cultura
Exposição “Ocupação Galeria” apresenta desdobramentos de residência artística na Escola Guignard
Publicado em: 8 de maio de 2025
Ouça agora a Notícia:
A Galeria da Escola Guignard recebe, entre os dias 13 e 20 de maio de 2025, a exposição “Ocupação Galeria”. Ao longo de um mês de Residência Artística, o espaço da Galeria transformou-se em um ateliê compartilhado: um lugar de criação contínua, atravessado por trocas, encontros, experimentações e práticas coletivas. Serão apresentados desdobramentos e reverberações de uma imersão coletiva realizada por 25 artistas, estudantes e ex-estudantes da Escola Guignard, premiados na XX Mostra Interna da instituição.
O projeto teve origem na ação Loteamento, que propôs a ocupação de diferentes áreas da escola com trabalhos site-specific e reflexões sobre o espaço institucional como corpo vivo e mutável. Assim, o gesto de ocupar, experimentar e reconfigurar o espaço coletivo foi fundamental para a experiência que agora se desdobra nesta exposição.

A exposição proposta é mais do que um resultado final. As obras apresentam os rastros de ações colaborativas, encontros e intervenções que tiveram como eixo central a relação com o espaço. O tempo do fazer artístico foi compartilhado, e o cotidiano tornou-se matéria fundamental de criação. Os trabalhos revelam o percurso de encontros, fricções, descobertas e transformações vividas ao longo da residência. Desenhos, pinturas, instalações, esculturas, fotografias, gravuras, lambe-lambes e outros experimentos visuais ocupam o espaço com a densidade do processo. Cada trabalho carrega em si a singularidade da experiência coletiva de ocupar o espaço da galeria como espaço de criação, ao mesmo tempo em que se entrelaça com os demais por meio de gestos, conversas e experiências partilhadas.
“Ocupação Galeria” convida o público a percorrer essa travessia sensível: uma exposição que se constrói como dobra entre formação e criação, entre o individual e o coletivo, entre o que foi vivido e o que ainda reverbera. Convocando o olhar para perceber a galeria não apenas como lugar de exposição, mas como corpo ativado por gestos, afetos e construções coletivas entre o individual e o comum, entre o efêmero e o que permanece. A mostra revela os contornos fluidos da criação em coletivo.
______
Serviço
Exposição: Ocupação Galeria
Abertura: 13 de maio de 2025
Período: 13 a 20 de maio de 2025
Local: Galeria da Escola Guignard – UEMG
Endereço: Rua Ascânio Burlamarque, 540, Bairro Mangabeiras – Belo Horizonte/MG
Horário de visitação: 9h às 20h de segunda a sexta.
Entrada gratuita | Classificação livre
Top 5 da semana

mundo
Notícias da França: excelentes resultados da lista popular de Philippe Poutou, em Bordeaux
brasil
Editorial de O Globo ataca funcionalismo e cobra reforma administrativa
Brasil 2×0 México: Tem que respeitar, aqui é Brasil!
colunistas
Bolsonarismo tem uma estratégia clara
cultura