psol

O povo baiano quer mais! Kleber Rosa será nossa voz.


Publicado em: 30 de junho de 2025

PSOL

Vários

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

PSOL

Vários

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Compartilhe:

Ouça agora a Notícia:

A Bahia foi e continua sendo uma grande trincheira de resistência contra as ideias fascistas que ecoam no Brasil nos últimos anos, protagonizadas pela extrema direita. “Aqui é Bahia, e na Bahia fascista não se cria!” Foram as palavras de ordem que ganharam as ruas em todos os atos de protesto contra os desmandos e absurdos desferidos pelo governo Bolsonaro. Mobilizações que alicerçaram a vitória esmagadora de Lula em nosso estado, em 2022, tendo Salvador como a capital mais “Lulista” do Brasil.

Manter viva a compreensão crítica e a consciência do povo baiano para derrotar a extrema direita a nível nacional continuará sendo o maior desafio da política em 2026. E essa tarefa precisa ser acompanhada por um balanço honesto, crítico e necessário sobre os 20 anos de governos estaduais liderado pelo PT na Bahia que, embora seja uma contenção para o retorno de um projeto das velhas oligarquias e aprofundamento da miséria, implementa políticas nocivas para avanços sociais, econômicos e de garantia da vida do nosso povo, evidenciados principalmente nas políticas de segurança pública, educação, meio ambiente e serviços públicos que estão cada dia mais distantes de um projeto popular, que coloque a garantia da vida no centro das prioridades.

Há um genocídio em curso na Bahia, que tem como alvo, principalmente, a juventude negra que vive nas periferias das grandes cidades. Essa realidade deriva da política de segurança pública focada na letalidade, materializada principalmente na ação da Polícia Militar e que vem se intensificando nos últimos anos. São 9 anos seguidos liderando o triste anuário de segurança pública como a PM que mais mata no Brasil, em números absolutos, mesmo sendo apenas o 4º estado em população. Há um projeto em curso que precisa ser interrompido e superado, com urgência! O povo baiano quer viver e com segurança!

A Bahia ocupou os piores índices de educação (IDEB) no Brasil, onde a falta de valorização dos docentes da educação básica e o descaso com as Universidades Estaduais Baianas nas últimas décadas, tornam ineficazes as pequenas sinalizações progressistas na pasta da educação promovida pelo atual governo Jerônimo. Junto a isso, o sucateamento do serviço público, com precarização do trabalho, ausência de concurso e financiamento da parceria privada, indicam as escolhas privatistas dos últimos 20 anos.

O meio ambiente é rifado em favor do agronegócio e das grandes empresas com aval do governo. Os povos e comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas e ribeirinhos são as vítimas imediatas das escolhas de governar para o agro, cedendo terra, água e licenças ambientais absurdas para favorecer o lucro de poucos em detrimento da saúde do população baiana e consequentemente do planeta, mesmo no cenário de emergência climática.

Diante desse cenário, é preciso construir e apontar um projeto alternativo, popular e à esquerda, que rompa com a lógica dos pactos com a velha política oligárquica. Forjar aliança permanente com os movimentos sociais, os ativistas e a intelectualidade orgânica da Bahia é fundamental para um futuro de direitos, onde o povo baiano possa viver com dignidade plena.

A Bahia pode mais! Queremos o povo negro vivo e com direitos. Queremos um programa ecossocialista que rompa o agronegócio. Queremos mulheres livres do horror do feminicídio. Queremos a população LGBTQIA+ com oportunidade. Queremos emprego e renda. Queremos educação e serviço público de qualidade.

Queremos Kleber Rosa para governador!

Esse projeto, com uma candidatura popular, com participação dos movimentos sociais e equidade de gênero, tem abrigo no partido de todas as lutas e tem a cara do PSOL!

Assinam:
Resistência-PSOL
Insurgência-PSOL
Subverta-PSOL
Fortalecer-PSOL
Coletivo Palmares Resiste-PSOL
Frente Nacional de Lutas-FNL


Contribua com a Esquerda Online

Faça a sua contribuição