Temer se encontra com grandes empresários: e nós com isso?

Brasília – DF, 10/08/2016. Presidente em Exercício Michel Temer recebe Antonio Machado de Barros, presidente do Instituto Talento Brasil e grupo de colaboradores do Instituto. Foto: Marcos Corrêa/PR

Por: Gabriel Casoni, da Coordenação Nacional do MAIS

Às vésperas da votação final do impeachment, o presidente interino Michel Temer reuniu-se por dois dias com “pesos pesados” da economia nacional. Na última quarta (10), Temer se encontrou com representantes de grandes bancos e conglomerados industriais, reunidos no chamado grupo Instituto Talento Brasil (ITB), para tratar da situação econômica e acertar a agenda de reformas. Com a mesma pauta, o presidente participou de um evento com mais de 800 empresários da construção civil na quinta (11).

“Não pedimos apoio a nada. Ao contrário, viemos oferecer” declarou o coordenador do IBT, Antônio Machado de Barros. O grupo de mega empresários, no qual se destacam os presidentes do Bradesco e do Itaú (Luiz Carlos Trabuco e Pedro Moreira Salles, respectivamente), considera como “projetos prioritários” a PEC que limita os gastos públicos e a Reforma da previdência. Ainda segundo Barros, “Ouvimos [de Temer] a convicção de que, em meio a negociações, essas proposições serão aprovadas provavelmente ainda este ano, no caso da PEC do teto, e a reforma da Previdência pelo menos encaminhado o seu conceito para discussão este ano também”.

Desses encontros de Temer com os tubarões da burguesia brasileira, podemos extrair ao menos duas importantes conclusões aos trabalhadores: 1) o empresariado nacional está convicto do impeachment que derrubou Dilma (PT) e, nesse momento, encontra-se unificado em torno da sustentação do novo governo; 2) banqueiros e industriais selaram um pacto com Temer para aplicação de pelo menos dois projetos prioritários nesse ano: a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para diminuir os gastos sociais com saúde, educação, etc. e a Reforma da Previdência para restringir o direito à aposentadoria.

Perante a unidade dos ricos e poderosos para retirar direitos históricos do povo brasileiro, é preciso construir a mais ampla unidade da classe trabalhadora, da juventude e dos oprimidos. É necessário e possível derrotar Temer e seus ataques a serviço dos grandes capitalistas. Para tanto, é decisivo unificar as lutas em curso construindo uma jornada unitária de mobilizações, rumo à greve geral. O dia 16 de agosto, dia nacional de lutas, convocado pelas centrais sindicais, é um primeiro passo nesse sentido. Vamos à luta!

Foto: Marcos Corrêa/PR