Eleições do SINTIFRJ corroboram a importância de lutar e resistir contra o reacionarismo e em defesa dos Institutos Federais de Educação

O resultado das eleições sindicais da nova diretoria do SINTIFRJ – Sindicato dos Trabalhadores do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, seção sindical do SINASEFE nacional,…
Leia Mais

Nota da Direção do MST Paraíba sobre o assassinato de dois militantes no Acampamento Dom José Maria Pires, município de Alhandra

“O que seria deste mundo sem militantes? Como seria a condição humana se não houvesse militantes? Não porque os militantes sejam perfeitos, porque tenham sempre a razão, porque sejam super-homens…
Leia Mais

Centrais sindicais convocam atos em todo o país, no próximo dia 11, em defesa do Ministério do Trabalho

Diante da confirmação pelo presidente eleito Jair Bolsonaro da extinção do Ministério do Trabalho com o início do próximo governo, as centrais sindicais estão convocando um dia nacional de atos…
Leia Mais

Os conselhos de fiscalização profissional no futuro governo Bolsonaro

No dia 14 de novembro de 2018 o Ministério do Planejamento publicou um relatório intitulado de "Relatório de Transição de Governo 2018-2019", com o objetivo de apresentar “15 textos sobre…
Leia Mais

Centrais sindicais repudiam afirmação de Bolsonaro de que é horrível ser patrão no Brasil

A afirmação de Jair Bolsonaro (PSL) de que é 'horrível ser patrão no Brasil' foi repudiada pelas principais centrais sindicais do país, que saíram em defesa da organização e dos…
Leia Mais
Vagner Freitas

A venda da sede da CUT e lições sobre a independência de classe

Recentemente, a grande mídia noticiou a possibilidade de a CUT vender sua sede central, no Brás, em São Paulo. É uma sede histórica, na qual a principal central do país…
Leia Mais

Mais de 140 organizações e representantes da sociedade assinam manifesto contra a extinção da EBC

“Ajustes podem ser feitos, uma vez que nenhuma área é imune a críticas. Contudo, não se pode confundir a necessidade de aperfeiçoamento com o fim de serviços essenciais à sociedade…
Leia Mais

DCE Unicamp: Cada voto é uma semente de resistência

Nos dias 27, 28 e 29 de novembro ocorrerão as eleições para o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unicamp. As eleições deste ano acontecem em um contexto bastante diferente…
Leia Mais

Defender a aposentadoria contra a Reforma de Bolsonaro

Dia 22 de novembro é dia nacional de mobilização em defesa da Previdência, convocado pelas principais centrais sindicais do país. A data faz parte de uma campanha permanente em defesa…
Leia Mais
Estudante da UFBA diante de membro do MBL, defende o espaço com cruzes, em homenagem a marielle, da ação do MBL

Estudantes da UFBA impedem MBL de fazer ato em local de homenagem à Marielle

Na noite de terça-feira, 13, um pequeno grupo com nove integrantes do MBL foi até o campus Ondina da UFBA (Universidade Federal da Bahia) com um objetivo: fazer provocação. Esse…
Leia Mais
MTST em ato em São Paulo, após a eleição de Jair Bolsonaro

MTST lança campanha de financiamento coletivo. Contribua

Diante do fortalecimento do discurso de ódio e de ações violentas contra mulheres, negras e negros, indígenas e LGBTs; da ameaça autoritária contra a democracia e da ameaça de criminalização dos…
Leia Mais

Sindicalista é executado no interior da Bahia

No dia 08 de novembro, Aroldo Pereira de Souza, 47 anos, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais da cidade de Central (BA), foi assassinado com quatro tiros, por um homem…
Leia Mais
Plenária das centrais

Centrais farão campanha em defesa da Previdência e atos nos dias 22 e 26

Nesta segunda-feira, 12, as centrais sindicais realizaram uma plenária unificada, na sede do Dieese, em São Paulo, para debater os ataques contra a Previdência Pública e a aposentadoria. Mais de…
Leia Mais

Congresso dos Vidreiros de São Paulo indica apoio a Haddad

Entre os dias 19, 20 e 21 de outubro foi realizado o 9º Congresso dos Vidreiros do Estado de São Paulo. Com o tema “Nenhum direito a menos”, o congresso…
Leia Mais
Operárias da fábrica Vitrale

Operárias de São Paulo iniciam greve, com o adesivo do #EleNão

Na sexta-feira, 28 de setembro, véspera dos atos nacionais organizados pelas Mulheres, pelo #EleNão, teve início uma greve na fábrica de embalagens de vidro Vitrale, na Zona Leste de São…
Leia Mais
Convocação do ato

Sindicalistas lançam manifesto de apoio a Boulos e Sonia

Dirigentes sindicais e lutadores sociais de todo o País se uniram em um manifesto de apoio à candidatura de Guilherme Boulos e Sonia Guajarara (PSOL-PCB-MTST-APIB). O manifesto do movimento, que…
Leia Mais

Municipá[email protected] em Greve! Porto Alegre e a luta contra Marchezan

[email protected] municipais de Porto Alegre (RS) estão há mais de 30 dias em greve. A política neoliberal do prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) de retirada de direitos do/a trabalhador/a e…
Leia Mais

Servidora do Hospital de Bonsucesso, no Rio de Janeiro, denuncia agressão

Representante dos trabalhadores acusa assessor da Direção de tê-la agredido, com um tapa e um empurrão Nesta quarta, 29 de agosto, Tatiana Martins, servidora do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB)…
Leia Mais

Jornalistas demitidos pela Editora Abril cobram pagamento

Leia o manifesto com a posição oficial dos jornalistas dispensados pela Editora Abril, que cobram seus direitos. Centenas de trabalhadores foram demitidos.   ABRIL DEMITE E NÃO PAGA Na manhã…
Leia Mais
Outdoor em Itabira

Bloco de oposição da CSP-Conlutas divulga nota sobre chapa em sindicato com vereador de Bolsonaro

Nota sobre a política da CSP-Conlutas para as eleições do Sindicato Metabase de Itabira Nos dias 08 e 09 de agosto ocorreram as eleições do Sindicato Metabase de Itabira (MG),…
Leia Mais

Nota de repúdio a ataques e provocações de grupos conservadores da UFAL

No dia 9 de agosto ocorreu na UFAL a mesa “Amanhecer pela vida das mulheres: pela descriminalização do aborto”. Organizada pelo AFRONTE, a mesa contou com a presença da médica…
Leia Mais

Apuração da eleição do Sindicato dos Vidreiros de São Paulo será neste sábado

Neste sábado, 11, ocorrerá a apuração dos votos da eleição para o Sindicato dos Vidreiros do Estado de São Paulo. A eleição começou na quarta-feira, 08, e foi até a…
Leia Mais

Marchezan governa Porto Alegre?

O que mais me chamou atenção ontem, durante as 10 horas de ocupação da Prefeitura, foi que a responsabilidade de "dialogar" com o movimento foi delegada exclusivamente ao comando da…
Leia Mais

10 de agosto é Dia do Basta: todos às ruas!

Aproxima-se o 10 de agosto, o Dia do Basta, uma data de mobilizações e paralisações da classe trabalhadora, convocada pelas centrais sindicais, contra o desemprego, a alta nos preços do…
Leia Mais

Greve dos servidores municipais de Hortolândia chega ao oitavo dia

No dia o6 de agosto a greve dos servidores públicos do município de Hortolândia, interior de São Paulo, chega ao oitavo dia. Tendo o quarto maior PIB do estado de…
Leia Mais

CAPES anuncia quadro dramático para as universidades em 2019

Quase 200 mil estudantes de pós-graduação podem perder a bolsa em 2019 Nesta quarta, 01, a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) publicou um documento anunciando a…
Leia Mais

Líder rodoviário do Recife é reintegrado

No último dia 27 de julho o TRT da 6ª Região votou pela reintegração do rodoviário Aldo Lima. O Tribunal julgou o recurso da empresa Caxangá. Esta sentença já havida…
Leia Mais
Manifestação em Brasília, em 2017. foto José Cruz/Ag. Brasil

Dia 10 de agosto: Uma oportunidade para retomar as mobilizações

As centrais sindicais oficialmente estão convocando mobilizações em todo o País para o dia 10 de agosto. Os principais fóruns do funcionalismo federal - FONASEFE e FONACATE - aderiram ao…
Leia Mais

2 de agosto é dia de barrar a Reforma do Ensino Médio

O golpe parlamentar, que levou Temer à Presidência, ocorreu para atender aos interesses do grande capital e dos banqueiros. As reformas desse governo ilegítimo visam atacar e rebaixar os direitos…
Leia Mais

Clóvis Oliveira: vida e morte de um comunista revolucionário exemplar

Por Mário Maestri Minha mais forte e antiga recordação do Clóvis Oliveira é um encontro, rápido, como era praxe na época, na Borges de Medeiros com a Salgado Filho, em…
Leia Mais

Cresce resistência contra o Escola sem Partido

Em Sapucaia do Sul/RS, projeto pode ser votado a qualquer momento À medida que o Escola sem Partido se espalha pelo Brasil, se espalha também a resistência contra essa tentativa…
Leia Mais

Explode greve do peão em Fortaleza

Na manhã desta segunda-feira, dia 23 de julho, trabalhadoras e trabalhadores da Construção Civil da grande Fortaleza cruzaram os braços em repúdio à intransigência da patronal, que no último mês…
Leia Mais

Lutar é crime? 23 ativistas são condenados por participar de protestos em 2013 e 2014

Nesta terça-feira (17), o juiz Flavio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça (TJ), condenou a sete anos de prisão 23 ativistas que participaram de protestos em denúncia…
Leia Mais

Cinco anos de Junho de 2013: a perspectiva petista e os dilemas estratégicos da esquerda brasileira

Decorridos cinco anos das Jornadas de Junho de 2013, os sentidos do maior ciclo de manifestações de rua no Brasil dos últimos 30 anos permanecem em disputa. Especialmente entre as…
Leia Mais

Trabalhadores do Aeroporto Salgado Filho/RS fazem manifestação contra 300 demissões

No fim da tarde desta quarta-feira (11/07), no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, aeroviários realizaram uma manifestação contra as demissões em massa na empresa portuguesa de aviação TAP.…
Leia Mais
Senador Dalírio Beber (PSDB-SC), relator da proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Foto Marcelo Camargo/Agencia Brasil

Governo e Congresso querem congelar o salário do funcionalismo em 2019, em meio à pacote de maldades

Os ataques contra o funcionalismo: congelamento de salários, redistribuição compulsória e cortes no Orçamento dos serviços públicos O senador Dalírio Beber (PSDB-SC), relator da proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias…
Leia Mais
Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), no Rio de Janeiro

Após prisão de diretor do INTO, servidores farão ato por eleição direta

Nesta quarta-feira, 04, André Loyelo, diretor-geral do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), hospital de referência no Rio de Janeiro (RJ), foi preso por agentes da Polícia Federal na…
Leia Mais

Trabalhadores do Call Center devem aderir à greve, em São Paulo

Nos dias 21 e 22 de junho foram feitas assembleias entre os trabalhadores de Call Center e o sindicato, sobre as negociações que estavam sendo feitas com as empresas. A…
Leia Mais

O que aprendi perdendo para a direita?

Nessa última semana assisti, pela segunda vez, uma posse da Aliança Pela Liberdade à diretoria do DCE da Universidade de Brasília (UnB). Esse é um grupo de direita que atua…
Leia Mais

Dia 20 de junho é dia de lutar pela data-base do funcionalismo

STF vai retomar o julgamento sobre a revisão anual de salários do funcionalismo público. [email protected] às ruas! Esse ano, a Constituição Federal completa 30 anos. Foi um produto do processo…
Leia Mais