Pelo fim do genocídio Guarani e Kaiowá! Pelo fim do genocídio indígena no Brasil!


Publicado em: 27 de junho de 2022

Brasil

Danilo Augusto, de Niterói, RJ

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Brasil

Danilo Augusto, de Niterói, RJ

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Compartilhe:

Ouça agora a Notícia:

Em um mês marcado pelos assassinatos de Dom Phillips e Bruno Pereira enquanto ambos agiam para denunciar o descaso do governo Bolsonaro em relação a proteção de terras e povos indígenas, o genocídio dos povos originários do Brasil ganhou um novo capítulo neste final de semana. Agindo como milícia paga de fazendeiros, a Polícia Militar do Mato Grosso do Sul assassinou a tiros um indígena Guarani e Kaiowá e feriu tantos outros enquanto esses tentavam tomar suas terras ancestrais ocupadas por fazendeiros. Duas mulheres e uma criança estariam desaparecidos. Toda a ação ocorreu sem nem mesmo haver uma ordem judicial para reintegração de posse e a revelia da Polícia Federal, única autorizada a atuar em casos como este.

Questionada sobre a ação, a Secretaria de Segurança Pública defendeu a atuação da Polícia Militar do Estado. Vale lembrar que o atual responsável pelo cargo, o secretário Antônio Carlos Videira, já havia comandado ação semelhante em 2018, quando ainda estava no comando da Polícia Civil do estado.

Cercados pelo latifúndio e expulsos de suas terras, os Guarani-Kaiowá lutam há anos pela demarcação de suas terras ancestrais. Ao mesmo tempo, sofrem assédio para que deixem suas terras restantes. Junto a isso, os povos Guarani e Kaiowá da região sofrem com a intolerância religiosa, assédio de grupos religiosos e ataques frequentes por parte de jagunços contratados pelos proprietários da região.

Exigimos então o fim do genocídio Guarani e Kaiowá! Pela responsabilização da Polícia Militar e do Estado Mato Grosso do Sul! Pela justiça contra os assassinos! Pela demarcação da terra Guarani e Kaiowá! O não ao Marco Temporal e pelo fim genocídio indígena no Brasil!

Militante do Setorial Ecossocialista da Resistência/PSOL.

SAIBA MAIS


Contribua com a Esquerda Online

Faça a sua contribuição