Manhã de domingo, garoa, friozinho, fundão da Zona Leste de São Paulo, ao lado do Parque do Carmo, no bairro de Itaquera. De repente o “formigueiro” se formou. Alguns milhares de trabalhadores e trabalhadoras, militantes aguerridos da luta por moradia, do mais dinâmico movimento social dos últimos tempos, o MTST, se aglomeram para receber e trocar ideias com Guilherme Boulos e a deputada do PSOL e ex-prefeita de São Paulo, Luiza Erundina, para conversarem sobre a conjuntura atual, a escalada do golpismo e sobre a pré-candidatura da chapa Boulos e Erundina, pelo PSOL, à Prefeitura de São Paulo.
Era impressionante a disposição e garra dos presentes na ocupação Copa do Povo. A recepção à Erundina foi vibrante e mais ainda com a energia dessa mulher guerreira e nordestina, identidade que ela fez questão de lembrar. Vale ressaltar que à frente do palco eram mulheres, a maioria negras, e com as marcas da vida dura destas heroínas da luta da classe trabalhadora.
O presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, também esteve presente e ressaltou a importância da unidade estratégica entre o MTST e o PSOL, para a luta contra o fascismo e a construção de uma alternativa política de esquerda.
Guilherme Boulos falou sobre a conjuntura política do país, e a escalada golpista, após o chamado de Bolsonaro para os atos do dia 15. Ele convocou a militância do MTST a estar na linha de frente da jornada de lutas de março (8M, 14M e 18M), em defesa das liberdades democráticas e dos direitos. Sua liderança é admirável, o respeito, a humildade ao falar com todos e todas presentes, ao responder as perguntas atenciosamente e a firmeza na hora de apresentar a proposta de levar seu nome junto com Erundina para as prévias do PSOL paulistano.
Essa atividade foi uma demonstração de todo potencial que a campanha Boulos & Erundina pode realizar e colocar o PSOL como uma alternativa concreta nas eleições deste ano e construir uma campanha de lutas ligada aos movimentos sociais e a luta contra o reacionário governo de Bolsonaro.
Começou muito bem e tudo demonstra que vai melhorar mais e mais. Agora está com a militância do PSOL confirmar essa dobradinha de ouro nas prévias do PSOL, abrindo o caminho para uma campanha de massas, de luta, de esquerda, radical e independente. Vamos com Boulos e Erundina junto com o povo trabalhador!
Comentários