brasil
Aracaju: vereadora Sonia Meire denuncia problemas graves nas escolas municipais
Publicado em: 30 de setembro de 2025
Foto: Luanna Pinheiro
Ouça agora a Notícia:
A vereadora Sonia Meire (PSOL) começou a semana de sessões parlamentares na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) utilizando a tribuna durante o pequeno expediente, nesta terça-feira, dia 30, para denunciar o descaso da secretaria municipal de educação (Semed) e também da empresa Iguá com relação às escolas em Aracaju. A parlamentar destacou que a empresa que fornece água precisa realizar ações urgentes na porta de duas escolas, que estão com esgotos à céu aberto.
“Na frente da escola Tenisson Ribeiro é necessário que seja realizada uma ação urgente, discutindo com também com a Emurb, por conta da quantidade de água, fazendo com que as pessoas não tenham acesso à escola. É saneamento junto com obra de infraestrutura que precisa ser realizado. E também temos um caso muito grave na EMEI Antonio Valença Rollemberg, no Augusto Franco. É um prédio alugado, que a igreja alugou para a Semed, onde as famílias, as crianças e a vizinhança vêm passando por uma situação de insalubridade, expostas ao mal cheiro e até de contaminação, riscos sanitários. Existe um esgoto estourado, já foi feita uma solicitação por parte do dono do imóvel desde o início do ano, e a Iguá não toma nenhuma providência”, disse Sonia Meire.
A falta de manutenção com o saneamento nas portas das escolas acaba também prejudicando o interior das unidades de ensino. A fossa do lado de fora que não vem sendo cuidada, acaba provocando o retorno da água para dentro das escolas, prejudicando o interior dos prédios. Além dos problemas de saneamento, a vereadora do PSOL destacou o descaso por parte da Semed nas condições das escolas. Móveis quebrados e não utilizados estão amontoados em locais inadequados dentro das escolas e também a falta de climatização que continua em algumas unidades de ensino.
“Nós visitamos essas escolas e observamos uma série de problemas. Já colocamos emenda parlamentar, para melhorar as condições dos locais, mas as crianças e os profissionais vêm sendo desrespeitados, tudo é feito no improviso. Mostramos as fotos da EMEF Tenisson Ribeiro, no bairro Robalo, onde um elevador que não está sendo utilizado para transportar as pessoas, e vem sendo utilizado como depósito. Além disso, também temos uma escorregadeira que está colocada em um lugar inadequado, onde as crianças podem se machucar. Na mesma escola, existem outros espaços onde cadeiras velhas estão amontoadas. É preciso que a Semed analise essa situação, porque não é possível que continue desta forma. Faremos indicações, continuaremos defendendo as condições de trabalho, e para piorar essa escola não tem climatização, o verão vai começar e situação pode piorar”, finalizou a vereadora.
Top 5 da semana

especiais
O governo Trump, o avanço da extrema direita europeia e a resistência socialista nas ruas e nas eleições
brasil
Aracaju: vereadora Sonia Meire denuncia problemas graves nas escolas municipais
movimento
Tecendo a manhã
mundo
Equador: acuado, Noboa aumenta a repressão
mundo