brasil
Fizemos um ato histórico em Santos, mas o jornal A Tribuna não viu
Publicado em: 24 de setembro de 2025
Foto: Leandro Olimpio
No último domingo (21), a esquerda da Baixada Santista fez seu maior protesto desde as mobilizações pelo ‘Fora Bolsonaro’. O protesto contra a PEC da Bandidagem e a anistia aos golpistas reuniu cerca de 2 mil pessoas, em Santos, que fizeram uma bonita passeata na Av. Ana Costa, entre a Estação da Cidadania e a Praça da Independência.

Apesar disso, o periódico A Tribuna, o maior veículo de comunicação da região, ignorou o protesto em sua edição de segunda-feira (22). Talvez o jornal tenha sido surpreendido com um ato tão grande. Afinal, tanto à esquerda quanto à direita, os atos de 7 de setembro não foram expressivos. Mas não cabe ao jornalismo exercícios de futurologia. Seu dever é apurar a notícia e, tendo relevância, publicá-la.
A relevância do ato está mais do que comprovada nas imagens que circulam na internet. E se na edição impressa não era possível corrigir este erro, na internet esse furo poderia ser compensado com a publicação de reportagem em seu site e redes sociais. Mas até hoje, terça-feira (23), não há qualquer menção ao protesto feito em Santos.
Enquanto demite funcionários da casa que se envolvem nas lutas sindicais, e precariza condições de trabalho com equipes reduzidas, o Grupo Tribuna tem apostado cada vez mais, na internet, numa linha editorial sensacionalista que se alimenta principalmente de notícias envolvendo os mais diversos tipos de violência, numa busca por likes e visibilidade que reiteradamente ofende a dignidade humana e a ética jornalística.

Aliás, falamos aqui do Grupo Tribuna, mas é importante lembrar que todas as emissoras de tv da região ficaram encasteladas em suas redações, alheias ao protesto. A TV Tribuna, em sua primeira edição de segunda-feira, tentou corrigir esse erro com uma nota curta, de aproximadamente um minuto, repercutindo o ato. Sem imagens próprias, afinal não estava lá, precisou recorrer a vídeos gravados pelos próprios manifestantes.
Nas páginas do jornal A Tribuna o último domingo foi narrado como um dia de vitória do Peixe, de forte calor durante o dia e muita ventania à noite. Aos historiadores do futuro, uma importante errata: 21 de setembro de 2025 foi, em Santos, um dia de muita luta pela prisão dos golpistas e pela derrota da vergonhosa PEC da Blindagem, aprovada com os votos de dois deputados que envergonham a região: Rosana Valle (PL) e Delegado Da Cunha (PP).
Felizmente, a tentativa sistemática e histórica de apagamento das lutas sociais de esquerda tem hoje um importante obstáculo: registramos, com nossas próprias mãos, nossa história.