Não seremos interrompidas: seminário convoca lutas pela vida das mulheres

Reunidas no seminário Não seremos interrompidas: Marielle Vive!, no Rio de Janeiro, as mulheres do PSOL convocaram uma jornada de lutas trazendo à tona diversas pautas do movimento feminista, como a legalização…
Leia Mais

Homofobia institucional no Ministério Público de Santa Catarina

Nos últimos cinco anos, desde que o meu mandato provocou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que este regulamentasse o casamento igualitário em todo o Brasil, mais de 19,5…
Leia Mais
Segurança tenta impedir que menino almoce no shopping. Reprodução vídeo

Da criança negra com fome no shopping ao ator Leno Sacramento: O racismo é cruel

Salvador, a cidade mais negra fora da África é também a mais racista  Nessa semana a capital baiana foi destaque no noticiário nacional, primeiro pelo caso inacreditável em que o…
Leia Mais

Argentina: Como e por que a luta das mulheres encurralou o governo Macri

O 13 de junho já pode ser considerado um dia histórico na Argentina: após anos de mobilização feminista com manifestações, debates, ocupações e dezenas de audiências públicas, as mulheres conseguiram…
Leia Mais
Mulheres argentinas comemoram vitória. Foto: Jorge Saenz/AP

Vivas nos queremos! A Argentina mostra o caminho: aborto legal, seguro e gratuito, já!

Amanhecemos nesta quinta (14), com a expectativa da votação sobre a legalização do aborto na Argentina. Em mais de vinte horas de debates, a Câmara dos Deputados foi palco de…
Leia Mais
Protesto no Rio de Janeiro. Foto Mídia Ninja

Três meses sem Marielle e Anderson

Hoje, 14 de junho de 2018, completam-se três meses do brutal assassinato de Marielle Franco. Pela militância no PSOL e nas causas das mulheres, das LGBTs, dos negros e da…
Leia Mais

O vento feminista que vem da Argentina

Nesta quarta, 13, o parlamento argentino irá decidir sobre a mudança na legislação que pode legalizar o aborto até a 14°semana de gestação. Os deputados, contudo, estão divididos e tudo…
Leia Mais
Manifestação em Buenos Aires, no dia 04 de junho. Foto Prensa Obrera

Hoje somos todas argentinas. Em defesa do aborto legal, seguro e gratuito

Nesta quarta-feira, 13, o Congresso Nacional da Argentina vota o projeto de lei sobre o aborto e uma grande maré verde de mulheres tomará conta da capital, Buenos Aires. Vamos…
Leia Mais
Fio de contas

As relações religiosas como arma ideológica de dominação

Nós, pessoas negras e adeptos de religiões afro, vivenciamos todos os dias, sutilmente e brutalmente, os impactos da intolerância religiosa na nossa carne e na nossa mente. Entendendo que esse…
Leia Mais

Racismo nos jogos jurídicos: até quando?

“Nossos motivos pra lutar ainda são os mesmos O preconceito e desprezo ainda são iguais Nós somos negros também temos nossos ideais Racistas otários nos deixem em paz!” (Racionais Mc’s)…
Leia Mais

A força das professoras da Educação Infantil de Belo Horizonte contra o prefeito machista

Conheça as mulheres que estão acampadas em frente à prefeitura de Belo Horizonte exigindo que o prefeito, Alexandre Kalil, abra as portas para atender a categoria Nesta segunda-feira (11), as…
Leia Mais

Luta feminista abala o Chile

No dia 06 de junho, uma nova marcha contra a violência machista e por uma educação não sexista reuniu 100 mil pessoas na capital do Chile, Santiago, segundo os organizadores.…
Leia Mais
Bandeiras LGBT e de Israel na Parada LGBT de SP. Detalhe foto facebook FISESP

O Estado de Israel não pode limpar sangue palestino com a bandeira LGBT

No domingo, 03 de junho, na Parada LGBT de São Paulo, um bloco chamado “Tel Aviv Israel” compôs a manifestação. Assim, o Estado de Israel, o único no mundo que…
Leia Mais
No Carnaval de 2018, o Salgueiro trouxe uma versão negra da Pietà, uma das esculturas mais famosas de Michelangelo, para denunciar a morte de jovens negros.

A violência no Brasil: uma questão de raça e classe

FOTO: No Carnaval de 2018, o Salgueiro trouxe uma versão negra da Pietà, uma das esculturas mais famosas de Michelangelo, para denunciar a morte de jovens negros. Foi divulgado essa…
Leia Mais

Irlanda: Referendo histórico aprova o fim da criminalização do aborto

Era uma sexta-feira de primavera. No dia 24 de maio, a República da Irlanda foi às urnas em um referendo para decidir se revogava ou não sua legislação que criminalizava…
Leia Mais

Avança a luta pela legalização do aborto no mundo

Vitória histórica na Irlanda. Agora é a vez da Argentina. Avante, hermanas! No último dia 25, a luta pela legalização e descriminalização do aborto obteve uma vitória histórica na Irlanda.…
Leia Mais
Capa do álbum Sobrevivendo no Inferrno. Foto Divulgação

O que significa o álbum “Sobrevivendo no Inferno” no vestibular na Unicamp?

A notícia da inclusão do álbum “Sobrevivendo no Inferno”, dos Racionais MC’s, como obra obrigatória para o vestibular da Unicamp, uma das universidades de ponta do País, repercutiu nesta semana.…
Leia Mais

Dia de luta contra homofobia é lembrado pelo único gay assumido no Congresso Nacional

Neste 17 de maio, dia internacional de luta contra a lgbtfobia, Jean Wyllys, deputado federal pelo PSOL, lembrou a importância da data. Em tempos de retrocesso, ele é o único…
Leia Mais

Movimentos realizam ato em memória de MC vítima de feminicídio, em São Bernardo

Nesta quarta-feira, dezenas de pessoas reuniram-se na praça da Matriz, no Centro de São Bernardo do Campo, ABC Paulista, para um ato que reuniu coletivos feministas e movimentos culturais da…
Leia Mais

130 anos depois da abolição, lutamos por Marielle e contra extermínio da juventude negra

O Brasil foi o último país das Américas a abolir legalmente a escravização do povo negro. Por 300 anos, a principal mão de obra para colocar o país de pé…
Leia Mais
Atores da novela Segundo Sol. Divulgação

Unegro aciona Globo por ausência de atores negros na novela das nove

Uma ação civil pública foi ajuizada nesta quarta-feira (10/05), em Salvador, pela União de Negros pela Igualdade (Unegro Brasil), contra a Rede Globo, por práticas discriminatórias e racistas. Segundo a…
Leia Mais

Manuela Castañera: ‘A luta das mulheres vai conquistar o aborto legal na Argentina’

Conversamos com Manuela Castañera sobre o avanço da discussão acerca da legalização do aborto na Argentina. Ela é socióloga, professora e líder do Novo MAS, um partido da esquerda radical…
Leia Mais

O julgamento de Matheusa

A estudante de Artes Visuais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Matheusa Passareli, foi desaparecida na madrugada do dia 29 de abril, no bairro do Encantado, na…
Leia Mais

Governador de Rondônia quer vetar criação de Conselho Estadual LGBT

Em Rondônia, o Projeto de Lei 845/17, que prevê a criação do Conselho Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos para a população LGBT, foi aprovado pela Assembleia Legislativa. O…
Leia Mais
Manifestantes acompanham a votação

50 dias sem Marielle: “Não calaram a nossa voz”

Ana Luisa Martins, do Rio de Janeiro (RJ) Na véspera de completar 50 dias do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, houve na Câmara Municipal do Rio de Janeiro…
Leia Mais
Bandeiras Trans

Organização Mundial de Saúde continua classificando transgeneridade como patologia

A OMS manteve identidades trans no CID-11. É preciso lutar pela despatologização total já! Jéssica Milaré, colunista do Esquerda Online Após muitas discussões, incluindo artigos científicos demonstrando que a transgeneridade…
Leia Mais

“Agora você vai aprender a gostar de homem”

Por Sonara Costa, de Niterói (RJ) Era uma noite comum na quinta feira (25/04), na Cantareira – praça com vários bares, em frente a Universidade Federal Fluminense, onde se reúne…
Leia Mais

Favela: Espaço, Raça e Classe

Carolina Freitas, de São Paulo (SP) Duas notícias que circularam nos meios de comunicação durante essa semana chamam atenção: a primeira, o lançamento do “Espaço Favela” para o Rock In…
Leia Mais

Raquel Trindade: sempre presente!

Paula Nunes, da comissão de negras e negros do MAIS. Recebemos, com pesar, a notícia do falecimento de Raquel Solano Trindade, aos 81 anos. Dona Raquel, como era conhecida pelos…
Leia Mais

MC Carol denuncia tentativa de feminicídio por parte do ex-namorado

Da Redação MC Carol sofreu uma tentativa de feminicídio durante a madrugada, por parte do ex-companheiro. A cantora denunciou o caso nas redes sociais. Segundo ela, o ex-namorado teria invadido…
Leia Mais

Marielle Franco, racismo e fake news: criminalizar a vítima para justificar sua morte

Por Henrique Oliveira, de Salvador, BA* Na última quarta-feira à noite, o Brasil foi surpreendido e aterrorizado pelo assassinato brutal da vereadora Marielle Franco do PSOL. Além da Marielle Franco,…
Leia Mais
Reprodução tela do vídeo

VÍDEO: Nossa homenagem a Marielle Franco

"Eu sou, porque nós somos". Nossa homenagem à Marielle Franco. Curta a página do Esquerda Online no Facebook 
Leia Mais

Livro com textos inéditos de Carolina Maria de Jesus será lançado em São Paulo

Lançamento ocorre no dia 18. Escritora completaria 104 anos neste dia 14 de março DA REDAÇÃO A imagem da escritora Carolina Maria de Jesus (1914-1977) permanece associada ao livro "Quarto…
Leia Mais
Maria Aurora (A.M.), assistente social em Natal (RN)

Para Maria Aurora, com carinho

Carlos Daniel Gomes Toni, do Setorial LGBT da CSP Conlutas* Era manhã do dia 15 de outubro de 2017, o último dia do 3º Congresso da CSP-Conlutas. Estava começando a…
Leia Mais
Jovelina Pérola Negra

Mulheres do samba: Viva Jovelina, a pérola negra que passou por aqui e ficou na história!

Carla Vizeu, da Mana Dinga* Nasceu Jovelina Faria Belfort, em 21/07/1944, morando desde cedo nos subúrbios do Rio de Janeiro. Foi doméstica, assim como Quelé, além de lavadeira e vendedora…
Leia Mais

Nduduzo tem voz! Não à sua expulsão do Brasil!

Por Waldo Mermelstein, São Paulo/SP Uma vida por um fio. Um caso emblemático. A artista sul-africana, Nduduzo Dlamini, está prestes a ser expulsa do país. É mais uma das milhares…
Leia Mais

O 8M e a romantização da exploração

Por Gleide Davis, colunista do Esquerda Online Neste último 8 de março, fomos surpreendidos com as modalidades de conveniência ao conservadorismo ao se ver a quantidade de reprodução de machismo…
Leia Mais
Ato do 8 de Março na Espanha.

Rejane Hoeveler: ‘As lutas contra o capitalismo e contra o patriarcado são indissociáveis’

O estabelecimento de um Dia Internacional da Mulher, celebrado atualmente no dia 8 de março, deve muito à luta histórica das mulheres socialistas. É o que afirma a historiadora Rejane…
Leia Mais

8M: Protesto ocupa a Casa da Mulher Brasileira, em Fortaleza

Da redação, O ato na capital do Ceará reuniu mais de mil pessoas na manhã deste 8 de Março. Foi impulsionado por sindicatos, coletivos feministas, organizações e partidos de esquerda,…
Leia Mais
Ato em Belem

8M: Ato em Belém denuncia tragédia ambiental e feminicídio

Gizelle Freitas, de Belém (PA) O ato unificado na manhã deste 08 de Março reuniu cerca de mil mulheres em Belém (PA) e foi muito vitorioso, sob um lindo sol…
Leia Mais