brasil
Eugênia Lima-PT foi a única a votar contra título de cidadão olindense a Bolsonaro
Publicado em: 8 de abril de 2025
Mesmo diante de forte mobilização popular contrária, a Câmara Municipal de Olinda aprovou na manhã desta terça-feira (08), por 14 votos a um, o requerimento que concede o título de cidadão olindense a Jair Bolsonaro, que é réu no STF por tentativa de golpe de Estado. A única parlamentar a votar contra a proposta foi a vereadora Eugênia Lima (PT).
Desde o início da manhã, manifestantes ocuparam a frente da Casa Bernardo Vieira de Melo e também as galerias internas, empunhando faixas, cartazes e entoando palavras de ordem. Representantes de movimentos sociais, culturais, estudantis e sindicais denunciaram o que consideram uma afronta à democracia e ao legado de luta popular de Olinda.
Antes da sessão, com as galerias já ocupadas, o sistema de ar-condicionado do plenário chegou a ser desligado e o fornecimento de água mineral suspenso. O presidente da Câmara foi alvo de duras críticas por parte dos manifestantes.
Após a aprovação do título, a vereadora Eugênia Lima lamentou o resultado. “Isso um atentado à nossa democracia. Bolsonaro está sendo acusado de fazer parte de uma organização criminosa que tentou matar o atual presidente, atual vice-presidente e de um do ministro do Supremo, além de tentar dar um golpe de Estado. Se estivéssemos vivendo esse golpe, essa Câmara nem aqui estaria. Fico muito surpresa porque Olinda é uma cidade revolucionária, ao longo da história ela é conhecida com as lutas libertárias, então é inadmissível a gente ter que entregar esse título”, declarou.
Nas redes sociais, a vereadora Eugênia Lima questionou a prefeita de Olinda, Mirella Almeida, e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, sobre suas posições em relação ao título concedido ao ex-presidente. A parlamentar destacou que todos os vereadores que votaram a favor do requerimento integram as bases de apoio das duas gestoras. Por isso, perguntou se ambas também concordam com a homenagem a um investigado por tentativa de golpe de Estado.
Veja como foi a votação:
1-Saulo Holanda (MDB) sim
2-Jesuíno Araújo (PSD) sim
3-Denise Almeida (PSD) sim
4-Professor Marcelo (PSD) sim
5-Felipe Nascimento (PSD) sim
6-Mizael Prestanista (PSD) sim
7-Simplicio (PV) sim
8-Labanca (PV) ausente
9-Eugênia Lima (PT) não
10-Ricardo Souza (Avante) sim
11-Márcio Barbosa (Avante) sim
12-Biai (Avante) ausente
13-Iran Barbosa (DC) sim
14-Milcon Rangel (MDB) sim
15-Sardinha (Agir) sim
16-Sarmento (PL) sim
17-Jadilson Bombeiro (PL) sim














Top 5 da semana

mundo
Notícias da França: excelentes resultados da lista popular de Philippe Poutou, em Bordeaux
brasil
Editorial de O Globo ataca funcionalismo e cobra reforma administrativa
colunistas
Bolsonarismo tem uma estratégia clara
Brasil 2×0 México: Tem que respeitar, aqui é Brasil!
cultura