Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Julgamento político de militantes de junho de 2013 acontece nesta terça (21)

Da Redação

No dia 21 de fevereiro iniciará o julgamento de seis ativistas que foram parte da organização do Bloco de Lutas pelo Transporte Público em 2013: Lucas Maróstica, Gilian Cidade, Rodrigo Brizolla, Alfeu Neto, Vicente Mertz e Matheus Gomes.

O processo foi o ápice da ofensiva de criminalização aos movimentos sociais desatada após as mobilizações que derrotaram o aumento das passagens em abril daquele ano. Na visão da Justiça gaúcha, o Bloco seria “uma organização criminosa formada para a prática de depredações ao patrimônio público, furtos e agressões a policiais e manifestantes”.

A juíza Cláudia Sulzbach, da 9° Vara criminal do Foro Central, aceitou a denúncia do Ministério Público em setembro do ano passado, negando a possibilidade de absolvição sumária. Primeiramente, serão ouvidas as testemunhas da acusação, polícias, um empresário e um jornalista. Ainda será parte do processo a oitiva das testemunhas de defesa e também dos indiciados. Em caso de condenação, as penas somadas podem levar a até vinte anos de prisão.

Os movimentos sociais estão convocando para esta terça-feira (21), a partir das 12h, em frente ao Fórum Central, na cidade de Porto Alegre, uma manifestação contra a criminalização dos movimentos sociais e em solidariedade aos processados.

Precisamos denunciar essa ação repressora e impedir que, assim como o irmão Rafael Braga, que foi preso por portar uma garrafa de Pinho Sol no RJ, mais jovens sejam criminalizados por gritarem contra o sistema nas Jornadas de Junho.

Foto: Flickr Amigosdaterrabrasil