Governo acaba com o Serviço Social do INSS e dificulta ainda mais o acesso da população aos direitos previdenciários e assistenciais
Fim do Serviço Social do INSS fará com que a orientação sobre os direitos seja feita apenas por telefone e internet e afetará idosos e pessoas com deficiência
Publicado em: 14 de novembro de 2019
A Medida Provisória MP 905, editada em 11 de novembro, traz uma série de ataques aos direitos dos trabalhadores, entre estes, a precarização das contratações de trabalho, através da criação da carteira verde e amarelo, beneficiando os patrões e retirando ainda mais direitos dos trabalhadores. A MP precisa ser combatida por toda a classe trabalhadora.
No INSS, a MP extingue o Serviço Social previdenciário, um serviço que é um direito dos trabalhadores e que já existe no INSS desde 1944, com suas ações voltadas para a garantia de direitos. A extinção desse importante serviço trará prejuízos no acesso aos direitos de milhares de pessoas que são atendidas no INSS todos os dias e principalmente para os idosos e pessoas com deficiência.
O Serviço Social no INSS atende a população orientando sobre seus direitos, realiza as avaliações sociais das pessoas com deficiência para acesso ao benefício assistencial para a pessoa com deficiência com base no conceito de deficiência definido na Lei Brasileira de Inclusão e na Convenção da Pessoa com Deficiência e ainda, realiza Parecer Social para acesso aos direitos previdenciários e assistenciais, atua nas orientações coletivas sobre os direitos previdenciários e assistenciais na comunidade nos diversos serviços públicos e presta assessoria aos profissionais desses serviços para garantir que as informações sobre os direitos cheguem até a comunidade.
O INSS está sendo desmontado, a fila por espera no acesso aos benefícios é longa, não há concurso público para garantir servidores suficientes para atender a população com dignidade e o governo afasta a população das agências e insiste que realizem a maior parte dos requerimentos e procedimentos pela internet e pelo telefone, desconsiderando a exclusão digital do país. Isso traz empecilhos para a população no acesso a essa política pública e o Serviço Social ainda é um dos poucos serviços dentro do INSS que garantem o atendimento da população e a orientação sobre seus direitos, estabelecendo com os cidadãos a solução de seus problemas na relação com a Previdência Social, conforme previsto no artigo 88 da Lei 8213.
Após a MP, teve início uma grande mobilização com a sociedade civil organizada para a supressão imediata da alínea (a) do inciso XIX do artigo 51 da MP 905. Participe da mobilização em defesa do Serviço Social Previdenciário como direito dos trabalhadores, assinando o abaixo-assinado virtual.
*Poliana Campos faz parte da Direção Sindical do SINSPREV SP e da FENASPS e é militante da Resistência/PSOL em São José dos Campos (SP)
LEIA MAIS
O envelhecimento da população, por Edgar Fernandes Neto
Top 5 da semana

brasil
Prisão de Bolsonaro expõe feridas abertas: choramos os nossos, não os deles
colunistas
O assassinato de Charlie Kirk foi um crime político
brasil
Injustamente demitido pelo Governo Bolsonaro, pude comemorar minha reintegração na semana do julgamento do Golpe
psol
Sonia Meire assume procuradoria da mulher da Câmara Municipal de Aracaju
mundo