Pular para o conteúdo
BRASIL

Torcidas se mobilizam contra Bolsonaro

Por: Diogo Xavier, de Recife, PE

A Torcida Gaviões da Fiel é a maior torcida organizada do Brasil e numa nota oficial em suas redes sociais no dia 20 de setembro se colocou de forma categórica contra o candidato Jair Bolsonaro. A nota cita toda a história da torcida que nasceu para combater uma ditadura dentro do clube e também para combater a ditadura militar que tinha influência direta em diversos clubes. O Corinthians foi também um dos maiores exemplos de luta contra a ditadura com a Democracia Corinthiana que questionava o autoritarismo dentro do clube e teve como um de seus líderes o craque Sócrates.

Após o posicionamento, diversas outras torcidas e coletivos de torcedores se posicionaram por todo o país. A torcida Jovem do Sport lançou uma nota dizendo que não apóia ditadura, a Torcida Jovem do Santos também se posicionou contrária ao candidato. Além de diversas torcidas Antifa como a do Flamengo, Internacional, Grêmio, Santa Cruz, Coritiba e Fluminense. Além de terem ganhado apoio internacional de torcidas do Racing da Argentina, St. Pauli da Alemanha e do Colo- Colo do Chile.

As mulheres, que têm sido a vanguarda na luta e na rejeição ao candidato, também se posicionaram. Apesar do ambiente extremamente machista, diversos grupos de torcedoras têm se organizado e se posicionaram contra o candidato, como o Movimento Coralinas e Força Feminina Colorada. Colocaram-se contra o candidato, que simboliza um retrocesso para as mulheres e tem posicionamentos machistas.

Todas essas manifestações têm por base o repúdio às declarações fascistas do candidato do PSL e, para além disso, a sua postura enquanto segregador dos grupos na arquibancada. O torcedor de futebol sofre na pele cotidianamente com a brutalidade da polícia e os abusos da justiça. Por todo o país, o judiciário se apressa em proibir bandeiras, faixas e materiais das organizadas dentro dos estádios, assim como a tenta excluir desses torcedores o direito de se organizar.

A chegada de um candidato que fala abertamente que vai dar carta branca para a polícia e que marginaliza a periferia confere um risco severo aos que estão freqüentes nas arquibancadas apoiando seu time.

Alguns coletivos que discutem a política e o futebol também se posicionaram e têm convocado a discussão do esporte para uma pauta a ser abraçada pelos candidatos, tendo em vista que, apesar do futebol fazer parte do cotidiano do povo brasileiro, os governos têm prestado pouca ou nenhuma atenção com esse tema. O Coletivo Democracia Santacruzense, a Frente Esquadrão Popular e a Brigada Popular Alvirrubra foram alguns desses grupos que lançaram notas contra o candidato.

Marcado como:
Bolsonaro / torcidas