Servidores foram novamente às ruas contra a reforma da Previdência de São Paulo

A greve dos servidores municipais continua. Na terça-feira (19/02), uma multidão de funcionários públicos tomou as ruas da região central de São Paulo a fim de, mais uma vez, manifestar…
Leia Mais

Professores e alunos lutam contra reintegração de posse no Jardim Humaitá, em São Paulo

O futuro de centenas de crianças do Jardim Humaitá, na Zona Oeste de São Paulo, pode ser decidido em audiência nesta quarta, dia 20 de fevereiro de 2019. Trabalhadores de…
Leia Mais
asssembleia nacional da classe trabalhadora

Dia 20 é dia da Assembleia Nacional da Classe Trabalhadora

Governo Bolsonaro parte para o ataque. Trabalhadores começam a organizar a luta Nem bem saiu do hospital e o presidente Jair Bolsonaro se reuniu com lideranças do governo para fechar…
Leia Mais

Cine Timbalada difundindo o acesso ao cinema

No útima sábado (09) ocorreu o Cine Timbalada, um projeto que busca trazer sessões de filmes para a Timbalada – comunidade que fica situada na periferia de Salvador. A associação…
Leia Mais

TST: Trabalhador que fizer greve contra as privatizações poderá ser descontado

O Tribunal Superior do Trabalho (TST), por seis votos a quatro, decidiu que os trabalhadores não podem fazer greves contra a privatização das estatais. Nesta segunda-feira, 11, a Seção de…
Leia Mais

Sob forte pressão dos patrões, trabalhadores da GM de São José dos Campos aprovam redução de direitos em troca de investimentos

A General Motors apresentou publicamente um plano de reestruturação global com fechamento de plantas e a incerteza de continuidade da produção na América Latina. Pouco tempo depois apresentou uma pauta…
Leia Mais

Não ao confisco: Não ao Sampaprev

É sempre um conforto saber que, apesar dos tempos sombrios que assolam nossa realidade, a luta daqueles que não se acomodam diante das injustiças do sistema tem prosseguido em muitas…
Leia Mais

Quatro absurdos do decreto de João Doria sobre as manifestações

No dia 19/01, em meio a protestos contra o aumento da tarifa do transporte público, o governador de São Paulo, João Dória, assinou um decreto restringindo os direitos de livre…
Leia Mais
Destroços da rádio

Incêndio destrói rádio comunitária do MTST no Capão Redondo, em São Paulo

No final da tarde desta quinta-feira, 24 de janeiro, um incêndio, de causas ainda não apuradas, destruiu por completo a Rádio Libertadora Sem Medo, localizada no bairro do Capão Redondo,…
Leia Mais

Ford e GM avançam para tirar direitos históricos dos trabalhadores 

O ano de 2019 iniciou com as montadoras dando o tom macabro de sua ganância. As duas montadoras norte-americanas, Ford e GM, demonstraram seus objetivos de impor perdas de direitos…
Leia Mais

Decreto de Dória ataca direito de manifestação e reunião

O decreto anti-manifestações, assinado por Dória no último sábado (19), já começou a ser utilizado contra os movimentos sociais. Dois jovens foram detidos por policiais na noite de ontem (22), durante…
Leia Mais

Centrais Sindicais anunciam luta em 2019 contra desmonte da Previdência Social

As Centrais Sindicais CSB, CTB.CUT, Força Sindical, Nova Central, CSP - Conlutas, Intersindical e CGTB se reuniram nesta terça-feira (15) para discutir iniciativas contra propostas que impactam na Previdência Social Pública…
Leia Mais

Movimentos sociais e sindicatos na mira do governo Bolsonaro

Não foram poucas as menções de Bolsonaro e sua equipe contra os movimentos sociais, sindicatos e organizações de esquerda, seja durante a campanha eleitoral, seja após a vitória nas eleições.…
Leia Mais

O papel da CUT é organizar a luta

Nos últimos anos, os trabalhadores enfrentaram uma conjuntura difícil, e o cenário para o ano de 2019 é muito sombrio. Foram muitas lutas na defesa dos direitos e das liberdades…
Leia Mais

Polícia Federal faz operação no Sintusp em busca de informações de Cesare Battisti

A informação de que a Polícia Federal teria realizado uma operação sem mandado, na manhã desta quarta-feira (19), no Sindicato dos dos Trabalhadores da USP, foi confirmada pela diretoria. De…
Leia Mais

A decisão de Levandowski, o reajuste em 2019 e o futuro do funcionalismo

No ano de 2015 várias categorias do funcionalismo público federal entraram em um processo de mobilização, greves, paralisações e protestos em defesa de direitos, de suas carreiras e por reajuste…
Leia Mais

Sindicatos cearenses assinam moção de apoio ao acampamento Zé Maria do Tomé

Sindicatos do Ceará organizaram uma moção em solidariedade às 150 famílias do acampamento Zé Maria do Tomé, no Ceará. O local sofre tentativas de despejo há mais de quatro anos. De…
Leia Mais

‘Acordo entre Embraer e Boeing fere lei e entrega patrimônio nacional’, alertam sindicatos

Nesta segunda-feira (17), foi divulgado acordo pela Embraer e Boeing para criação de uma nova empresa na área da aviação comercial e outra para promover novos mercados para o avião…
Leia Mais

Eleições do SINTIFRJ corroboram a importância de lutar e resistir contra o reacionarismo e em defesa dos Institutos Federais de Educação

O resultado das eleições sindicais da nova diretoria do SINTIFRJ – Sindicato dos Trabalhadores do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, seção sindical do SINASEFE nacional,…
Leia Mais

Nota da Direção do MST Paraíba sobre o assassinato de dois militantes no Acampamento Dom José Maria Pires, município de Alhandra

“O que seria deste mundo sem militantes? Como seria a condição humana se não houvesse militantes? Não porque os militantes sejam perfeitos, porque tenham sempre a razão, porque sejam super-homens…
Leia Mais

Centrais sindicais convocam atos em todo o país, no próximo dia 11, em defesa do Ministério do Trabalho

Diante da confirmação pelo presidente eleito Jair Bolsonaro da extinção do Ministério do Trabalho com o início do próximo governo, as centrais sindicais estão convocando um dia nacional de atos…
Leia Mais

Os conselhos de fiscalização profissional no futuro governo Bolsonaro

No dia 14 de novembro de 2018 o Ministério do Planejamento publicou um relatório intitulado de "Relatório de Transição de Governo 2018-2019", com o objetivo de apresentar “15 textos sobre…
Leia Mais

Centrais sindicais repudiam afirmação de Bolsonaro de que é horrível ser patrão no Brasil

A afirmação de Jair Bolsonaro (PSL) de que é 'horrível ser patrão no Brasil' foi repudiada pelas principais centrais sindicais do país, que saíram em defesa da organização e dos…
Leia Mais
Vagner Freitas

A venda da sede da CUT e lições sobre a independência de classe

Recentemente, a grande mídia noticiou a possibilidade de a CUT vender sua sede central, no Brás, em São Paulo. É uma sede histórica, na qual a principal central do país…
Leia Mais

Mais de 140 organizações e representantes da sociedade assinam manifesto contra a extinção da EBC

“Ajustes podem ser feitos, uma vez que nenhuma área é imune a críticas. Contudo, não se pode confundir a necessidade de aperfeiçoamento com o fim de serviços essenciais à sociedade…
Leia Mais

DCE Unicamp: Cada voto é uma semente de resistência

Nos dias 27, 28 e 29 de novembro ocorrerão as eleições para o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unicamp. As eleições deste ano acontecem em um contexto bastante diferente…
Leia Mais

Defender a aposentadoria contra a Reforma de Bolsonaro

Dia 22 de novembro é dia nacional de mobilização em defesa da Previdência, convocado pelas principais centrais sindicais do país. A data faz parte de uma campanha permanente em defesa…
Leia Mais
Estudante da UFBA diante de membro do MBL, defende o espaço com cruzes, em homenagem a marielle, da ação do MBL

Estudantes da UFBA impedem MBL de fazer ato em local de homenagem à Marielle

Na noite de terça-feira, 13, um pequeno grupo com nove integrantes do MBL foi até o campus Ondina da UFBA (Universidade Federal da Bahia) com um objetivo: fazer provocação. Esse…
Leia Mais
MTST em ato em São Paulo, após a eleição de Jair Bolsonaro

MTST lança campanha de financiamento coletivo. Contribua

Diante do fortalecimento do discurso de ódio e de ações violentas contra mulheres, negras e negros, indígenas e LGBTs; da ameaça autoritária contra a democracia e da ameaça de criminalização dos…
Leia Mais

Sindicalista é executado no interior da Bahia

No dia 08 de novembro, Aroldo Pereira de Souza, 47 anos, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais da cidade de Central (BA), foi assassinado com quatro tiros, por um homem…
Leia Mais
Plenária das centrais

Centrais farão campanha em defesa da Previdência e atos nos dias 22 e 26

Nesta segunda-feira, 12, as centrais sindicais realizaram uma plenária unificada, na sede do Dieese, em São Paulo, para debater os ataques contra a Previdência Pública e a aposentadoria. Mais de…
Leia Mais

Congresso dos Vidreiros de São Paulo indica apoio a Haddad

Entre os dias 19, 20 e 21 de outubro foi realizado o 9º Congresso dos Vidreiros do Estado de São Paulo. Com o tema “Nenhum direito a menos”, o congresso…
Leia Mais
Operárias da fábrica Vitrale

Operárias de São Paulo iniciam greve, com o adesivo do #EleNão

Na sexta-feira, 28 de setembro, véspera dos atos nacionais organizados pelas Mulheres, pelo #EleNão, teve início uma greve na fábrica de embalagens de vidro Vitrale, na Zona Leste de São…
Leia Mais
Convocação do ato

Sindicalistas lançam manifesto de apoio a Boulos e Sonia

Dirigentes sindicais e lutadores sociais de todo o País se uniram em um manifesto de apoio à candidatura de Guilherme Boulos e Sonia Guajarara (PSOL-PCB-MTST-APIB). O manifesto do movimento, que…
Leia Mais

Municipá[email protected] em Greve! Porto Alegre e a luta contra Marchezan

[email protected] municipais de Porto Alegre (RS) estão há mais de 30 dias em greve. A política neoliberal do prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) de retirada de direitos do/a trabalhador/a e…
Leia Mais

Servidora do Hospital de Bonsucesso, no Rio de Janeiro, denuncia agressão

Representante dos trabalhadores acusa assessor da Direção de tê-la agredido, com um tapa e um empurrão Nesta quarta, 29 de agosto, Tatiana Martins, servidora do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB)…
Leia Mais

Jornalistas demitidos pela Editora Abril cobram pagamento

Leia o manifesto com a posição oficial dos jornalistas dispensados pela Editora Abril, que cobram seus direitos. Centenas de trabalhadores foram demitidos.   ABRIL DEMITE E NÃO PAGA Na manhã…
Leia Mais
Outdoor em Itabira

Bloco de oposição da CSP-Conlutas divulga nota sobre chapa em sindicato com vereador de Bolsonaro

Nota sobre a política da CSP-Conlutas para as eleições do Sindicato Metabase de Itabira Nos dias 08 e 09 de agosto ocorreram as eleições do Sindicato Metabase de Itabira (MG),…
Leia Mais

Nota de repúdio a ataques e provocações de grupos conservadores da UFAL

No dia 9 de agosto ocorreu na UFAL a mesa “Amanhecer pela vida das mulheres: pela descriminalização do aborto”. Organizada pelo AFRONTE, a mesa contou com a presença da médica…
Leia Mais

Apuração da eleição do Sindicato dos Vidreiros de São Paulo será neste sábado

Neste sábado, 11, ocorrerá a apuração dos votos da eleição para o Sindicato dos Vidreiros do Estado de São Paulo. A eleição começou na quarta-feira, 08, e foi até a…
Leia Mais