Gabriel Boric é diplomado presidente do Chile. Posse ocorre em 11 de março
Publicado em: 10 de janeiro de 2022
Nesta segunda-feira, 10, por volta do meio-dia, Gabriel Boric, 36, foi diplomado presidente do Chile, em cerimônia no Tribunal Qualificador das Eleições (Tricel). Ele está apto para assumir a presidência do país no próximo dia 11 de março. A ata de promulgação da sua eleição foi assinada pela presidenta do Tribunal, ministra Rosa Egnem Saldías, acompanhada de quatro ministros e do presidente da Suprema Corte do país.
Boric estava acompanhado de sua companheira, a cientista social Irina Karamanos, 32, com quem posou para fotografias. Ele agradeceu aos milhões de eleitores e afirmou: “Darei o melhor de mim para estar a altura das expectativas que despertamos”.
O deputado do partido Convergência Social, de Frente Ampla, foi eleito com 55,87% (4.620.890 votos), derrotando o candidato da extrema direita, Jose Antonio Kast. Até a sua posse, em março, Boric segue como deputado nacional, eleito por Magallanes, no extremo sul do país. No parlamento, ele tem atuado preparando medidas relacionadas ao futuro governo, como o projeto em relação ao sistema de pensões, que está em pauta do Congresso.
Após deixar a sede do tribunal, Boric anunciou que irá divulgar todo o seu ministério até o final do mês e conclamou o parlamento a aprovar um projeto de lei e alcançar um acordo em janeiro para o indulto aos presos políticos da revolta chilena, que permanecem presos desde o estallido social, em 2019.
Top 5 da semana

brasil
Prisão de Bolsonaro expõe feridas abertas: choramos os nossos, não os deles
colunistas
O assassinato de Charlie Kirk foi um crime político
brasil
Injustamente demitido pelo Governo Bolsonaro, pude comemorar minha reintegração na semana do julgamento do Golpe
psol
Sonia Meire assume procuradoria da mulher da Câmara Municipal de Aracaju
mundo