40 anos de carreira do mundo livre s/a rendem homenagens


Publicado em: 3 de dezembro de 2025

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Esquerda Online

Compartilhe:

Ouça a Notícia:

A banda mais velha do mangue está colhendo os frutos pela persistência. Após quatro décadas de serviços prestados à cultura pernambucana e brasileira, o mundo livre s/a continua mais relevante do que nunca. Uma prova disso é que, depois de ter a sua história contada em livro, os mangueboys serão homenageados na Câmara do Recife no próximo dia 10/12, quarta-feira, às 17h, em iniciativa da vereadora Liana Cirne.

O evento gratuito coloca uma cereja no bolo de ameixa da banda criada em 1984, em Candeias, por Fred Zero Quatro, e cuja jornada foi narrada em detalhes por Pedro de Luna nas 552 páginas da biografia “mundo livre s/a 4.0 – do punk ao mangue”.

Para 2026, a banda já começará sambando com a G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio, que elegeu o manguebeat como tema para o seu enredo no carnaval carioca. Em março, os punks de Candeias tocarão pela primeira vez no festival Lollapallooza, em São Paulo, e, em maio, será a vez do festival Coolritiba, na capital paranaense.

Recentemente o biógrafo Pedro de Luna realizou palestras em unidades do Sesc em Pernambuco e teve a oportunidade de trocar figurinhas com Zero Quatro. O vocalista confirmou o quanto o livro colocou a banda em uma prateleira acima e vem ajudando no reconhecimento, ainda que tardio:

“Quando eu terminei de escrever, tive certeza do quanto o mundo livre s/a foi subestimado. Agora, o próprio Fred tem se valorizado mais e, sempre que possível, destaca que foi ele quem escreveu o manifesto mangue e foi uma das cabeças pensantes da cooperativa musical surgida no início dos anos 1990. A banda permanece ativa por quatro décadas, mesmo que mergulhada entre a lama do underground e a praia do mainstream.”

No momento, Pedro se divide entre eventos com a biografia do mundo livre s/a e, também, a da banda carioca Planet Hemp, que foi atualizada, ampliada e relançada pela sua Ilustre Editora. “Adoraria escrever a biografia do cantor Otto, do rapper Black Alien e da banda O Rappa, mas só embarco nessa se o biografado vier junto comigo.”

Serviço:
Sessão solene homenageando os 40 anos da banda mundo livre s/a
Quarta-feira, 10 de dezembro, das 17h às 18h.
Câmara Municipal do Recife: Rua Princesa Isabel nº 410 – Boa Vista.
Entrada franca.

A biografia “mundo livre s/a 4.0 – do punk ao mangue” (Ilustre Editora, 552 páginas), escrita por Pedro de Luna, pode ser adquirida pela Amazon ou direto com o autor pelo instagram.com/biografiamundolivresa


Contribua com a Esquerda Online

Faça a sua contribuição