brasil

No ano da COP 30, Hélder Barbalho-MDB privatiza o serviço de água e esgoto do Pará


Publicado em: 11 de abril de 2025

Brasil

Will Mota, de Belém (PA)

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Brasil

Will Mota, de Belém (PA)

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Compartilhe:

Ouça agora a Notícia:
Ocorre nesta sexta, 11/04, na BOVESPA o leilão da COSANPA (Companhia de Saneamento do Pará). Enquanto o governador Hélder Barbalho-MDB tenta privatizar a água e o Saneamento do Pará, trabalhadores urbanitários e movimentos sociais realizam uma importante manifestação em frente à empresa, no bairro de São Brás. O serviço de água e esgoto de 126 dos 144 municípios do Pará deixará de ser responsabilidade de uma empresa pública, a COSANPA, e será assumida por uma empresa privada com fins lucrativos.
O acesso à água potável e ao serviço de esgotamento sanitário é um direito público. Não pode ser fonte de lucros de um punhado de acionistas.
Privatização é sinônimo de tarifas caríssimas, demissão de trabalhadores e péssima qualidade no serviço. Os exemplos são muitos no Brasil e no Mundo. O exemplo da CELPA em nosso Estado não deixa dúvidas. Países como EUA, França e Alemanha que privatizaram setores estratégicos da economia como energia e saneamento estão voltando atrás e reestatizando esses serviços simplesmente porque a privatização é incompatível com o interesse público.
A máscara de Hélder Barbalho caiu definitivamente. Não vamos aceitar que nosso patrimônio público e nossos direitos sejam privatizados. Na COP vai ter luta! Vamos gritar pro mundo inteiro ouvir que o governador do Estado que vai sediar o maior evento sobre mudanças climáticas do mundo é inimigo do meio-ambiente e do povo trabalhador. Sigamos na luta para reverter esse crime de lesa pátria.

Contribua com a Esquerda Online

Faça a sua contribuição