Vereadora Sonia Meire (PSOL-SE) repudia tentativa de intimidação de Valmir de Francisquinho
Publicado em: 1 de junho de 2026
Gabinete Sonia Meire
Na noite de quarta-feira (27), a vereadora professora Sonia Meire (PSOL) teve conhecimento via imprensa que o aliado da prefeita Emília Corrêa (Republicanos), o pré-candidato a governador Valmir de Francisquinho (Republicanos), está a processando, como também alguns meios de comunicação, jornalistas e figuras públicas, por conta do seu posicionamento em defesa das mulheres na política e no combate ao discurso machista que o mesmo proferiu. A parlamentar fez um vídeo repudiando as falas do pré-candidato, que em uma emissora de rádio fez declarações dizendo que ‘mulher minha não se envolve em política’ e ‘mulher em política, esquece’.
Quando uma mulher parlamentar é atacada ou intimidada por denunciar o machismo, isso não atinge apenas uma pessoa, mas sim toda a sociedade. Esse tipo de discurso fortalece a violência política de gênero e tenta intimidar todas as mulheres que ousam ocupar os espaços de poder e de decisão
“Quando uma mulher parlamentar é atacada ou intimidada por denunciar o machismo, isso não atinge apenas uma pessoa, mas sim toda a sociedade. Esse tipo de discurso fortalece a violência política de gênero e tenta intimidar todas as mulheres que ousam ocupar os espaços de poder e de decisão. Sem intimidações seguirei, enquanto parlamentar e feminista, denunciando discursos machistas e misóginos. Reafirmo meu compromisso com a defesa das mulheres e no combate a esse tipo de violência. O parlamento brasileiro é sub representado pelas mulheres e falas como essa só contribuem para deslegitimar a participação de mulheres nos espaços de poder, inclusive na política. Não nos silenciaram”, disse Sonia Meire.
A assessoria jurídica da parlamentar Sonia Meire já está acompanhando o caso e aguardando a citação para tomar as medidas cabíveis. A mandata da vereadora não tolerará nenhum tipo de ataque, seja ele feito em redes sociais ou na imprensa, e também não admite qualquer intimidação por parte de seja quem for. Em breve informaremos aos meios de comunicação quais medidas foram tomadas pelo jurídico.
Ver essa foto no Instagram
Mais lidas
mundo
Colômbia ameaçada
editorial
10 Anos de Esquerda Online: uma década de disputa ideológica nas redes
mundo
Das Olimpíadas de Hitler à Copa do Mundo de Trump
brasil
30 de Junho: Dia Nacional de Mobilização pelo Fim da Escala 6×1 e pela Redução da Jornada de Trabalho sem redução do salário
editorial









