Servidores de São Leopoldo paralisam contra parcelamento de salários
Publicado em: 14 de setembro de 2017
Da Redação, de São Leopoldo, RS
Na manhã desta quinta-feira (14), as servidoras e servidores municipais de São Leopoldo fizeram uma paralisação parcial contra o parcelamento de salários e pela exigência de outras pautas da categoria, que foram apresentadas durante a negociação do reajuste salarial e que ainda não foram atendidas. O Reajuste Salarial de 2017 do funcionalismo de São Leopoldo foi de apenas 5% parcelado em cinco vezes a partir de outubro até fevereiro de 2018, apesar da data-base ser em abril, significando perda salarial de mais de seis meses.
O prefeito Ary Vanazzi (PT) não se pronunciou sobre o caso e segue descumprindo as promessas de campanha, como a reorganização financeira até julho de 2017 e maior respeito ao funcionalismo que já vinha sofrendo com o parcelamento na gestão do Aníbal Moacir (PSDB) há mais de dois anos, totalizando agora mais de três anos com os salários parcelados.
As pautas exigidas são: a diminuição da jornada de trabalho para compensar as perdas salariais dos anos anteriores; o piso salarial para toda a categoria, uma vez que muitos servidores ganham menos de R$1.000,00 por mês no salário base; e o regime único de trabalho, para que os servidores celetistas passem para o regime estatutário.
Funcionários terceirizados se uniram à paralisação, pois também contam com o salário atrasado após a troca da empresa responsável, além de terem ficado sem a rescisão e sem o último salário. Após a paralisação, foi feita uma caminhada com apitaço da Prefeitura até a sede do sindicato, que não convocou a paralisação e ainda se omitiu, mesmo com a exigência de servidores protocolada.
Hoje foi um dia nacional de paralisações. A luta é coletiva!
Top 5 da semana

brasil
Prisão de Bolsonaro expõe feridas abertas: choramos os nossos, não os deles
colunistas
O assassinato de Charlie Kirk foi um crime político
brasil
Injustamente demitido pelo Governo Bolsonaro, pude comemorar minha reintegração na semana do julgamento do Golpe
psol
Sonia Meire assume procuradoria da mulher da Câmara Municipal de Aracaju
mundo