Rio das Ostras no caminho do desenvolvimento popular com Professor Luciano e Nathalia Rodrigues do PSOL


Publicado em: 26 de setembro de 2024

Brasil

Campanha Professor Luciano Prefeito 50

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Brasil

Campanha Professor Luciano Prefeito 50

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Compartilhe:

Ouça agora a Notícia:

Localizada no interior do estado do Rio de Janeiro, Região dos Lagos, Rio das Ostras é uma cidade de belíssimas praias, áreas de preservação ambiental e arqueológica, e importantes eventos culturais como o Festival de Jazz & Blues e a batalha dos 3 morrinhos. Segundo dados do IBGE 2022, a população da cidade chegou a 156.491 habitantes, residindo em cerca de 66 bairros numa área de aproximadamente 150km².

A despeito de seu desenvolvimento, historicamente Rio das Ostras vem sendo governada por e para os mesmos grupos empresariais, que se beneficiam desse poder usando recursos públicos para interesses particulares enquanto deixa de atender necessidades básicas de seus moradores e contribuintes, como na saúde, na educação, na assistência social, no transporte público e na infraestrutura urbana e rural.

Os últimos prefeitos implementaram uma política de precarização dessas instituições e seus trabalhadores, na medida em que os programas, projetos e serviços públicos não expandiram seus investimentos de forma proporcional ao crescimento da cidade, provocando falta de vagas nas escolas e creches, falta de profissionais nas Unidades Básicas de Saúde, no Hospital e no Pronto-Socorro, adoecimento do servidor público, bairros sem acesso à água potável e rede de esgoto, ruas sem pavimentação e iluminação precária, dentre outros exemplos.

É por isso que o PSOL – Partido Socialismo e Liberdade, apresenta uma candidatura de esquerda e independente, que defende os interesses da população trabalhadora e não aceita financiamento empresarial em troca de favores. A proposta central é transformar Rio das Ostras em uma cidade de oportunidades iguais e democráticas, garantindo dignidade aos seus moradores e participação nas importantes decisões da cidade.

Nessa corrida eleitoral para a Prefeitura de Rio das Ostras (2025-2028), a candidatura do Professor Luciano (para Prefeito) e da Professora Nathalia Rodrigues (Vice-prefeita), representando a coligação PSOL-Rede, é expressão de uma longa trajetória de lutas na cidade pela educação pública de qualidade e a defesa dos direitos dos trabalhadores.

O candidato a Prefeito Professor Luciano é oriundo da periferia e filho de trabalhadores com ensino primário. Possui duas graduações pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, uma pós-graduação e um mestrado em Planejamento Urbano e Regional, também pela UFRJ, escreveu um livro sobre como combater enchentes e, atualmente, é doutorando em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, o que revela sua crença de que o conhecimento é o melhor caminho para o desenvolvimento social. Professor Luciano é servidor concursado nos municípios de Rio das Ostras e do Rio de Janeiro, além de trabalhar na rede privada Salesiana. Também é comprometido com a formação de jovens e adultos, onde já atuou. Hoje se coloca como candidato a Prefeito destacando sua formação profissional em História, Educação e Planejamento Urbano, além de sua experiência sindical e política.

Na vida política, o candidato Professor Luciano fez parte do movimento estudantil; foi membro do Diretório Central dos Estudantes – DCE Mário Prata/UFRJ; fundou o PSOL nacional em 2004 e o núcleo PSOL Rio das Ostras em 2006; e foi coordenador sindical do SEPE (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação) durante 7 anos (2014-2021). Nos últimos 20 anos, o Prof. Luciano construiu uma forte história de luta em Rio das Ostras, seja por meio da atuação sindical ou através da suas militância incansável no PSOL.

A candidata a Vice-prefeitura de Rio das Ostras, Nathalia Rodrigues, também é graduada em História, pós-graduada em História Social e Cultural do Brasil, mestre e doutora em História Política pela UERJ, coautora de 2 livros na área da educação e, atualmente, Diretora Escolar. Feminista, mãe da Olga, madrasta do Vicente, possui uma longa trajetória em educação popular e luta pelos direitos humanos.

A candidatura do PSOL apresenta outro projeto de desenvolvimento para Rio das Ostras, com justiça social e ampla participação popular, reduzindo desigualdades sociais e aprofundando radicalmente a democracia em Rio das Ostras. Esse projeto defende uma administração pública voltada para o conjunto dos trabalhadores da cidade, com propostas para uma transformação social com foco no desenvolvimento sustentável de sua economia local e no desenvolvimento educacional de sua população munícipe. Defende, portanto, uma cidade de direitos para todos, todas e todes; uma cidade inclusiva, democrática e participativa; com acesso igualitário, a água, saneamento, saúde pública, educação, formação profissional, assistência social, mobilidade urbana, esporte, lazer, cultura, segurança pública etc. Assim, busca melhorar as condições de vida da população, especialmente daqueles em situação de pobreza e vulnerabilidade.

Essas ideias respondem a necessidade de mudança na gestão municipal e o compromisso das candidaturas do PSOL com a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores.

Em uma entrevista concedida ao jornal O DIA (02/09/2024), Professor Luciano declarou que o que falta para Rio das Ostras alcançar seu pleno desenvolvimento é “construir uma cidade que garanta direitos sociais a todos, sem práticas clientelistas. Nosso compromisso é com serviços públicos de qualidade para todos os moradores, respeitando e dignificando a população”.

Seu programa de governo, intitulado “Por Uma Rio das Ostras de Direitos”, propõe diversas melhorias nas áreas de:

• Economia e desenvolvimento urbano e rural;
• Geração de emprego e renda;
• Habitação e infraestrutura;
• Transporte público e mobilidade;
• Meio ambiente;
• Educação;
• Saúde;
• Assistência social;
• Igualdade étnico-racial;
• Políticas para mulheres, LGBTQIAPN+, criança e adolescente, idosos e pessoas com deficiência;
• Segurança pública;
• Cultura, esporte e lazer;
• Comunicação social;
• Transparência e participação popular.


Contribua com a Esquerda Online

Faça a sua contribuição