Orientações jurídicas para quem está na “lista antifa” do deputado bolsonarista
Publicado em: 8 de junho de 2020
Ouça agora a Notícia:
O Setorial Jurídico do PSOL do estado de São Paulo organizou um passo-a-passo de orientações jurídicas para quem teve dados vazados no “dossiê” conhecido como “Lista Antifa”, que expõe a imagem, documentos, redes sociais e outras informações de centenas de pessoas associadas de alguma forma à militância antifascista. O dossiê que mais repercutiu foi o do deputado estadual bolsonarista Douglas Garcia, de São Paulo.
Veja abaixo o passo-a-passo do que fazer se você está em alguma dessas listas criminosas:
- Desde já, faça um Boletim de Ocorrência Online individual– Passo-a-passo do Boletim de Ocorrência (exemplo de SP)
– Acesse o site https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/pages/comunicar-ocorrencia e entre em “Outras Ocorrências”.
– No local e hora da ocorrência insira o horário que ficou ciente de sua inserção na lista. O local pode ser sua residência mesmo ou outro local onde teve ciência do fato.
– O próximo passo será a inserção dos seus dados pessoais enquanto vítima. É importante se identificar, pois alguns pedidos irão solicitar inclusive a sua proteção pessoal perante a Secretaria de Segurança Pública.
– Haverá pedido de inserção de outras pessoas, de veículos e de objetos ou documentos, selecione NÃO em todas.
– Descreva o ocorrido.Obs.: Não é necessário anexar a lista, a Polícia Civil já a possui e será anexada nos processos posteriormente. - Printe qualquer ameaça que sofrer e/ou mensagem de ódio que receber, para que sejam apuradas e possam ser feitas as medidas judiciais cabíveis
- Para os menores de idade, os líderes de movimentos sociais e os que tiveram seus dados residenciais e profissionais vazados, o Setorial está organizando um espaço para diálogo direto. Entre em contato com: [email protected]
- Faça uma denúncia individual e coletiva na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (DECRADI), órgão da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. O Setorial Jurídico do PSOL-SP pressionará para que haja investigação de onde surgiu a lista e os responsáveis sejam indiciados.
- Em conjunto com outras entidades e movimentos, o Setorial Jurídico está construindo uma série de representações para apuração em órgãos federais, estaduais e internacionais de Direitos Humanos, além de uma ação no Conselho de Ética contra o deputado Douglas Garcia, entre outras ações.
- Na dúvida, procure um advogado ou a Defensoria Pública para te orientar.
FONTE: PSOL Nacional
Top 5 da semana

brasil
Prisão de Bolsonaro expõe feridas abertas: choramos os nossos, não os deles
brasil
Injustamente demitido pelo Governo Bolsonaro, pude comemorar minha reintegração na semana do julgamento do Golpe
psol
Sonia Meire assume procuradoria da mulher da Câmara Municipal de Aracaju
mundo
11 de setembro de 1973: a tragédia chilena
mundo