Três motivos para ir às ruas pelo Fora Temer

Em todo lugar, os semblantes são de preocupação. Temer assumiu a cadeira presidencial e colocou na mira direitos históricos do povo brasileiro. Num cenário em que o desemprego atinge 11,8 milhões de trabalhadores, o novo governo quer que tudo fique ainda pior.

Mas a resistência já começou. Desde quarta-feira (31), dezenas de milhares ocupam as ruas em todo país contra a farsa do impeachment que colocou Temer de presidente. É preciso fortalecer essas manifestações, estimular as greves e unificar as lutas rumo à greve geral. Vamos todos juntos pelo Fora Temer e em defesa de  Eleições Gerais, com novas regras, Já.

A Esquerda Online apresenta três motivos para ir às ruas derrotar Temer e seus ataques.

1º) Direitos ameaçados
A principal missão do governo Temer é acabar com direitos históricos conquistados pela classe trabalhadora em mais de 100 anos de luta.

A contrarreforma da previdência é a primeira na lista de maldades. O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha (PMDB), afirmou que a proposta do governo é impor a idade mínima de 65 anos para a aposentadoria, incluindo aí professores e mulheres. A declaração foi dada no Jornal Nacional desta quinta-feira (01).

Mas não para aí. Logo após a previdência, o plano do governo é retirar direitos trabalhistas consagrados na CLT.  O ministro do trabalho já disse que a intenção é restringir o direito às férias e ao 13º salário, bem como legalizar de vez a terceirização e os contratos precários.

A entrega do patrimônio público também está no pacote. A privatização da Petrobras e a entrega do pré-sal são prioridades. Assim como a aprovação da PEC 241, que estabelece o congelamento dos gastos sociais por 20 anos.

2º)  Governo Ilegítimo
O governo Temer não foi eleito pelo povo brasileiro. Foi colocado na cadeira presidencial por uma manobra parlamentar orquestrada por Eduardo Cunha (PMDB) e por esse Congresso de corruptos. Portanto, trata-se de um governo ilegítimo. Temer não tem respaldo popular entre os trabalhadores: seu único apoio vem dos grandes empresários e dos partidos da direita.

Por outro lado, toda gente sabe que Dilma (PT) vinha aplicando um ajuste que só beneficiava os banqueiros. O governo do PT traiu os interesses do povo trabalhador para se aliar com os ricos e poderosos, para se enlamear na corrupção com empreiteiros e doleiros. Por isso, é um erro a defesa do “volta Dilma”, como fazem o PT e o PCdoB.

É necessária a convocação de Eleições Gerais com novas regras, para que o povo brasileiro tenha o direito democrático de eleger seu governo.

3º)  Pelo nosso direito ao futuro
Como em junho de 2013, é hora de voltar às ruas também para conquistar nosso direito a uma vida melhor. Queremos emprego, merecemos um salário decente, reivindicamos educação e saúde de qualidade. É nosso direito ter casa digna pra morar, e também lazer e cultura. Queremos o fim do racismo, da LGBTfobia e do machismo. Queremos nosso direito ao futuro!

E só vamos conquistar esses direitos por meio da luta, transformando radicalmente as bases dessa sociedade injusta. Os poderosos de sempre, os grandes capitalistas e os partidos da ordem, estão aí para que tudo fique como está. Temos que enfrentá-los. Temos que tirá-los do poder.

Lula e o PT, mais uma vez, reeditam a falsa esperança de uma “frente ampla” que incluí, novamente, alianças com a direita. Já sabemos onde termina essa história de pactos com as elites. Os tempos de ilusão devem acabar.

Precisamos reconstruir a esquerda superando o petismo. Precisamos retomar a estratégia do socialismo, da independência política da classe trabalhadora, da luta direta dos explorados e oprimidos para a transformação social. Nossos sonhos não cabem no capitalismo. É hora de relançar o horizonte da revolução brasileira.