O Brasil de Bolsonaro: oito bebês no hospital todos os dias por desnutrição
País tem a maior hospitalização de bebês nos últimos 14 anos
Publicado em: 26 de outubro de 2022
O Brasil registrou, em 2021, a pior taxa de internação de bebês por desnutrição dos últimos 14 anos. Foram oito crianças de até um ano de idade, levadas ao hospital, todos os dias, por falta de comida.
Os dados são da Fundação Oswaldo Cruz e do Unisef, a partir de informações do Ministério da Saúde, e mostram mais uma marca do governo Bolsonaro.
Foram registradas 113 internações por desnutrição a cada 100 mil nascimentos, em 2021. Trata-se de aumento de 10,9% em relação a 2008 (101,9 casos de hospitalização), ano de início do período analisado. Em números absolutos, 2.939 crianças de até um ano precisaram de internação no ano passado, para ter acesso a alimentação básica.
O problema é ainda mais grave entre bebês que vivem na região Nordeste, onde o número de internações é 51% maior que a taxa nacional. Especialistas em nutrição afirmam que a desnutrição em bebês pode ser irreversível e provocar déficit de atenção e de desenvolvimento.
Vale lembrar que, no governo Bolsonaro, a extrema pobreza também aumentou no Brasil e, atualmente, chega a 49 milhões de pessoas, 23% da população. Segundo os dados oficiais, desde janeiro de 2019, quando começou o governo de Bolsonaro, até setembro de 2022, o número de pessoas que vivem em extrema pobreza aumentou em 10 milhões.
Top 5 da semana
Notícias da França: excelentes resultados da lista popular de Philippe Poutou, em Bordeaux
Editorial de O Globo ataca funcionalismo e cobra reforma administrativa
Black Metal e suas ligações com o Nazismo
lgbtqi
Não é sobre ser, mas sobre para onde vai meu ser
mundo