Cohab reintegra arbitrariamente a ocupação de mulheres Teresa de Benguela, em São Paulo

Por: MTST Nesta quinta-feira, 19 de abril, a Policia Militar do Estado de São Paulo, a pedido da COHAB, reintegrou a Ocupação de Mulheres Tereza de Benguela, na Zona Leste…
Leia Mais

PSOL Curitiba repudia agressões a membros do MST no acampamento Lula Livre

Por: Diretório Municipal PSOL Curitiba O Partido Socialismo e Liberdade, através de sua executiva municipal em Curitiba, vem a público denunciar e repudiar as agressões sofridas ontem pelos camaradas do…
Leia Mais

22 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás

Por: Will Motta, de Belém, PA Em 17 de abril de 1996, ocorreu um dos piores massacres promovidos pelo Estado contra os movimentos sociais de toda a nossa história. Dezenove…
Leia Mais

Nasce ocupação ‘Marielle Vive’, em Valinhos, SP

Por: Cauê Campos, de Campinas, SP Sábado (14) fez um mês da execução política de Marielle Franco. Sábado Marielle amanheceu em Valinhos, Interior de São Paulo, na região de Campinas,…
Leia Mais
Ato com a comunidade escolar, em Natal. Foto Lenilton Lima/SINTE-RN

Educação Pública no Rio Grande do Norte está em greve

Professores da Rede estadual e da rede municipal de Natal iniciaram greves com forte adesão Maurício Moreira e Milton César, professores da rede municipal de Ceará Mirim (RN) Já não…
Leia Mais
Ato em Barueri no dia 02 de abril

Em Barueri, mil trabalhadoras na educação infantil lutam contra os efeitos da terceirização

Clara Cavallari Ferreira, de Barueri (SP) Em Barueri, na Grande São Paulo, as crianças, as mães e pais e cerca de mil servidoras das escolas maternais estão sofrendo com a…
Leia Mais

STF também pode julgar hoje o direito de manifestação

Supremo Tribunal Federal vai julgar se manifestações precisarão ser comunicadas e autorizadas previamente Ana Lucia Marchiori*, de São Paulo (SP) Está na pauta desta quarta-feira (04) o julgamento do Recurso…
Leia Mais

Repúdio aos ataques à Recepção de Calouros da UFLA

Por: Ticiane, de São Paulo, SP No Brasil, andam ocorrendo diversos ataques à liberdade de expressão e à liberdade acadêmica. Propaga-se um discurso de que professores(as) e universidades “doutrinam” os(as)…
Leia Mais

Educadores da rede privada de São Paulo na luta contra o fim da convenção coletiva

Educadores terão encontro nesta quarta, 28, para debater os direitos trabalhistas e a luta da categoria Isadora S., professora da rede privada de ensino de SP As condições de trabalho…
Leia Mais
Professores de Manaus em greve

Greve da educação do Amazonas atinge 80% das escolas

Salários permanecem congelados desde 2014. Em Parintins, a greve começou mais cedo Carlos Magno de Camargo, Professor da rede estadual do Amazonas e membro do comando estadual de greve, especial…
Leia Mais

Estudantes da Unifesp entram em greve contra cortes do Auxílio Permanência

Por: Raphael Guedes, da Baixada Santista, SP Foto: Maria Carolina Victório Nesta segunda-feira (26), em assembleia extraordinária dos centros acadêmicos da Unifesp na Baixada Santista, os…
Leia Mais

Greve adia votação da reforma da Previdência de Doria

Trabalhadores municipais de São Paulo continuam em greve pelo arquivamento do projeto. Nesta semana, receberam a solidariedade de mães e pais de alunos e do MTST Shuellen Peixoto, de São…
Leia Mais
Helio Bombardi, Em 1984 e em depoimento ao Projeto Memória do MOMSP. Detalhe: CSBH/FPA

Nossa homenagem ao metalúrgico Hélio Bombardi e ao legado de luta e organização operária

José Carlos Miranda*, de São Paulo (SP) Na madrugada desta terça (13), recebi a informação do falecimento do companheiro lutador e socialista Hélio Bombardi, aos 70 anos. Hélio foi metalúrgico…
Leia Mais

Basta de improvisos e sobrecarga na Educação de Barueri (SP)

Divulgamos, abaixo, o manifesto da Oposição Siproem por uma alfabetização de qualidade e sem improvisos Alfabetizar sem improvisar Professoras e professores PEB I da Rede Municipal de Barueri receberam a…
Leia Mais
Ato em Brasília em 2017. Foto Sintect-DF

Trabalhadores dos Correios iniciam greve nacional nesta segunda

Greve é em defesa do acordo coletivo, do plano de Saúde, por contratações e contra o sucateamento e a privatização Jacó Almeida*, de Brasília (DF) Os trabalhadores dos Correios decidiram…
Leia Mais

Cubatão: petroleiros enfrentam empreiteiras e exigem posição da Petrobrás

Luta mostra importância da luta dos terceirizados e da unidade dos trabalhadores diretos e desempregados. No dia 19, todos os trabalhadores da refinaria realizaram uma paralisação de duas horas Pedro…
Leia Mais

Suspeitos de mandar matar ativista do SOS Emprego Sergipe são presos

Prisão dos suspeitos de intermediar a morte de Clodoaldo, o `Barriga`, confirma crime político Por CSP-Conlutas (www.cspconlutas.org.br) Na madrugada desta sexta-feira (23) foram presos sete suspeitos de assassinar Clodoaldo dos…
Leia Mais

Petroleiros pararam no Dia Nacional de Lutas contra Reforma da Previdência

Por: João Gabriel Almeida, do ABC paulista Petroleiros se mobilizam contra Reforma da Previdência no Dia Nacional de Luta O dia 19 começou com greves, paralisações…
Leia Mais

Metalúrgicos paulistas cruzaram os braços contra a reforma

Da Redação DIA NACIONAL DE LUTA / No Estado de São Paulo, a categoria metalúrgica mostrou disposição de luta contra a reforma da previdência. No ABC, a paralisação de 24…
Leia Mais

Passeata do dia 19 reuniu mil pessoas em Belém

Da Redação O 19 de fevereiro foi mais um round da luta do povo brasileiro contra Michel Temer e seus lacaios no Congresso que querem aprovar a Reforma da Previdência.…
Leia Mais

ABC teve forte dia de luta, com paralisações de ônibus, fábricas e refinaria

DIA NACIONAL DE LUTA / No ABC paulista o dia 19 foi de muita luta e paralisação de importantes categorias. Os rodoviários de Santo André paralisaram com piquetes nas garagens…
Leia Mais

De alma lavada, mas está extinta a escravidão?

Por Carlos Zacarias, Colunista do Esquerda Online. Texto publicado no Jornal A Tarde no dia 16/02/2018. No Carnaval mais politizado dos últimos anos, a Escola de Samba Paraíso do Tuiuti…
Leia Mais

MAIS, NOS e M-LPS: Nota sobre o Manifesto ” Unidade para reconstruir o Brasil “

O Brasil vive uma situação excepcional, talvez uma das piores crises da história, com desenlaces ainda incertos. De um lado vivemos os mais brutais ataques aos direitos e conquistas da…
Leia Mais

Moradores encabeçam luta contra desmonte do Hospital Universitário da USP

Por: Shirlley Padia Lopes, de São Paulo, SP No próximo dia 2 de março haverá um grande ato na Universidade de São Paulo exigindo a reabertura do Hospital Universitário para a…
Leia Mais

Assembleia na Volks vota paralisação contra reforma da Previdência

Na manhã desta quinta-feira, 01, os trabalhadores da Volkswagen de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, pararam por três horas a produção para reivindicar melhores condições de trabalho. A…
Leia Mais

Centrais sindicais anunciam jornada de luta para barrar Reforma da Previdência

Da Redação Nesta quarta-feira (31), aconteceu uma reunião de sete centrais sindicais para discutir os próximos passos na luta contra a Reforma da Previdência. CSB, CTB, CUT, Força Sindical, Nova Central,…
Leia Mais

Resolução da Conspiração Socialista sobre o direito de Lula ser candidato

Resolução da Conspiração Socialista sobre o direito de Lula ser candidato Projeto de Lula é de conciliação de classes mas o judiciário não pode barrar sua candidatura A luta de…
Leia Mais

Láurea Acadêmica e a pirâmide da meritocracia neoliberal

Por Rogério Gonçalves de Freitas Recentemente, a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pará recebeu a notícia de que, a partir deste ano, oficialmente, a instituição vai conceder o diploma…
Leia Mais

A esquerda brasileira diante do julgamento de Lula

Gibran Jordão, Coordenador Geral da Fasubra, membro da Secretaria Executiva da CSP-Conlutas e membro da Coordenação nacional do #MAIS A necessidade de a classe trabalhadora conquistar posições e melhores condições…
Leia Mais

Nota da Frente Povo Sem Medo: “Em defesa da democracia e do direito de Lula ser candidato”

A Frente Povo Sem Medo defende o direito democrático de Lula ser candidato. Entendemos que sua condenação é política. É um momento decisivo do golpe. O impedimento da candidatura de…
Leia Mais

Metroviários e PSOL derrotam Alckmin: privatização do metrô está suspensa

Por Página da Vereadora Sâmia Bomfim LEIA A AÇÃO POPULAR O governador e pretenso presidenciável Geraldo Alckmin tem a intenção de privatizar as Linhas 5-Lilás e 17-Ouro do Metrô, e…
Leia Mais

O Globo usa de má-fé ao atacar aposentadoria dos petroleiros

CARTA ABERTA DO SINDIPETRO-RJ AO JORNAL ‘O GLOBO’ Em editorial publicado nesta segunda-feira (15/1), intitulado ‘Socializar Prejuízos’, o jornal O Globo defendeu, distorcendo completamente os fatos, que trabalhadores de estatais…
Leia Mais

Neste dia 11, ir às ruas de São Paulo protestar contra o aumento da tarifa

Por Camila Lisboa, de São Paulo Na próxima quinta feira, os movimentos sociais de São Paulo vão realizar uma manifestação contra o absurdo aumento da tarifa de ônibus, trens e…
Leia Mais

Lutar não é crime! Envie moção de solidariedade ao trabalhador dos Correios Jacó e em repúdio a sua suspensão

Na última sexta-feira (5), a direção dos Correios informou o resultado do julgamento do processo de sindicância contra o trabalhador José Gonçalves de Almeida, o Jacó, em que decidiram aplicar…
Leia Mais

Unir a esquerda é apoiar Lula em 2018?

Por Gabriel Casoni, de São Paulo (SP) A entrevista de Marcelo Freixo a Folha de São Paulo gerou enorme repercussão. Nas redes sociais, o deputado do PSOL passou a ser…
Leia Mais

No Alvorecer de um novo ano

“O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria,  aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem” Guimarães…
Leia Mais

Quatro motivos para lutar contra as demissões na Universidade Metodista de São Paulo

Lígia Gomes, de São Bernardo do Campo (SP) Nos últimos dias as demissões na Universidade Metodista de São Bernardo do Campo chegaram a 55 professores e no Colégio Metodista na mesma cidade…
Leia Mais

Técnicos-administrativos encerram greve nas universidades federais

Greve da Fasubra termina com sentimento de vitória Por Gibran Jordão, Coordenador Geral da Fasubra e membro da Secretaria Executiva da CSP-Conlutas Quase quarenta dias em greve, que terminou após…
Leia Mais

A democracia na corda bamba

Por: Paulo César de Carvalho e Boris Vargaftig, de São Paulo, SP No último dia 6 de dezembro de 2017, a imprensa noticiou a condução coercitiva do reitor da UFMG,…
Leia Mais

Coordenador do movimento SOS emprego de Sergipe é executado

Da Redação Clodoaldo Santos Melo, 40 anos, conhecido como 'Barriga', era coordenador do Movimento SOS Emprego, em Sergipe. Na tarde desta quinta-feira (14), ele foi executado a tiros na porta…
Leia Mais