No próximo sábado, 16, acontecerá o Encontro Nacional Lula Livre, no auditório do Sindicato dos Metroviários de São Paulo (Rua Serra de Japi, 31 – Tatuapé, São Paulo/SP). O evento, uma iniciativa do Comitê Nacional Lula Livre, irá reunir delegações de PT, PCdoB, PSOL, MST, MTST e de muitos outros movimentos sociais, além de ativistas independentes comprometidos com a luta pela liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Lula é um preso político
A condenação de Lula foi um capítulo fundamental do golpe jurídico-parlamentar que levou ao impeachment de Dilma Rousseff e que abriu caminho para a vitória eleitoral de Bolsonaro.
A operação Lava Jato, que teve papel decisivo nesse processo, foi o caminho encontrado por parte das elites brasileiras para criminalizar a direção do PT e inviabilizar a candidatura de Lula à Presidência da República.
Para isso, o Judiciário se utilizou de inúmeros artifícios que romperam com a legalidade jurídica e institucional do país, como a condenação sem provas materiais – baseada apenas nas delações premiadas –, os vazamentos de áudios, a publicação na grande imprensa de depoimentos e a condução coercitiva.
A nomeação de Sérgio Moro para o Ministério da Justiça do governo Bolsonaro confirmou a natureza política da prisão de Lula e acabou com qualquer aparência de imparcialidade da operação Lava Jato.
Vem aí a jornada de lutas pelo Lula Livre
O encontro também vai impulsionar a formação de comitês locais da campanha Lula Livre e organizar um calendário de mobilização entre os dias 07 e 10 de abril.
Nesse período, no qual completa-se um ano da prisão de Lula, é provável que o STF julgue a constitucionalidade da prisão a partir da condenação em 2ª instância. Portanto, será um momento privilegiado para ocuparmos as ruas com manifestações e atos políticos para dialogar com a população e pressionar as autoridades públicas.
A luta pela liberdade de Lula é parte fundamental da defesa das liberdades democráticas, que estão ameaçadas em nosso país. A defesa dos direitos democráticos de Lula não significa a defesa política do projeto de conciliação de classes de Lula e da direção do PT. Todos devemos lutar pela sua liberdade. Por isso, participe do Encontro Nacional Lula Livre e apoie essa campanha.
Confira a programação do encontro:
9h – Conjuntura política, jurídica e internacional da campanha LULA LIVRE, com João Pedro Stédile (MST), Celso Amorim (Ex-Ministro das Relações Exteriores e coordenador do Comitê Internacional Lula Livre) e Valeska Teixeira (advogada do ex-presidente Lula);
11h – Desafios para a construção da campanha: organização, mobilização, comunicação e cultura, com membros da comissão executiva nacional da campanha;
14h – Grupos de trabalho sobre as iniciativas para a organização da campanha;
17h – Encerramento, com saudações de Fernando Haddad, Manuela D’Avilla e Guilherme Boulos.
LOCAL Sindicato dos Metroviários (Rua Serra de Japi, 31 – Tatuapé, S. Paulo, SP)
ALMOÇO: Será cobrada uma taxa de inscrição de R$ 20,00 que dará direito a um almoço coletivo, servido nas instalações do sindicato para todas participantes. Assim será possível garantir a programação e o cumprimento dos horários. Logo após o encontro, a partir das 19h, haverá a FESTA LULA LIVRE.
Faça a sua pré-inscrição no encontro pelo link: https://docs.google.com/forms/d/1Wo5IIR7-SN0u6Y8DBibRK-quQSviZILCCmOiDAhHz3U
LEIA MAIS
A nova condenação de Lula e o desafio de fortalecer a campanha pela sua libertação
Comentários