Boulos participa de conversa com operários e operárias no ABC paulista

Na última quarta-feira (20), em passagem da pré-campanha por São Bernardo do Campo, ABC paulista, o pré-candidato a presidente Guilherme Boulos (PSOL) almoçou e realizou…
Leia Mais

Brasil, austeridade, dívida e comércio

Acabo de voltar do Brasil, onde falei na conferência anual da Sociedade de Economia Política (SEP) na Universidade Federal Fluminense (UFF) no Rio de Janeiro…
Leia Mais

Cinco anos de Jornadas de Junho: o que deu errado?

Onde estão e o que estão fazendo hoje as milhões pessoas que tomaram as ruas no dia 20 de junho de 2013 em todo o…
Leia Mais

O Brasil não pode entregar o ouro

Copa do Mundo rolando. Enquanto a mídia conta o dia do Neymar, os congressistas brasileiros se preparam para entregar o nosso ouro, o pré-sal. O…
Leia Mais
Michel Temer com ministros militares. Foto: Antonio Cruz / Ag. Brasil

O que a cúpula das Forças Armadas quer para o Brasil?

Muitos brasileiros e brasileiras saíram às ruas durante a greve dos caminhoneiros indignados com a situação do país. Muitos inclusive, desesperançados com a política apontaram…
Leia Mais
Rio de Janeiro – O interventor federal na segurança pública do Rio de Janeiro, general Walter Braga Netto, concede entrevista coletiva à imprensa e apresenta o chefe do Gabinete de Intervenção Federal, o general Mauro Sinott (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Quatro motivos que demonstram o fracasso da intervenção no Rio de Janeiro

Intervenção militar na segurança pública do Rio de Janeiro completa quatro meses e os índices de violência pioraram Nesta semana, o Estado do Rio de…
Leia Mais
Torcedores do Flamengo na arquibancada do Maracanã. Coleção MIS

Mercantilização do futebol ou “teoria da conspiração”?

Para os defensores do capitalismo em sua versão neoliberal 2.0, com certeza o título não passa de mais uma “teoria da conspiração”. Algumas pessoas não…
Leia Mais

Dias, meses e anos

Hoje, 14 de junho, faz 3 meses da execução de Marielle, militante do PSOL, e de Anderson. Marielle foi a primeira militante socialista assassinada numa…
Leia Mais
Marina Silva. Foto Elza Fiuza / Arquivo Ag. Brasil

Seis motivos para não confiar em Marina Silva

Pré-candidata da Rede disputa novamente a possibilidade de ir ao segundo turno das eleições presidenciais Na última pesquisa do Datafolha, a pré-candidata da Rede, Marina…
Leia Mais

Gigantes estrangeiras da indústria do Petróleo comemoram partilha do pré-sal

A 4ª rodada dos leilões de partilha do pré-sal, ocorrida no dia 7 de junho, foi marcada pela alegria dos executivos das grandes petroleiras internacionais.…
Leia Mais

Maria Esther Bueno: A maior tenista brasileira

O esporte brasileiro se despediu de uma de suas maiores expoentes. Maria Esther Bueno, a maior tenista brasileira, faleceu nesta sexta, 08, aos 78 anos,…
Leia Mais
O deputado Jair Bolsonaro, pré-candidato à Presidencia . (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Não se deve terceirizar para Ciro Gomes a luta contra Bolsonaro

As virtudes dos homens são semelhantes ao voo dos pássaros. A ave que se habitua à paisagem rasteira perde o gosto pela altura. Sabedoria popular…
Leia Mais

PSOL Camaçari (BA) realiza atividade sobre intervenção militar

Na tarde de 07 de junho, o PSOL Camaçari realizou no centro da cidade uma exposição de fotos com objetivo de informar as pessoas sobre…
Leia Mais
Manifestantes em Brasília. Foto Lula Marques / Agencia PT

O que fará o PT nas eleições?

Em meio ao agravamento da crise política, incertezas eleitorais e intensa turbulência no mercado, a pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Planalto…
Leia Mais

Juliano Medeiros: Convocação de Boulos pela PF é um duplo absurdo

O presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, classificou como absurda e intimidatória a convocação do pré-candidato à Presidência da República, Guilherme Boulos, pela Polícia Federal, para prestar…
Leia Mais

A greve dos caminhoneiros e o papel desempenhado pelo Estado

Ao abrir a página do jornal “El País”, deparo-me com o seguinte título de reportagem: “Cortes em saúde e educação ajudarão a pagar diesel mais…
Leia Mais

Margem de erro segue com popularidade maior que Temer

Pesquisa publicada nesta terça-feira (05) no Atlas Político revela que o presidente Michel Temer é aprovado apenas por 1,7% da população. Se levarmos em conta…
Leia Mais

Quando o preço é apenas um sintoma

Quando a Petrobras foi criada em 19531, durante o 2º governo Vargas, foi resultado de muitas décadas de luta entre duas visões que disputavam a…
Leia Mais

Unb amanhece de luto

Uma estudante da Universidade de Brasília (UnB) se jogou de uma altura de 15m de uma caixa d’água no campus Darcy Ribeiro, nesta terça-feira (04/06).…
Leia Mais

Queda de Parente é uma vitória para os petroleiros e pode abrir crise no projeto de privatização da Petrobras

Ainda como reflexo do movimento de caminhoneiros que parou o país e da greve de advertência dos petroleiros contra a privatização, homem de confiança do…
Leia Mais
Michel Temer. Foto Antonio Cruz/Agência Brasil

Por que Temer ainda não caiu?

O movimento dos caminhoneiros e a greve dos petroleiros colocaram em xeque os planos dos setores que organizaram o golpe parlamentar-jurídico-midiático que levou Temer ao…
Leia Mais
Guilherme Boulos, com participantes do Acampamento da juventude do Afronte, em Niterói (RJ). Foto: Cobertura colaborativa / Esquerda Online

Boulos à juventude: “Nossa campanha vai ser a campanha do movimento, do ativismo”

No acampamento do Afronte, pré-candidato fala de muros, psicanálise e palpita sobre a Copa Guilherme Boulos, coordenador nacional do MTST e pré-candidato a Presidência da…
Leia Mais
Acampamento de jovens em Niterói (RJ)

Acampamento reúne centenas de jovens anticapitalistas em Niterói (RJ)

Neste sábado, 02, encontro recebe Guilherme Boulos, pré-candidato à Presidência Começou nesta sexta-feira, 01, o Acampamento Nacional de jovens anticapitalistas, organizado pelo coletivo Afronte! O…
Leia Mais
Foto: Tomaz Silva/Ag Brasil

Fim da greve dos caminhoneiros: ameaça superada ou oportunidade perdida?

Ao longo dos onze dias que perdurou a greve dos caminhoneiros, a esquerda foi atravessada pela polêmica entre os que viam na greve uma reação…
Leia Mais
Michel Temer e Pedro Parente. Acervo Ag. Brasil

A nova crise do governo Temer e a necessidade de uma alternativa da classe trabalhadora

O pedido de demissão do presidente da Petrobras, Pedro Parente, escancarou a nova crise política atravessada pelo governo Temer (MDB). Diferentemente das crises anteriores, que…
Leia Mais
Protesto contra o governo Temer no Rio de Janeiro. Fernando Frazão/ Agência Brasil

O maior ajuste fiscal é a resposta de Temer à greve dos caminhoneiros

Na última semana vivenciamos uma greve dos caminhoneiros de amplo apoio popular que paralisou o país. Apesar de todas as polêmicas que envolvem este fato,…
Leia Mais
Ciro Gomes participa do programa Roda Viva, no dia 28 de maio. Foto Divulgação

Ciro Gomes não é o mal menor

Tudo é ousado para quem nada se atreve. Fernando Pessoa A impaciência anda sempre com a dor. William Shakespeare O desempenho de Ciro Gomes em …
Leia Mais

O dia em que o pedido de “intervenção militar” ganhou as ruas

Depois do pronunciamento de Temer no domingo declarando aceitar a pauta do movimento grevista dos caminhoneiros presenciamos, já no dia seguinte, 28 de maio, o…
Leia Mais

Hora de sangue frio, e cabeça erguida

Após dez dias de paralisação nas estradas, a crise política e social está instalada no país. Embora haja sensível redução da greve de caminhoneiros, que…
Leia Mais

Exército entra em ação contra caminhoneiros e desbloqueia acesso ao Porto de Santos

Há 10 dias caminhoneiros em greve bloqueiam acessos ao Porto de Santos. A eles se somaram paralisações de estivadores, na última segunda-feira (28), e a…
Leia Mais

Judiciário, golpe e direito de greve: togas de coturno

No dia 29 de maio, foi proferida pelo TST uma decisão que em resumo pretende proibir a greve dos petroleiros. O Argumento dado na decisão…
Leia Mais
Foto: TST / Divulgação

A ministra do TST errou ao considerar a greve dos petroleiros ilegal

O tema da greve política não é pacífico no Tribunal Superior do Trabalho (TST) e a ministra Maria de Assis Calsing foi absolutamente precipitada, ao…
Leia Mais

PSOL RJ aprova apoio à greve nacional petroleira

MOÇÃO DE APOIO À GREVE NACIONAL PETROLEIRA O PSOL no Rio de Janeiro vem, por meio desta, se somar a greve petroleira, a ser realizada…
Leia Mais

TST declara greve dos petroleiros ilegal, mas movimento continua

Em decisão relâmpago da ministra do TST Maria de Assis Calsing, tomada nesta noite (29), a Petrobrás e a Advocacia Geral da União tiveram atendidos…
Leia Mais

Jean Wyllys: ‘Pedro Parente precisa ser afastado da Petrobras’

Desde que foi anunciado por Michel Temer como presidente da Petrobras, o nome de Pedro Parente é amplamente criticado por funcionários de carreira da empresa…
Leia Mais

Unir as lutas contra as privatizações e a ameaça de intervenção

Nos últimos dias, vimos a grande greve dos caminhoneiros, que não suportam mais os aumentos dos combustíveis. É imensamente importante que a gente reflita, em…
Leia Mais

O encontro de Marx e Heine: política e poesia de mãos dadas contra a exploração

Karl Marx era filósofo; Heinrich Heine era poeta: ambos eram alemães. Heine, vinte anos mais velho, foi morar em Paris em 1831, fugindo do antissemitismo…
Leia Mais

Quarta, 30 de maio, é Dia Nacional de Luta

O povo brasileiro está indignado com o alto custo de vida, o valor do gás e do combustível, que já foi reajustado mais de duzentas…
Leia Mais
Valter Campanato/Agência Brasil

Grupos de caminhoneiros se manifestam contra proposta de intervenção militar

Declarações de lideranças do movimento de caminhoneiros e veículos de comunicação da categoria expressaram repúdio à proposta de intervenção militar, mostrando que existe uma diversidade…
Leia Mais

Conferência do M-LPS aprova unificação com a Resistência

Nos dias 25, 26 e 27 de maio de 2018, em São Paulo e Praia Grande (SP), se realizou a Conferência do Movimento Luta Pelo…
Leia Mais