brasil

Fizemos um ato histórico em Santos, mas o jornal A Tribuna não viu


Publicado em: 24 de setembro de 2025

Brasil

Leandro Olimpio, jornalista da Frente Sindical Classista

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Brasil

Leandro Olimpio, jornalista da Frente Sindical Classista

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Compartilhe:

Foto: Leandro Olimpio

Ouça agora a Notícia:

No último domingo (21), a esquerda da Baixada Santista fez seu maior protesto desde as mobilizações pelo ‘Fora Bolsonaro’. O protesto contra a PEC da Bandidagem e a anistia aos golpistas reuniu cerca de 2 mil pessoas, em Santos, que fizeram uma bonita passeata na Av. Ana Costa, entre a Estação da Cidadania e a Praça da Independência.

Foto: Leandro Olimpio

Apesar disso, o periódico A Tribuna, o maior veículo de comunicação da região, ignorou o protesto em sua edição de segunda-feira (22). Talvez o jornal tenha sido surpreendido com um ato tão grande. Afinal, tanto à esquerda quanto à direita, os atos de 7 de setembro não foram expressivos. Mas não cabe ao jornalismo exercícios de futurologia. Seu dever é apurar a notícia e, tendo relevância, publicá-la.

A relevância do ato está mais do que comprovada nas imagens que circulam na internet. E se na edição impressa não era possível corrigir este erro, na internet esse furo poderia ser compensado com a publicação de reportagem em seu site e redes sociais. Mas até hoje, terça-feira (23), não há qualquer menção ao protesto feito em Santos.

Enquanto demite funcionários da casa que se envolvem nas lutas sindicais, e precariza condições de trabalho com equipes reduzidas, o Grupo Tribuna tem apostado cada vez mais, na internet, numa linha editorial sensacionalista que se alimenta principalmente de notícias envolvendo os mais diversos tipos de violência, numa busca por likes e visibilidade que reiteradamente ofende a dignidade humana e a ética jornalística.

Foto: Leandro Olimpio

Aliás, falamos aqui do Grupo Tribuna, mas é importante lembrar que todas as emissoras de tv da região ficaram encasteladas em suas redações, alheias ao protesto. A TV Tribuna, em sua primeira edição de segunda-feira, tentou corrigir esse erro com uma nota curta, de aproximadamente um minuto, repercutindo o ato. Sem imagens próprias, afinal não estava lá, precisou recorrer a vídeos gravados pelos próprios manifestantes.

Nas páginas do jornal A Tribuna o último domingo foi narrado como um dia de vitória do Peixe, de forte calor durante o dia e muita ventania à noite. Aos historiadores do futuro, uma importante errata: 21 de setembro de 2025 foi, em Santos, um dia de muita luta pela prisão dos golpistas e pela derrota da vergonhosa PEC da Blindagem, aprovada com os votos de dois deputados que envergonham a região: Rosana Valle (PL) e Delegado Da Cunha (PP).

Felizmente, a tentativa sistemática e histórica de apagamento das lutas sociais de esquerda tem hoje um importante obstáculo: registramos, com nossas próprias mãos, nossa história.


Contribua com a Esquerda Online

Faça a sua contribuição