Márcio Lacerda é questionado sobre perseguição política e manda professor ‘entrar na justiça’, em BH

Por: Bernardo Lima, de Belo Horizonte, MG

Márcio Lacerda ficou em situação embaraçosa nesta terça-feira (20), no momento em que fazia campanha corpo a corpo junto a Délio Malheiros (PSD) para a Prefeitura de Belo Horizonte. O prefeito foi questionado pelo professor Fernando Lucena se as perseguições políticas continuariam caso Délio fosse eleito.

O prefeito finge não saber de qual perseguição está falando, mas Fernando ‘lembr’ Lacerda que 11 profissionais da educação foram transferidos por realizarem greves e discussões políticas nas escolas e que alguns deles estão adoecendo como fruto da perseguição. O prefeito, então, resolve apelar para o sarcasmo dizendo “manda uma cartinha pra mim”. A discussão se desenvolve até que Márcio Lacerda, sem ter como justificar-se, encerra a conversa dizendo que “Agora já foi feito. Entra na Justiça”. A discussão foi filmada.

O Sind-REDE (Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Municipal) disponibilizou o vídeo da discussão em sua página de Facebook. Mais de 10 mil pessoas já visualizaram a publicação. A página de internet do jornal O Tempo também deu repercussão ao ocorrido.

Fernando Lucena é professor, diretor do sindicato e militante do PSTU.

Assista ao vídeo 

Leia na íntegra a nota do Sind-Rede:

“ENTRA NA JUSTIÇA! ENTRA NA JUSTIÇA!” PREFEITO MARCIO LACERDA MOSTRA SEU TOTAL DESPREZO PELA EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE.

Essa é a resposta dada pelo prefeito Marcio Lacerda (PSB) quando questionado hoje cedo sobre a política de perseguições adotada pela PBH/SMED contra professores através das transferências forçadas de professores de suas escolas no município de Belo Horizonte.

O prefeito, que se encontrava em atividade de campanha junto com Délio Malheiros, candidato que Lacerda escolheu para sucedê-lo frente à Prefeitura de Belo Horizonte, repete 3 vezes a frase “Entra na Justiça”.

O nível de perseguição após as transferências está tão elevado que, por exemplo, na Escola Municipal Salgado Filho, que teve quatro professores transferidos por perseguição política, o Sind-REDE/BH está sendo impedido de entrar para conversar com as professoras e professores e já há várias denúncias de perseguição política e assédio moral praticados pela Diretora Lucia D’arc, pela Vice Liliana Leila e pela interventora Fátima Auxiliadora a mando da Secretária Sueli Baliza e da Gerente de Educação da Regional Oeste, Luciana.

Na medida em que o prefeito Marcio Lacerda(PSB) apresenta como resposta apenas a judicialização de suas ações arbitrárias, só demostra o seu total desrespeito pelos trabalhadores em Educação e pelo diálogo.

O legado que Marcio Lacerda e sua secretária de Educação, Sueli Baliza, deixam em Belo Horizonte é o de perseguições políticas contra professores, desvalorização da educação, demissões de mais de 500 vigias e porteiros, trocados por máquinas através de contrato com empresas terceirizadas visando beneficiar amigos empresários através das Parcerias Público-Privadas em prejuízo da educação e do menosprezo pelo patrimônio público da cidade, vista por ele apenas como balcão de negócios.

Todo nosso repúdio a essa fala do prefeito!
Exigimos o retorno imediato dos professores arbitrariamente transferidos de suas escolas!
Quem desvaloriza a educação não merece continuidade!
Fora Lacerda e seu projeto político em BH!