarem a noite inteira no Deic e os maiores foram liberados só agora para virem para cá”, descreveu.

Para Freitas, o tratamento aos jovens não é comum nem em repressão a protestos. “Foi muito ilegal o procedimento como um todo. Inclusive uma coisa até nova em relação aos procedimentos com manifestações”, considerou.

No domingo (4), as 27 pessoas estavam em reunião no Centro Cultural São Paulo, quando foram detidos e levados para o Deic, responsável por investigações de crime organizado. Ficaram a madrugada inteira na delegacia sem contato com advogados e familiares. Apenas às 1h30 da madrugada, com a visita de Paulo Teixeira e de Eduardo Suplicy houve permissão para os familiares verem os filhos e para os advogados poderem conversar com detidos. A acusação era de que eles seriam todos black blocs. Com eles só foi encontrado apenas gazes e instrumentos de prevenção a acidentes com gás lacrimogêneo, utilizado pelos policiais nos protestos.

Apreensão entre os que esperavam por notícias no Fórum
Apreensão entre os que esperavam por notícias no Fórum

*Com informações direto do Fórum Barra Funda