Feliz dia dos pais!

Aos pais,

Neste dia, desejamos a vocês o mais pleno direito à paternidade. As mães, os filhos e os pais perdem com a ausência desse direito. Comecemos pela licença-paternidade. Embora antes disso existam ainda longos 9 meses e o próprio parto, mas comecemos quando a criança de separa fisicamente da mãe. Em 8 de março de 2016, a licença-paternidade passou de 5 para incríveis 20 dias. Para a mulher são 120 dias obrigatórios no setor privado e 189 no público, o que ainda é muito pouco.

É possível um vínculo muito semelhante entre mãe, bebê e pai. Não são limites naturais ou biológicos que impedem o pleno exercício deste vínculo. A vida num mundo de desigualdade e de opressão vai preenchendo de contradições essa possibilidade. Logo nos primeiros dias de vida, a ausência da licença paternidade cria um fosso, um abismo enorme entre o pai e a pequena vida que surge. A ideologia da criação dos filhos como papel social da mulher, naturaliza uma separação, uma divisão social, que alija o pai da paternidade.

O machismo, assim como todas as ideologias é alienante e opressor. Lutamos por outro mundo. Lutamos pelo fim das classes sociais, condição necessária para o fim da opressão. Neste dia dos pais queremos aproveitar a fraternidade e as emoções que tomam as vidas de milhares de pessoas para refletir sobre opressão e machismo.

Parabéns aos pais que tentam, apesar do mundo em que vivemos, superar os padrões e estigmas impostos. Parabéns aos pais que criam os seus filhos. Parabéns às famílias formadas a partir de casais gays, bissexuais, transexuais e travestis que lutam contra os padrões heteronormativos e criam seus filhos. Lutamos para que tudo isso sejam conquistas coletivas, para que toda a classe trabalhadora possa viver plenamente suas relações amorosas e familiares.

Terminamos este editorial de hoje relembrando algumas palavras de Marx: “o comunismo é o retorno do homem a si mesmo como um ser social, isto é, realmente humano, um regresso completo e consciente que assimila toda a riqueza da evolução precedente. O comunismo como um naturalismo plenamente desenvolvido é humanismo e como humanismo plenamente desenvolvido é naturalismo.”

Feliz dia dos pais! Nada que é humano nos é estranho.