Esquerda Online: uma ferramenta da esquerda radical

Editorial

Hoje estreia o Esquerda Online. No século XXI, os revolucionários precisam saber usar a internet e as redes sociais como uma ferramenta a serviço da transformação social. Existem muitas iniciativas importantes neste sentido. Saudamos todas elas.

Nesta perspectiva, o Esquerda Online chegou para somar e contribuir com notícias, artigos políticos e debates programáticos. Como não poderia ser diferente, temos um lado. Rejeitamos a ideia de uma suposta neutralidade em meio a uma realidade marcada por tantas contradições e injustiças. Olhamos o mundo desde o ângulo dos trabalhadores e dos oprimidos.

Assim, o Esquerda Online nasce com um posicionamento político definido. Somos contra as alternativas de direita e também acreditamos que é preciso superar o petismo. A estratégia da mudança social através da institucionalidade e da conciliação de classes já demonstrou seu fracasso na história.

Estamos abertos às discussões e ao conflito de ideias. Aprender a debater as diferenças com respeito, aprofundar os debates estratégicos e programáticos com seriedade, buscar construir as convergências possíveis e tecer as críticas necessárias, sem que isso afete a fundamental unidade na luta contra todos os exploradores e opressores. Eis um desafio para a esquerda radical.

Aqui podem se expressar as lutas dos trabalhadores de todo país, as lutas das mulheres, dos negros, das LGBT’s, dos imigrantes. E como não vivemos só de política, o Esquerda Online também será espaço para a cultura, literatura, cinema, poesia. Que venham as notícias, os artigos, as polêmicas! Mãos à obra!