brasil

Eugênia Lima-PT foi a única a votar contra título de cidadão olindense a Bolsonaro


Publicado em: 8 de abril de 2025

Brasil

Gabinete Eugênia Lima, de Olinda (PE)

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Brasil

Gabinete Eugênia Lima, de Olinda (PE)

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Compartilhe:

Ouça agora a Notícia:

Mesmo diante de forte mobilização popular contrária, a Câmara Municipal de Olinda aprovou na manhã desta terça-feira (08), por 14 votos a um, o requerimento que concede o título de cidadão olindense a Jair Bolsonaro, que é réu no STF por tentativa de golpe de Estado. A única parlamentar a votar contra a proposta foi a vereadora Eugênia Lima (PT).

Desde o início da manhã, manifestantes ocuparam a frente da Casa Bernardo Vieira de Melo e também as galerias internas, empunhando faixas, cartazes e entoando palavras de ordem. Representantes de movimentos sociais, culturais, estudantis e sindicais denunciaram o que consideram uma afronta à democracia e ao legado de luta popular de Olinda.

Antes da sessão, com as galerias já ocupadas, o sistema de ar-condicionado do plenário chegou a ser desligado e o fornecimento de água mineral suspenso. O presidente da Câmara foi alvo de duras críticas por parte dos manifestantes.

Após a aprovação do título, a vereadora Eugênia Lima lamentou o resultado. “Isso um atentado à nossa democracia. Bolsonaro está sendo acusado de fazer parte de uma organização criminosa que tentou matar o atual presidente, atual vice-presidente e de um do ministro do Supremo, além de tentar dar um golpe de Estado. Se estivéssemos vivendo esse golpe, essa Câmara nem aqui estaria. Fico muito surpresa porque Olinda é uma cidade revolucionária, ao longo da história ela é conhecida com as lutas libertárias, então é inadmissível a gente ter que entregar esse título”, declarou.

Nas redes sociais, a vereadora Eugênia Lima questionou a prefeita de Olinda, Mirella Almeida, e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, sobre suas posições em relação ao título concedido ao ex-presidente. A parlamentar destacou que todos os vereadores que votaram a favor do requerimento integram as bases de apoio das duas gestoras. Por isso, perguntou se ambas também concordam com a homenagem a um investigado por tentativa de golpe de Estado.

Veja como foi a votação:
1-Saulo Holanda (MDB) sim
2-Jesuíno Araújo (PSD) sim
3-Denise Almeida (PSD) sim
4-Professor Marcelo (PSD) sim
5-Felipe Nascimento (PSD) sim
6-Mizael Prestanista (PSD) sim
7-Simplicio (PV) sim
8-Labanca (PV) ausente
9-Eugênia Lima (PT) não
10-Ricardo Souza (Avante) sim
11-Márcio Barbosa (Avante) sim
12-Biai (Avante) ausente
13-Iran Barbosa (DC) sim
14-Milcon Rangel (MDB) sim
15-Sardinha (Agir) sim
16-Sarmento (PL) sim
17-Jadilson Bombeiro (PL) sim


Contribua com a Esquerda Online

Faça a sua contribuição