psol
Franco da Rocha: vibrante encontro e novos filiados no PSOL
Publicado em: 24 de fevereiro de 2025
Na manhã de sábado dia 22 de fevereiro 2025, nas dependências da subsede da Apeoesp de Franco da Rocha, cidade da região noroeste da Grande São Paulo, mais de 30 militantes e ativistas das cidades da região (Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato, Cajamar e Mairiporã) reuniram- se para debater os Desafios da Esquerda na atual conjuntura.

Eram jovens, veteranos, mulheres, LGBTQIAPN+, sindicalistas de diversas categorias de trabalhadores, reunidos num clima de alegria, como todos os bons encontros daqueles e daquelas que lutam contra a exploração, a opressão e por justiça social. Uma reunião “onde as lutas se encontram”.
A mesa da atividade foi mediada pela professora Mara, militante da Conspiração Socialista e da Apeoesp. O diálogo foi iniciado com o professor Calado fazendo uma explanação de sua trajetória e da conjuntura municipal, discorrendo sobre a importância de um agrupamento político de esquerda combativa para nossa região; logo após, a Co-Deputada da Bancada Feminista do PSOL Sirlene Maciel fez uma análise da conjuntura e das lutas da mandata e do PSOL em oposição ao governo Tarcísio, salientou a relevância da luta contra a extrema direita evidenciando a responsabilidade de todos os setores e categorias.
Dando continuidade à conversação, também fizeram uma saudação os companheiros Miranda da Resistência PSOL e o professor Décio pela Conspiração Socialista – PSOL.
Após, houveram falas da plenária saudando a atividade e abrindo um novo capítulo para a militância de esquerda em Franco da Rocha e na região. Propostas de trabalho direcionadas à juventude, a necessidade de organização para lutar por políticas públicas cidadãs na cidade, a unidade para combater a extrema direita e a construção de um trabalho de base para disputar corações e mentes do povo trabalhador, foi vibrante e potente.
Ao final do debate, vários companheiros e companheiras manifestaram a decisão de se filiarem ao PSOL e ali mesmo já preencheram as fichas de filiação, entre eles e elas estavam o professor Calado (foto), histórico militante da esquerda em Franco da Rocha, tivemos a felicidade da refiliação do professor Eudes entre outros e outras. E também para a alegria de todos presentes a volta à militância do ex diretor do Sindicato dos Vidreiros, José Luiz (Paraná).
Nossa alegria é justamente em receber essas novas filiações ao PSOL e reacender a convicção de luta de muitos companheiros – como foi o caso – e diante disso, contemplar que todos e todas estão dispostos a organizar a militância de esquerda que estava dispersa na cidade e na região.
Para nós é uma clara evidência do papel que o PSOL pode cumprir na luta de classes, a saber, reunir a militância de esquerda sendo ponto de apoio e ajudar na árdua tarefa de nosso tempo: derrotar a extrema direita, de maneira organizada, mobilizando e principalmente, estando sempre presente nas lutas da classe trabalhadora, da juventude, das mulheres, dos negros, dos LGBTQIAPN+, buscando uma sociedade justa, fraterna e igualitária.
E essa luta é pra já, não temos um minuto a perder.
Bem vindas, bem vindos e bem vindes!
José Carlos Miranda é colunista do EOL e da Coordenação Nacional da Resistência PSOL
Mara Almeida é militante da Conspiração Socialista e Coord. Apeoesp Subsede Franco da Rocha
Top 5 da semana

mundo
Notícias da França: excelentes resultados da lista popular de Philippe Poutou, em Bordeaux
brasil
Editorial de O Globo ataca funcionalismo e cobra reforma administrativa
cultura
Black Metal e suas ligações com o Nazismo
lgbtqi
Não é sobre ser, mas sobre para onde vai meu ser
editorial