Parlamentares brasileiros condenam a repressão no Peru
A partir de uma iniciativa da deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS), deputadas e deputados do partido enviaram uma carta à Embaixada da República do Peru no Brasil
Publicado em: 19 de janeiro de 2023
No dia 17 de janeiro, deputadas e deputados federais do PSOL enviaram uma carta à Embaixada da República do Peru no Brasil expressando sua profunda preocupação diante da repressão que sofre o povo do país irmão. A iniciativa é da deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS).
Crescem as ações de protesto em todo o país contra o governo usurpador de Dina Boluarte, que nos últimos 40 dias já provocou a morte de quase 50 pessoas e deixou mais de 500 feridos. Às manifestações que exigem a liberdade do ex-presidente Pedro Castillo, a renúncia do governo e o adiantamento das eleições, a polícia e as forças armadas respondem com mais violência.
Como afirma o Manifesto da organização política Súmate al Nuevo Perú:
“Ao mesmo tempo em que Boluarte e seu Primeiro Ministro Otárola dão luz verde para a repressão violenta no sul do país, em Lima o pacto de impunidade é selado, o Congresso dá o voto de confiança ao novo gabinete, deixando impune o assassinato de nossos compatriotas, numa clara demonstração política de que o Executivo e o Legislativo estão em um caminho de maior confrontação contra o povo mobilizado para assim garantir a continuidade do modelo econômico neoliberal e garantir os negócios e privilégios dos grupos no poder.”
O movimento popular está chamando a mais ampla unidade para organizar e deflagrar uma Greve Nacional dia 19 de janeiro.
A seguir, reproduzimos a íntegra da carta dos parlamentares brasileiros:
Brasília, 17 de janeiro de 2023
Sua Excelência, Sr. Embaixador da República do Peru no Brasil
Sr. Rómulo Fernando Acurio Traverso
Atenciosamente
Desejamos expressar nossa profunda preocupação com a repressão brutal que sofre o povo peruano que, desde 7 de dezembro, sofre a violência do aparelho repressivo do governo de Dina Boluarte e do Congresso que a apoia. Nas mãos da Polícia Nacional Peruana e das Forças Armadas, 49 pessoas já foram mortas e mais de 500 feridas nas regiões de Ayacucho, Apurímac, Cusco, Junín, La Libertad e Arequipa. Recentemente, na cidade de Juliaca, Departamento de Puno, 17 manifestantes foram mortos por exigirem eleições antecipadas, a libertação do ex-presidente peruano Pedro Castillo e a renúncia de Boluarte. O povo peruano exige eleições e reformas de fundo que lhe dêem a possibilidade de um processo nacional constituinte.
Tendo em vista o acima exposto, declaramos que:
- Somos solidários com a luta do povo peruano.
- Pedimos que pare imediatamente a repressão e o uso de armas pelas forças de segurança do Estado e que as mortes causadas até o momento sejam devidamente investigadas nos tribunais correspondentes.
- Os direitos de cada cidadão e cidadã do Peru devem ser garantidos.
- Parar a criminalização dos manifestantes, que visa compará-los com grupos violentos.
Assinam: Deputadas e deputados Federais do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) – Brasil
Fernanda Melchionna
Sâmia Bomfim
Erika Hilton
Glauber Braga
Luiza Erundina
Henrique Vieira
Ivan Valente
Talíria Petrone
Vivi Reis
Tarcísio Motta
Luciene Cavalcante
Mais lidas
mundo
Colômbia ameaçada
editorial
10 Anos de Esquerda Online: uma década de disputa ideológica nas redes
mundo
Das Olimpíadas de Hitler à Copa do Mundo de Trump
brasil
30 de Junho: Dia Nacional de Mobilização pelo Fim da Escala 6×1 e pela Redução da Jornada de Trabalho sem redução do salário
editorial









