brasil
Vereadora Sonia Meire-PSOL cobra vagas para quase 3 mil crianças fora da escola em Aracaju
Publicado em: 5 de agosto de 2025
Foto: Luanna Pinheiro
Os trabalhos legislativos foram retomados nesta terça-feira (5) na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), e a vereadora Sônia Meire (PSOL) utilizou a tribuna, durante o pequeno expediente, para denunciar a exclusão de milhares de crianças da rede municipal de ensino. Segundo levantamento realizado pelo gabinete da parlamentar, cerca de 2.884 crianças estão cadastradas na lista de espera da Secretaria Municipal de Educação e ainda não conseguiram vaga nas escolas da capital.
“As aulas da rede municipal já começaram, e desejo um bom semestre a todos os estudantes, professores e técnicos que fazem a educação acontecer em nossa cidade. Mas, lamentavelmente, continuamos sem uma programação para mais de duas mil crianças — quase três mil — que permanecem no cadastro reserva, sem qualquer perspectiva de quando poderão frequentar a escola, da creche ao final do ensino fundamental. Há bairros com números alarmantes de crianças fora da escola. Reforço aqui a crítica que já fazia à gestão anterior”, declarou a vereadora.
Além da cobrança por vagas, Sônia Meire criticou a falta de transparência no portal da Secretaria Municipal de Educação, que, segundo ela, dificulta o acesso a dados atualizados e organizados por faixa etária e série. A parlamentar afirmou que essa falta de clareza compromete a fiscalização do poder público e reforçou que o acesso à educação é um direito fundamental e constitucional de crianças e adolescentes.
Durante a campanha eleitoral, a prefeita Emília Corrêa prometeu zerar a fila de espera por vagas nas escolas. No entanto, até o momento, apenas uma unidade escolar reformada foi entregue, no bairro Industrial. Já se passaram sete meses desde o início da nova gestão, e o segundo semestre letivo teve início sem solução para o problema.
“É preciso que os dados sejam organizados e disponibilizados de forma acessível, para que a população possa acompanhar a situação — assim como nós, vereadoras e vereadores. Já cobrei isso pessoalmente da secretária Edna Amorim. Também reforço aqui a necessidade de garantir que os recursos do fundo público para a educação sejam efetivamente aplicados. Crianças dos bairros Santa Maria, Olaria, Santos Dumont, Lamarão, Coroa do Meio, Soledade — todas elas precisam com urgência dessas vagas. E precisamos de uma resposta imediata da secretaria”, concluiu.
Top 5 da semana

brasil
Pernambuco: trabalhadores e trabalhadoras da Compesa entram em greve por tempo indeterminado a partir de 13/10
mundo
China restringe terras raras para fins militares e Trump responde com tarifas de 100%
especiais
O espectro do fascismo assombra a Europa
brasil
Em Contagem e em todo o Brasil: por uma escola que eduque, não que adestre
juventude