Sonia Meire toma posse e é a nova vereadora de Aracaju (SE)


Publicado em: 3 de fevereiro de 2023

Movimento

Ana Paula Machado, de Aracaju (SE)

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Movimento

Ana Paula Machado, de Aracaju (SE)

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Compartilhe:

Ouça agora a Notícia:

A Gabineta Popular tomou posse, a mulher de todas as lutas agora ocupa uma cadeira na Câmara Municipal de Aracaju e com ela toma posse os movimentos sociais, as mulheres, crianças, idosos, negras e negros, LGBTQIA+ e os que lutam por uma vida digna.

Na manhã desta quinta, 02/02, a professora Sonia Meire (PSOL), tomou posse como vereadora de Aracaju para o biênio 2023/2024. Em sessão especial, a primeira do legislativo em 2023, Sonia Meire falou sobre a importância de ocupar os espaços e levar as bandeiras e movimentos que fazem parte de suas lutas de vida para todos os lugares.

“O PSOL é o partido em que diversas lutas se encontram, muitas delas estão aqui, singelamente representadas, mas com toda a sua força demonstrada por mulheres e homens que nos ensinam todos os dias a não desistir”, disse a vereadora.

Durante a sua trajetória Sonia Meire já atuou com a educação popular na alfabetização de trabalhadores e trabalhadoras rurais, organização e formação política de movimentos sociais e sindicatos da educação, é feminista, com atuação no movimento de mulheres de Sergipe, na defesa dos direitos das mulheres, contra violência machista e feminicídio.

A professora Sonia Meire foi a oitava vereadora mais votada em Aracaju, com 3.342 votos, devido a legislação, não assumiu, ficando como primeira suplente. Com a eleição de Linda Brasil para a Assembleia Legislativa de Sergipe (ALESE), a professora Sonia Meire assumiu a vaga do PSOL na Câmara.

“É histórico para o partido Socialismo e Liberdade em Sergipe e em Aracaju, chegar ao parlamento municipal e, chegar logo com duas mulheres no exercício de uma legislatura de quatro anos. Linda Brasil e agora, a professora Sonia Meire”, comemorou.

Mesmo nunca tendo tido cadeira parlamentar, a professora Sonia sempre esteve presente nas lutas e entende as responsabilidades do cargo que está ocupando a partir de agora. “Nós que viemos do chão, das lutas, ocupar uma legislatura é muito importante e eu desejo que a gente saiba colocar essas demandas e se comunicar com a sociedade, com a população, para que tenham ciência dos avanços que nós podemos ter por dentro de uma legislatura de uma feminista, mulher, trabalhadora, professora”, ressaltou a vereadora.

Quem é a mulher de todas as lutas?

Professora Sonia Meire, é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutora em Educação pela Universidade do Rio Grande do Norte e doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra.

É professora aposentada do departamento de Educação da UFS. Já Atuou com a educação popular na alfabetização de trabalhadores e trabalhadoras rurais, organização e formação política de movimentos sociais e sindicatos da educação.

É feminista, com atuação no movimento de mulheres de Sergipe, na defesa dos direitos das mulheres, contra violência machista e feminicídio. Combate e repudia toda forma de opressão. Apoia os movimentos em defesa da população LGBTQia+, movimento negro, movimentos de moradia, ocupações urbanas e comunidades tradicionais.

Filiou-se ao PSOL em 2011, contribuindo para a organização e fortalecimento do partido, no estado. Já foi presidente do PSOL Aracaju. Em 2014, foi candidata pela primeira vez, disputando o governo de Sergipe. Já em 2020 foi a oitava vereadora mais votada de Aracaju. Em 2022 foi novamente a oitava mais votada em Aracaju, enquanto deputada federal.


Top 5 da semana

Contribua com a Esquerda Online

Faça a sua contribuição