Pular para o conteúdo
BRASIL

Por uma cidade antirracista!

Compartilhamos o manifesto assinado por 34 militantes do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em Uberlândia-MG lançando a pré-candidatura do ativista antirracista Guimes Rodrigues Filho para a Câmara Municipal da cidade.

PSOL Uberlândia-MG
“Numa sociedade racista,
não basta não ser racista,
é necessário ser antirracista.”
Ângela Davis

É com enorme entusiasmo que nós, militantes do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em Uberlândia-MG, divulgamos por meio desse manifesto, a pré-candidatura do Professor Guimes para a câmara municipal da cidade.

Guimes Rodrigues Filho é professor aposentado pelo Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia, e sua trajetória de vida se confunde com a luta dentro e fora da Universidade por igualdade racial e inclusão social.

Se valendo de sua ampla experiência de vida e de luta política, nutrimos a expectativa de construirmos nesse processo eleitoral uma movimentação política que fortaleça as lutas protagonizadas historicamente pela população negra contra os mecanismos racistas que estruturam a sociedade brasileira.

A pré-candidatura se dispõe a dialogar coletivamente sobre de que forma um mandato antirracista poderá contribuir na luta institucional e no apoio as lutas populares em nossa cidade que pautam pelo estabelecimento de mais direitos sociais e combatem a mercantilização da vida.

Se Carolina Maria de Jesus escreveu que não gostava do mundo como ele era, nós nos inspiramos em sua reflexão para expressar que nós não gostamos do mundo como ele é, e não gostamos das duras desigualdades sociais e raciais que caracterizam a cidade de Uberlândia-MG.

A pré-candidatura do companheiro Guimes pretende se constituir como mais um instrumento para amplificar as vozes que gritam que Uberlândia-MG precisa ser uma cidade antirracista, para somar forças junto com todos, todes e todas que compreendem, conforme Florestan Fernandes sistematizou, que a democracia no Brasil só será uma realidade quando houver, de fato, igualdade racial no país e o negro não sofrer nenhuma espécie de discriminação, de preconceito, de estigmatização e de segregação, seja em termos de classe, seja em termos de raça.

Jorgetânia Ferreira
Mário Costa de Paiva Guimarães Júnior
Leonardo dos Santos Rodrigues
Natália Lucena
Marcos Antônio Rosa da Silva
Jaciara Boldrini França
Leo Cruz
Bárbara Resende
Fernando Henrique Souza Araújo
Liliane Cirino Vieira
Matheus Araújo Aguiar
José Gerônimo da Silva
Maria Tatiane de Sousa
Ana Luiza Blancato Borges Ribeiro
Cheliman Alves Rodrigues.
Raissa Dantas de Sousa
Roberto Camargos de Oliveira
James Soares
Jean Claude Richard
Ana Lúcia Ribeiro Gonçalves
Cassia Maia
Aurelino José Ferreira Filho
Diego Meireles David Ferreira
Filipe Almeida do Prado Mendonça
Joao claudio Amâncio
João Rocha Júnior
Jose Carlos Cunha Muniz Filho
Lorrayne da Silva Brito
Maiara Maia
Maria Alice Vieira
Maria Bertolino
Norton Martins Nunes
Thiago Xavier Ferreira
Wesley Ribeiro de Araújo