Resolução do PSOL sobre a democracia na Bolívia
Publicado em: 11 de agosto de 2020
Quase um ano após o golpe que derrubou o presidente Evo Morales, a Bolívia vive sob um chamado “governo de transição” antidemocrático que aprofunda a crise política, social e sanitária do país. Perseguindo e criminalizando seus oponentes políticos, o regime direitista de Jeanine Áñez não conta com apoio popular e busca manter o poder através de ameaças e medidas autoritárias.
O adiamento das eleições foi um destes graves ataques, utilizando-se da desculpa da pandemia para postergar um processo de decisão popular provavelmente desfavorável para Áñez, que hoje está apenas em terceiro lugar nas pesquisas eleitorais. A hipocrisia deste governo se mostra mais evidente quando se verifica a falta de políticas públicas concretas para o enfrentamento da Covid no país.
Frente a esta situação, a classe trabalhadora boliviana se mobiliza. A Federação de Mineiros leva adiante um grande processo de jornada de lutas em diversas regiões, sendo acompanhada pela Central Operária Boliviana (COB). Em resposta, o governo mobiliza seu aparato de repressão policial e militar contra o povo, aprofundando o impasse que pode ter um desfecho violento.
Desde o Brasil, o PSOL se solidariza com os lutadores e lutadoras bolivianas em sua resistência contra o autoritarismo direitista. Da mesma forma, denunciamos as manobras antidemocráticas do governo de Áñez e prestamos nosso apoio ao Movimento ao Socialismo (MAS) e demais organizações políticas perseguidas no país.
Em defesa da democracia na Bolívia
Garantia de eleições livres e democráticas
Contra a intervenção militar e ameaças golpistas
Pela soberania do povo boliviano
Diretório Nacional do PSOL, 08 de Agosto de 2020.
Top 5 da semana

brasil
Prisão de Bolsonaro expõe feridas abertas: choramos os nossos, não os deles
colunistas
O assassinato de Charlie Kirk foi um crime político
brasil
Injustamente demitido pelo Governo Bolsonaro, pude comemorar minha reintegração na semana do julgamento do Golpe
psol
Sonia Meire assume procuradoria da mulher da Câmara Municipal de Aracaju
mundo