Os rebeldes de Manchester: resistência e paixão pelo futebol

Por Igor Dantas, Rio de Janeiro, RJ

No último dia 13, começou a temporada 2016/2017 da Premier League, o campeonato inglês de futebol masculino. É sem dúvidas o campeonato mais disputado e rico do mundo do futebol, com ótimas equipes e astros dentro e fora do campo, como Wayne Rooney, Alexis Sanchez e Pep Guardiola.

O maior campeão da história da competição é a equipe Manchester United. Os diabos vermelhos chegam à essa temporada tentando se recuperar de um ano ruim, com José Mourinho no comando e as contratações de Ibrahimovic e Pogba. Este último é o jogador mais caro da história, cuja transferência é estimada em 105 milhões de Euros.

Certamente um dos times mais ricos da Inglaterra e do mundo, o Manchester United pertence à uma família de empresários Norte Americanos, os Glazer. Malcolm Glazer, em 2005, adquiriu 90% das ações do clube em um negócio muito controverso. Para o pagamento das ações, contraiu uma dívida de cerca de 500 milhões de libras no nome do próprio clube, que ainda arca com esse rombo. Um absurdo que só o sistema capitalista consegue criar.

FC United of Manchester, os Rebels
Na época da compra, um grupo de torcedores do clube que lutava contra a venda se sentiram tão enojados com a negociata que decidiram criar um novo time: o FC United of Manchester.

Apesar de possuir as mesmas cores que o clube comprado pelos Glazer, esse é um clube totalmente diferente. Os Rebels, apelido carinhoso dado pela torcida, é uma organização não lucrativa, gerida democraticamente por um conselho eleito por seus 3178 sócios. Os preços são acessíveis e o grupo, que possui um time masculino e um feminino, tem como princípios ser algo aberto a todas as pessoas, sem qualquer discriminação, incentivar a prática de esportes entre os jovens e estabelecer laços com a comunidade em que está presente. Em resumo, os Rebels rejeitam a intensa mercantilização à qual o capitalismo submeteu o futebol moderno.

Nesta temporada, o FC United of Manchester estará na sexta divisão do futebol inglês, bem longe dos holofotes e dos milhões do outro United, mas como um foco de resistência e paixão ao esporte mais popular do mundo.