brasil

Deputada Bella Gonçalves-PSOL apresenta Projeto de Lei da Tarifa Zero em audiência pública na ALMG

Projeto vai garantir a gratuidade no sistema de ônibus metropolitano da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e no sistema metroferroviário da capital mineira


Publicado em: 1 de outubro de 2025

Brasil

Mandato Bella Gonçalves, de Minas Gerais

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Brasil

Mandato Bella Gonçalves, de Minas Gerais

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Compartilhe:

Ouça agora a Notícia:

Nesta quarta-feira (2/10), a partir das 9h30, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai sediar uma audiência pública para debater a implementação da tarifa zero no transporte público do Estado.

Durante a audiência, a deputada Bella Gonçalves vai apresentar e protocolar o Projeto de Lei que institui a gratuidade no sistema de ônibus metropolitano da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e no sistema metroferroviário da capital mineira.

O projeto propõe que o financiamento da tarifa zero seja garantido a partir do fim das isenções fiscais concedidas às grandes locadoras de veículos e da cobrança do IPVA sobre jatinhos, iates e lanchas, hoje isentos. Além disso, iguala a alíquota de IPVA das locadoras à dos proprietários comuns de veículos.


A expectativa é que o aumento da arrecadação seja mais do que suficiente para custear a gratuidade do transporte coletivo, prevista dentro de um período de transição de quatro anos. O modelo será ajustado para remunerar as empresas por quilômetro rodado, em consonância com o plano metropolitano de mobilidade e com as urgências impostas pela emergência climática.

A deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL), autora da proposta, ressalta a necessidade de priorizar a população no uso dos recursos públicos:

“O governador concede bilhões em isenções fiscais para grandes empresas como a Localiza, enquanto a população segue pagando caro por um transporte precário. Esse mesmo dinheiro pode e deve garantir ônibus e metrô de graça para todas e todos em Minas Gerais”, defende a parlamentar.

A audiência pública será aberta ao público e contará com a participação de representantes de movimentos sociais, especialistas em mobilidade urbana e entidades da sociedade civil.

 

Voir cette publication sur Instagram

 

Une publication partagée par Iza Lourença (@izalourenca)


Contribua com a Esquerda Online

Faça a sua contribuição