Vidas negras importam

Renatão Bento Luiz, pré-candidato a vereador em São José dos Campos

Não é mais possível ignorar a violência contra os negros e a xenofobia que tomam nossa sociedade. O bloqueio que antes era imposto pela grande imprensa agora é quebrado pelas redes sociais. Dos Estados Unidos, chegam cenas de violência escancarada de policiais contra uma população negra desarmada. No Brasil não é diferente.

Nas periferias e nos centros das cidades país afora, não estamos salvos da violência policial. Da morte de inocentes por “bala perdida” ao baculejo, da “perseguição de suspeitos” aos famosos “autos de resistência”, a violência tem apenas um alvo que somos nós, pretos e pobres.

Nos Estados Unidos, a reação veio à altura. São cada mais numerosas as manifestações do Black Lives Matter e as organizações de combate ao racismo. Cada vitória do movimento contra o racismo nos Estados Unidos é uma vitória da luta contra a opressão em todo mundo.

Precisamos seguir esse exemplo no Brasil. Devemos ir ás ruas, em manifestações de solidariedade aos jovens negros norte-americanos, mas também  temos que denunciar a violência por nós sofrida no Brasil. Motivos não faltam para protestar.

A violência contra o negro pobre e trabalhador vem de todas as partes: da educação pública precária, do hospital sem médicos, do ônibus caro e lotado, das ruas sujas e mal iluminadas da periferia, do trabalho precário e desvalorizado ou com salário menor ao dos brancos.

 Essa desigualdade não acontece à toa. Os patrões e os governantes se aproveitam do racismo para dividir os trabalhadores e para nos superexplorar. Precisamos erguer a cabeça e dar um basta nesta situação! Nossas vidas importam!