O Esquerda Online (EOL) é um portal de notícias e análises comprometido com a luta antifascista, democrática e socialista. Surgiu em 2016 para ajudar na resistência em tempos de avanço da extrema direita.
O EOL tem destacada presença na mídia independente e de esquerda no país, buscando atuar de modo articulado nas redes — Website, Instagram, Facebook, YouTube, Twitter e WhatsApp.
Durante o governo Bolsonaro, o EOL centrou fogo no combate ao fascismo. Foi parte ativa da luta pelo Fora Bolsonaro. E, em 2022, entrou com tudo na campanha pelo voto em Lula para derrotar o genocida.
O EOL tem lado na luta de classes. Por isso, divulgamos as lutas dos trabalhadores, do povo negro, das mulheres, das LGBTQIs, da juventude e dos povos indígenas.
Produzimos avaliações políticas sobre os principais acontecimentos nacionais e internacionais, sempre sob a perspectiva dos explorados e oprimidos.
Nossa mídia acolhe olhares críticos sobre temas culturais, artísticos e esportivos. Assim como diversas elaborações teóricas de intelectuais marxistas do Brasil e de fora.
Bolsonaro perdeu as eleições, mas a extrema direita segue viva. Por isso, o EOL manterá intensa atuação no combate ao bolsonarismo. Afinal, nada é mais importante do que derrotar o fascismo dos nossos tempos.
Ao mesmo tempo, nos propomos a ser uma mídia de esquerda independente, que pressione o governo Lula pelas pautas à esquerda. Defendemos Lula dos ataques da extrema direita, mas também criticamos o governo quando necessário.
O Esquerda Online acredita que a mobilização, conscientização e organização do povo trabalhador e oprimido é o caminho para derrotar o fascismo e mudar o Brasil a favor das maiorias sociais. Fortalecendo as ideias de esquerda e socialistas nas redes, buscamos dar a nossa contribuição nessa luta!