Argentinas fazem luta histórica pela legalização do aborto e mostram que não vão retroceder

A forte mobilização de mulheres argentinas neste 8 de agosto certamente tornará a data um marco na história do feminismo na América Latina e na luta pela legalização do aborto.…
Leia Mais

Querem tornar ilegal nossa ancestralidade (de novo)

Nesta quinta-feira, 09 de agosto, está prevista a votação no Superior Tribunal Federal (STF) do Recurso Extraordinário 494601, que visa penalizar o abate alimentício de animais em cultos religiosos. Na…
Leia Mais

Argentina: Confira o placar com a intenção de voto de cada senador(a)

A votação do projeto que permite a interrupção da gestação até a 14 semana deve iniciar apenas por volta da meia-noite. No entanto, muitos senadores e senadoras já divulgaram seus…
Leia Mais

Quando Maria da Penha passa a representar as mulheres violentadas e mortas no Brasil

Em 2001, o Brasil foi condenado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos (OEA). O motivo da condenação: “omissão, negligência e tolerância em relação a crimes…
Leia Mais

Mulheres do PSOL enviam delegação e carta em solidariedade às argentinas

Nós, Mulheres do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), no Brasil, escrevemos esta carta aberta em apoio e solidariedade às companheiras argentinas, que lutam pela aprovação do Projeto de Lei de…
Leia Mais

Diário feminista de viagem: terceiro dia

Tá difícil conseguir dormir sabendo que daqui algumas horas vamos, todas nós, pra rua, fazer nada mais, nada menos, que a história. Desci do metrô pela manhã perto da Praça…
Leia Mais

Esquerda Online acompanhará votação do Aborto Legal na Argentina

Paineis em Buenos Aires Nesta quarta-feira, 08, o Senado argentino discute e vota o Projeto de Lei que pode tornar o aborto legal no país. Depois…
Leia Mais

Diário feminista de viagem: segundo dia na Argentina

Acordei cedo, na verdade, nem queria ter dormido. Queria "lá calle", lugar onde fazemos girar a roda da história. No metrô, cada pañuelo verde que eu via, fazia com que…
Leia Mais

Aborto, classe social e religiosidade

"As mulheres querem defender-se contra as criminalizações injustas que lhe são feitas" Ivone Gebara Não é necessário ser a favor do aborto para ser a favor de sua legalização, assim…
Leia Mais

Diário feminista de viagem: primeiro dia na Argentina

Cheguei hoje a Buenos Aires. E que bueno son los aires de aquí. Voei pelos céus da América Latina vestida de pañuelo verde e lendo uma edição maravilhosa de A…
Leia Mais

Movimento trans na luta pela descriminalização e legalização do aborto

Está em discussão no STF a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. Se a ADPF 442 for aprovada no Supremo, qualquer mulher cis que realize um aborto…
Leia Mais

AO VIVO – Acompanhe a audiência do STF sobre a descriminalização do aborto

Já começou a primeira audiência no Supremo Tribunal Federal sobre a ADPF 442, que defende a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gravidez. Cerca de 20 pessoas irão…
Leia Mais

Em defesa da vida das mulheres. Descriminalização e legalização do aborto no Brasil

Começa em Brasília o Festival "Nem presa nem morta. É pela vida das mulheres", por ocasião das audiências no Supremo Tribunal Federal que ocorrerão nos dias 03 e 06 de…
Leia Mais

Mulheres se mobilizam para acompanhar, em Brasília, audiências sobre ação que descriminaliza o aborto

Mulheres de todas as regiões do país chegarão em Brasília nesta sexta-feira (03) para participar do Festival Pela Vida das Mulheres, que acontecerá até o dia 6 de agosto. A atividade,…
Leia Mais

Toda liberdade em arte

No contexto entre guerras, as acirradas tensões políticas e ideológicas invadiram intensamente o campo da cultura, influenciando fortemente os rumos e o tom dos debates sobre a relação entre estética…
Leia Mais

25 de julho, dia da mulher negra latina e caribenha: lembrar quem somos e seguirmos na trincheira

Nos dias que antecederam o 25 de julho eu pensei muito sobre o que queria falar, sobre que temática abordaria para tratar do Dia da mulher negra Latina e caribenha.…
Leia Mais

Encontro Trump-Putin aumenta crise interna nos EUA

Na segunda-feira (16), o presidente norte-americano Donald Trump, depois de passar pelo Reino Unido, terminou seu giro na Europa ao se reunir com o presidente russo, Vladimir Putin, na cidade…
Leia Mais

Amamentar: existir, insistir, resistir

Nesta terça-feira (11), mais uma mãe foi impedida de amamentar seu bebê em público. Thaís Magalhães, de 21 anos, estava no Terminal de Ônibus Vila Luzita, em Santo André (SP),…
Leia Mais

Aborto, racismo e negação de direitos às mulheres pelo Estado brasileiro

ABORTO E RACISMO INSTITUCIONAL: CRIME OU QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA? De julho a setembro estaremos engajadas em um calendário de campanha pela legalização e descriminalização do aborto no Brasil. Queremos…
Leia Mais

Piada racista faz youtuber perder patrocínios: negros perdem a vida

No sábado pela manhã, horário do Brasil, ocorreu o jogo das oitavas de finais da Copa do Mundo entre Argentina x França, uma partida com muitos gols, que teve a…
Leia Mais

Sindicato dos Petroleiros do Rio faz debate sobre Orgulho LGBTI

No dia 03 de julho, às 17h30, o Sindipetro do Rio de Janeiro promoverá o debate "ORGULHO de SER [email protected] LGBTI", em sua sede, na Avenida Passos, 34, no Centro.…
Leia Mais

Entendendo a Economia: Mulher, mercado de trabalho e desigualdade

Ao observarmos a sociedade capitalista, identificamos que existe uma divisão em classes sociais e uma divisão também de gênero do trabalho, ou seja, historicamente tem se configurado um padrão social…
Leia Mais

Por que o dia 28 de junho é Dia Internacional do Orgulho LGBT?

Em 28 de junho de 1969, num bar chamado Stonewall, em Nova Iorque, aconteceu a chamada Revolta de Stonewall que deu origem ao Dia do Orgulho LGBT e à Parada…
Leia Mais

B de Bissexual

É preciso falar da bissexualidade. É preciso falar da bissexualidade porque ainda vivemos em um mundo e em uma época onde não está clara sua existência. No entanto, o bissexual existe e…
Leia Mais

Mês da diversidade LGBTI+: vivemos uma inequação?

Chegamos ao final do mês de junho, passando pela data em que relembramos a histórica revolta de Stonewall em Nova York, onde pessoas trans, lésbicas, gays e bissexuais se insurgiram…
Leia Mais
Manifestação em Teerã, em dezembro de 2017. Foto: DR.

A revolta das mulheres iranianas

Tradução: de Daniele Cunha. Artigo original publicado no site do NPA No início de 2018, a revolta de mulheres iranianas contra o uso obrigatório do véu islâmico contribuiu de forma…
Leia Mais

Mortes na Maré: Contra a fúria de tiros, é urgente a unidade e a resistência!

A notícia de que o corpo do adolescente Marcos Vinicius da Silva, de 14 anos, que foi baleado durante uma operação policial na quarta-feira, 20, na comunidade da Maré, estava sendo…
Leia Mais
Manifestação no Rio de Janeiro. Foto Renata Vereza

Da defesa do feto à banalização da vida: mais uma vez se escancara a hipocrisia do estado brasileiro

Nas últimas duas semanas dois fatos marcaram a realidade latino-americana e se refletiram em peso no Brasil: no dia 14 de junho, a votação sobre o aborto na Argentina, com…
Leia Mais

Não seremos interrompidas: seminário convoca lutas pela vida das mulheres

Reunidas no seminário Não seremos interrompidas: Marielle Vive!, no Rio de Janeiro, as mulheres do PSOL convocaram uma jornada de lutas trazendo à tona diversas pautas do movimento feminista, como a legalização…
Leia Mais

Homofobia institucional no Ministério Público de Santa Catarina

Nos últimos cinco anos, desde que o meu mandato provocou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que este regulamentasse o casamento igualitário em todo o Brasil, mais de 19,5…
Leia Mais
Segurança tenta impedir que menino almoce no shopping. Reprodução vídeo

Da criança negra com fome no shopping ao ator Leno Sacramento: O racismo é cruel

Salvador, a cidade mais negra fora da África é também a mais racista  Nessa semana a capital baiana foi destaque no noticiário nacional, primeiro pelo caso inacreditável em que o…
Leia Mais

Argentina: Como e por que a luta das mulheres encurralou o governo Macri

O 13 de junho já pode ser considerado um dia histórico na Argentina: após anos de mobilização feminista com manifestações, debates, ocupações e dezenas de audiências públicas, as mulheres conseguiram…
Leia Mais
Mulheres argentinas comemoram vitória. Foto: Jorge Saenz/AP

Vivas nos queremos! A Argentina mostra o caminho: aborto legal, seguro e gratuito, já!

Amanhecemos nesta quinta (14), com a expectativa da votação sobre a legalização do aborto na Argentina. Em mais de vinte horas de debates, a Câmara dos Deputados foi palco de…
Leia Mais
Protesto no Rio de Janeiro. Foto Mídia Ninja

Três meses sem Marielle e Anderson

Hoje, 14 de junho de 2018, completam-se três meses do brutal assassinato de Marielle Franco. Pela militância no PSOL e nas causas das mulheres, das LGBTs, dos negros e da…
Leia Mais

O vento feminista que vem da Argentina

Nesta quarta, 13, o parlamento argentino irá decidir sobre a mudança na legislação que pode legalizar o aborto até a 14°semana de gestação. Os deputados, contudo, estão divididos e tudo…
Leia Mais
Manifestação em Buenos Aires, no dia 04 de junho. Foto Prensa Obrera

Hoje somos todas argentinas. Em defesa do aborto legal, seguro e gratuito

Nesta quarta-feira, 13, o Congresso Nacional da Argentina vota o projeto de lei sobre o aborto e uma grande maré verde de mulheres tomará conta da capital, Buenos Aires. Vamos…
Leia Mais
Fio de contas

As relações religiosas como arma ideológica de dominação

Nós, pessoas negras e adeptos de religiões afro, vivenciamos todos os dias, sutilmente e brutalmente, os impactos da intolerância religiosa na nossa carne e na nossa mente. Entendendo que esse…
Leia Mais

Racismo nos jogos jurídicos: até quando?

“Nossos motivos pra lutar ainda são os mesmos O preconceito e desprezo ainda são iguais Nós somos negros também temos nossos ideais Racistas otários nos deixem em paz!” (Racionais Mc’s)…
Leia Mais

A força das professoras da Educação Infantil de Belo Horizonte contra o prefeito machista

Conheça as mulheres que estão acampadas em frente à prefeitura de Belo Horizonte exigindo que o prefeito, Alexandre Kalil, abra as portas para atender a categoria Nesta segunda-feira (11), as…
Leia Mais

Luta feminista abala o Chile

No dia 06 de junho, uma nova marcha contra a violência machista e por uma educação não sexista reuniu 100 mil pessoas na capital do Chile, Santiago, segundo os organizadores.…
Leia Mais