Operárias da fábrica Vitrale

Operárias de São Paulo iniciam greve, com o adesivo do #EleNão

Na sexta-feira, 28 de setembro, véspera dos atos nacionais organizados pelas Mulheres, pelo #EleNão, teve início uma greve na fábrica de embalagens de vidro Vitrale, na Zona Leste de São…
Leia Mais
Convocação do ato

Sindicalistas lançam manifesto de apoio a Boulos e Sonia

Dirigentes sindicais e lutadores sociais de todo o País se uniram em um manifesto de apoio à candidatura de Guilherme Boulos e Sonia Guajarara (PSOL-PCB-MTST-APIB). O manifesto do movimento, que…
Leia Mais

Municipá[email protected] em Greve! Porto Alegre e a luta contra Marchezan

[email protected] municipais de Porto Alegre (RS) estão há mais de 30 dias em greve. A política neoliberal do prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) de retirada de direitos do/a trabalhador/a e…
Leia Mais

Servidora do Hospital de Bonsucesso, no Rio de Janeiro, denuncia agressão

Representante dos trabalhadores acusa assessor da Direção de tê-la agredido, com um tapa e um empurrão Nesta quarta, 29 de agosto, Tatiana Martins, servidora do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB)…
Leia Mais

Jornalistas demitidos pela Editora Abril cobram pagamento

Leia o manifesto com a posição oficial dos jornalistas dispensados pela Editora Abril, que cobram seus direitos. Centenas de trabalhadores foram demitidos.   ABRIL DEMITE E NÃO PAGA Na manhã…
Leia Mais
Outdoor em Itabira

Bloco de oposição da CSP-Conlutas divulga nota sobre chapa em sindicato com vereador de Bolsonaro

Nota sobre a política da CSP-Conlutas para as eleições do Sindicato Metabase de Itabira Nos dias 08 e 09 de agosto ocorreram as eleições do Sindicato Metabase de Itabira (MG),…
Leia Mais

Nota de repúdio a ataques e provocações de grupos conservadores da UFAL

No dia 9 de agosto ocorreu na UFAL a mesa “Amanhecer pela vida das mulheres: pela descriminalização do aborto”. Organizada pelo AFRONTE, a mesa contou com a presença da médica…
Leia Mais

Apuração da eleição do Sindicato dos Vidreiros de São Paulo será neste sábado

Neste sábado, 11, ocorrerá a apuração dos votos da eleição para o Sindicato dos Vidreiros do Estado de São Paulo. A eleição começou na quarta-feira, 08, e foi até a…
Leia Mais

Marchezan governa Porto Alegre?

O que mais me chamou atenção ontem, durante as 10 horas de ocupação da Prefeitura, foi que a responsabilidade de "dialogar" com o movimento foi delegada exclusivamente ao comando da…
Leia Mais

10 de agosto é Dia do Basta: todos às ruas!

Aproxima-se o 10 de agosto, o Dia do Basta, uma data de mobilizações e paralisações da classe trabalhadora, convocada pelas centrais sindicais, contra o desemprego, a alta nos preços do…
Leia Mais

Greve dos servidores municipais de Hortolândia chega ao oitavo dia

No dia o6 de agosto a greve dos servidores públicos do município de Hortolândia, interior de São Paulo, chega ao oitavo dia. Tendo o quarto maior PIB do estado de…
Leia Mais

CAPES anuncia quadro dramático para as universidades em 2019

Quase 200 mil estudantes de pós-graduação podem perder a bolsa em 2019 Nesta quarta, 01, a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) publicou um documento anunciando a…
Leia Mais

Líder rodoviário do Recife é reintegrado

No último dia 27 de julho o TRT da 6ª Região votou pela reintegração do rodoviário Aldo Lima. O Tribunal julgou o recurso da empresa Caxangá. Esta sentença já havida…
Leia Mais
Manifestação em Brasília, em 2017. foto José Cruz/Ag. Brasil

Dia 10 de agosto: Uma oportunidade para retomar as mobilizações

As centrais sindicais oficialmente estão convocando mobilizações em todo o País para o dia 10 de agosto. Os principais fóruns do funcionalismo federal - FONASEFE e FONACATE - aderiram ao…
Leia Mais

2 de agosto é dia de barrar a Reforma do Ensino Médio

O golpe parlamentar, que levou Temer à Presidência, ocorreu para atender aos interesses do grande capital e dos banqueiros. As reformas desse governo ilegítimo visam atacar e rebaixar os direitos…
Leia Mais

Clóvis Oliveira: vida e morte de um comunista revolucionário exemplar

Por Mário Maestri Minha mais forte e antiga recordação do Clóvis Oliveira é um encontro, rápido, como era praxe na época, na Borges de Medeiros com a Salgado Filho, em…
Leia Mais

Cresce resistência contra o Escola sem Partido

Em Sapucaia do Sul/RS, projeto pode ser votado a qualquer momento À medida que o Escola sem Partido se espalha pelo Brasil, se espalha também a resistência contra essa tentativa…
Leia Mais

Explode greve do peão em Fortaleza

Na manhã desta segunda-feira, dia 23 de julho, trabalhadoras e trabalhadores da Construção Civil da grande Fortaleza cruzaram os braços em repúdio à intransigência da patronal, que no último mês…
Leia Mais

Lutar é crime? 23 ativistas são condenados por participar de protestos em 2013 e 2014

Nesta terça-feira (17), o juiz Flavio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça (TJ), condenou a sete anos de prisão 23 ativistas que participaram de protestos em denúncia…
Leia Mais

Cinco anos de Junho de 2013: a perspectiva petista e os dilemas estratégicos da esquerda brasileira

Decorridos cinco anos das Jornadas de Junho de 2013, os sentidos do maior ciclo de manifestações de rua no Brasil dos últimos 30 anos permanecem em disputa. Especialmente entre as…
Leia Mais

Trabalhadores do Aeroporto Salgado Filho/RS fazem manifestação contra 300 demissões

No fim da tarde desta quarta-feira (11/07), no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, aeroviários realizaram uma manifestação contra as demissões em massa na empresa portuguesa de aviação TAP.…
Leia Mais
Senador Dalírio Beber (PSDB-SC), relator da proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Foto Marcelo Camargo/Agencia Brasil

Governo e Congresso querem congelar o salário do funcionalismo em 2019, em meio à pacote de maldades

Os ataques contra o funcionalismo: congelamento de salários, redistribuição compulsória e cortes no Orçamento dos serviços públicos O senador Dalírio Beber (PSDB-SC), relator da proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias…
Leia Mais
Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), no Rio de Janeiro

Após prisão de diretor do INTO, servidores farão ato por eleição direta

Nesta quarta-feira, 04, André Loyelo, diretor-geral do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), hospital de referência no Rio de Janeiro (RJ), foi preso por agentes da Polícia Federal na…
Leia Mais

Trabalhadores do Call Center devem aderir à greve, em São Paulo

Nos dias 21 e 22 de junho foram feitas assembleias entre os trabalhadores de Call Center e o sindicato, sobre as negociações que estavam sendo feitas com as empresas. A…
Leia Mais

O que aprendi perdendo para a direita?

Nessa última semana assisti, pela segunda vez, uma posse da Aliança Pela Liberdade à diretoria do DCE da Universidade de Brasília (UnB). Esse é um grupo de direita que atua…
Leia Mais

Dia 20 de junho é dia de lutar pela data-base do funcionalismo

STF vai retomar o julgamento sobre a revisão anual de salários do funcionalismo público. [email protected] às ruas! Esse ano, a Constituição Federal completa 30 anos. Foi um produto do processo…
Leia Mais

Plataforma das centrais sindicais ignora golpe e busca corrigir reforma trabalhista

A plataforma das centrais sindicais é a negação da unidade encoberta com gritos de unidade Diante do brutal ataque aos direitos trabalhistas, sociais, previdenciários e democráticos, é urgente a construção…
Leia Mais

Adeus 2017, agora sim é 2018 para os metroviários de Belo Horizonte

Vitória da mobilização: 3,98% e retroativo desde maio de 2017.  Após um ano de uma luta dura e tenaz, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) julga o dissídio salarial 2017/2018…
Leia Mais

A força das professoras da Educação Infantil de Belo Horizonte contra o prefeito machista

Conheça as mulheres que estão acampadas em frente à prefeitura de Belo Horizonte exigindo que o prefeito, Alexandre Kalil, abra as portas para atender a categoria Nesta segunda-feira (11), as…
Leia Mais

Todo apoio à paralisação nacional dos eletricitários

Nesta segunda-feira (11) começa a paralisação de 72 horas dos trabalhadores da Eletrobrás. A principal pauta da mobilização é a luta contra a privatização da empresa, que está na mira do…
Leia Mais
Tanques e dutos da Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim (MG). Foto: Geraldo Falcão/ Banco de Imagens Petrobras.

Em Minas Gerais, Petrobras pune quem luta

No dia 30 de maio,  petroleiros de todo o País iniciaram uma greve contra a privatização da Petrobras e a política de precificação adotada desde 2016 a mando do governo…
Leia Mais
Trabalhadores da construção civil votam na assembleia. Foto divulgação Sindicato

Operários da construção civil de Fortaleza (CE) fazem paralisação

Cerca de 800 trabalhadores da construção civil de Fortaleza paralisaram suas atividades nesta terça-feira, 05, durante duas horas. O protesto é resultado da decisão da categoria de avançar na Campanha…
Leia Mais

Carta da juventude para conselheiros e conselheiras universitárias da UFMG

Nesta terça-feira (5), o Conselho Universitário da UFMG irá decidir sobre o Processo Administrativo Disciplinar, qual responde uma ativista do Afronte, Iza Lourença, por ter sido Coordenadora Geral do Diretório…
Leia Mais
Cartaz feito pelo Sinasefe

Dia 07 de junho, [email protected] às ruas!

O calendário nacional de lutas precisa continuar As lutas de resistência que estão ocorrendo no País de várias categorias e também a forte greve dos caminhoneiros abriram uma conjuntura muito…
Leia Mais

Greve dos petroleiros: avançar até derrubar Pedro Parente, política de preços e privatização da Petrobras

Os petroleiros estiveram atentos ao clamor contra o preço dos combustíveis, impulsionado pela greve dos caminhoneiros, e iniciaram, na quarta-feira, a greve nacional da categoria. Desde a sexta-feira da semana…
Leia Mais

Uma tarde entre os professores das escolas particulares de São Paulo

Terça feira, 29 de maio, 14 horas, dia ensolarado de inverno. Centenas de professores como eu sentados no asfalto interrompendo a rua Borges Lagoa, na Zona Sul de São Paulo,…
Leia Mais
Carta enviada aos trabalhadores. (nome do destinatário está oculto, para evitar represálias)

Gerentes invadem assembleia e assediam petroleiros em Sergipe

Trabalhadores do terminal de armazenamento de petróleo Tecarmo, em Aracaju (SE), faziam uma assembleia no segundo dia da greve nacional petroleira, 31/05, quando foram interrompidos por gestores da unidade. O…
Leia Mais

Petroleiros do Litoral Paulista aprovam greve

Começa nesta quarta-feira (30) e será por tempo indeterminado Por ampla maioria de votos, os petroleiros do Litoral Paulista aprovaram a deflagração de greve, por tempo indeterminado, a partir desta…
Leia Mais

Acabou a paciência: metroviários de Belo Horizonte irão à greve

Em assembleia, categoria aprovou paralisar a partir da terça-feira, às 0h Na última quinta-feira (24), a assembleia dos metroviários de Belo Horizonte e região aprovou a greve por tempo indeterminado…
Leia Mais

Greve dos professores de Jaboatão dos Guararapes continua

Os professores da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, que estão em greve, tinham marcado uma assembleia nesta quarta-feira (23), pela manhã, na Escola Antônio Januário. Mas, diante…
Leia Mais