psol

Aracaju: vereadora Sonia Meire faz balanço do primeiro semestre da mandata em 2025


Publicado em: 6 de agosto de 2025

PSOL

Mandata Sonia Meire,

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

PSOL

Mandata Sonia Meire,

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Compartilhe:

Foto: Thay Rocha

Ouça agora a Notícia:

Nesta semana, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) retornou aos trabalhos após o recesso parlamentar. Do dia da posse até agora, foram sete meses de muito trabalho realizado pela gabineta da vereadora Sonia Meire (PSOL), no parlamento e nas ruas, nesse segundo mandato. A parlamentar destacou que durante este primeiro semestre foram protocoladas mais de 200 matérias legislativas e mais de 40 emendas em projetos enviados pelo Executivo.

“Nós trabalhamos muito, e entre as emendas protocoladas estão as para aperfeiçoar as secretarias da Mulher, da Cultura e dos Direitos das Pessoa Com Deficiência. Além disso, aprovamos emendas para a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026, para garantir o pagamento do piso dos profissionais da saúde e da educação. Também aprovamos projetos de lei que tratam tanto da melhoria do currículo na educação municipal, do combate ao trabalho escravo e da retirada das catracas duplas do transporte coletivo de Aracaju e de toda região metropolitana. Atuamos em duas comissões na Câmara, na de Redação e Justiça, que só no primeiro semestre avaliamos mais de setenta projetos, e também na Comissão de Direitos Humanos”, disse Sonia Meire.

> Leia também: Vereadora Sônia Meire-PSOL cobra vagas para quase 3 mil crianças fora da escola em Aracaju

A vereadora destacou também que nas ruas fez campanha de ‘Zero Gravidez na Infância’, junto ao Comitê Estadual de Combate à Mortalidade Materno Infantil, e também nas campanhas do Faça Bonito combatendo a violência sexual contra crianças e adolescentes junto ao Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. No campo da luta, a mandata da vereadora do PSOL esteve junto com entidades e partidos políticos em diversos atos marchando nas ruas pela vida das mulheres, pelos direitos dos servidores, pela defesa do povo Palestino, pela redução da jornada de trabalho, pela água, saneamento básico e taxação das grandes fortunas.

“Nossa principal função é estar sempre perto da população, principalmente a mais vulnerável. Por isso, não deixamos de ir nas unidades básicas de saúde, fiscalizar o que está acontecendo nos bairros, para fazer indicações, indo também nas unidades escolares. Também reconhecemos e lutamos pela valorização da cultura da nossa cidade, incluindo as culturas periféricas. Estamos atuando em diversos bairros de Aracaju, lutando por saúde, educação, infraestrutura, meio ambiente e moradia. A ocupação do Centro Administrativo é o principal símbolo de resistência e luta por moradia por mais de 30 anos na nossa capital, e a luta continuará até que as oitenta e seis famílias tenham seu direito garantido. Vivemos de fato a cidade de Aracaju com tudo que ela demanda e com todo o seu potencial, e seguiremos firmes agora nesse novo semestre”, finalizou a vereadora.


Contribua com a Esquerda Online

Faça a sua contribuição