Restauração capitalista e as experiencias da classe operária no leste
Publicado em: 15 de janeiro de 2016
Aldo Cordeiro Sauda |
Operário metalúrgico na Hungria, operário borracheiro e operador de fornos em Moscou e operário moveleiro no circulo ártico da Rússia. Foi pelo método da proletarização no leste europeu e na antiga União Soviética que Michael Burawoy, principal referencia contemporânea da sociologia marxista de língua inglesa, estudou o processo de restauração capitalista nos antigos estados operários.
Professor na Universidade de Berkeley, na Califórnia, Burawoy esteve no Brasil para o lançamento de seu livro, Marxismo Sociológico. Nele, o acadêmico discute a aplicação de seu método de pesquisa “observador-participante” nas fabricas em que trabalhou. Entre suas fontes de inspiração metodológica está a obra de Leon Trotsky, que segundo Burawoy, deve ser interpretado como um dos maiores cientistas sociais do século XX. Confira abaixo sua entrevista para o Blog Convergência.
Top 5 da semana
colunistas
A esquerda radical deveria apoiar Lula desde o primeiro turno. Por quê?
editorial
Mulheres vivas: Contra a barbárie do feminicídio, ocupar as ruas
lgbtqi
Encontro de Lideranças LGBTQIA+ do Alto Tietê vai debater as propostas apresentadas pela 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+
mulheres
Sonia Meire: “Enquanto nós estamos aqui, mulheres estão sendo violentadas”
editorial









