Maria Esther Bueno: A maior tenista brasileira


Publicado em: 9 de junho de 2018

Brasil

Diogo Xavier, de Recife (PE)

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Brasil

Diogo Xavier, de Recife (PE)

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Compartilhe:

Ouça agora a Notícia:

O esporte brasileiro se despediu de uma de suas maiores expoentes. Maria Esther Bueno, a maior tenista brasileira, faleceu nesta sexta, 08, aos 78 anos, vítima de um câncer. A Bailarina do Tênis, como ficou conhecida, fez parte de uma era de ouro do esporte nacional, nas décadas de 1950 e 1960, quando o Brasil foi bicampeão mundial de futebol (1958 e 1962) e Éder Jofre foi campeão mundial de boxe. Neste momento uma brasileira dominou o tênis feminino.

Nascida em São Paulo em 1939, Maria Esther Bueno rompeu muitos paradigmas para se firmar como uma tenista de excelência. Sendo atleta de um esporte pouco conhecido e praticado no Brasil, nunca teve o devido reconhecimento, mesmo em tempos de Olimpíadas no Rio de Janeiro.

Fez história em um esporte com pouquíssima participação feminina e que até hoje tem premiações de valores diferentes por gênero. Billie Jean King, que fez campanha histórica pela igualdade das mulheres no tênis e fundadora da WTA (Women’s Tennis Association), declarou em 2009: “Maria era uma grande estrela que chamou grande atenção dos fãs, em um tempo em que os homens dominavam os holofotes. Ela merece ser reconhecida.”

A carreira de Maria Esther teve um início já avassalador, vencendo o torneio de Wimbledon aos 19 anos. No ano seguinte venceu os quatro Grand Slam nas duplas. Dona de 19 títulos de Grand Slam e 71 troféus, foi uma das maiores vencedoras em toda a história do tênis mundial.

Em 1978 entrou para o Hall da Fama e se tornou uma propagadora do esporte no País. Nos últimos anos trabalhava como comentarista por um canal de TV fechada e continuava divulgando o tênis no Brasil.

O país perde a sua maior tenista e uma das mulheres mais importantes na divulgação do esporte.

Visite o site de Maria Esther Bueno (Em inglês)

 


Contribua com a Esquerda Online

Faça a sua contribuição