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É hora de fortalecer Boulos nas ruas e desmascarar os bolsonaristas

Por Mariana Caetano, de São Paulo (SP)
Leandro Paiva

A primeira pesquisa Datafolha após o início da campanha oficial evidencia uma estabilidade de Boulos (PSOL), enquanto o bolsonarismo se apresenta dividido entre as candidaturas do atual prefeito Nunes (MDB) e do ex-coach Marçal (PRTB).


No entanto, a principal novidade bolsonarista, Pablo Marçal escolheu Guilherme Boulos e a esquerda como seu alvo preferencial. Com notícias falsas e factoides, o candidato utiliza as mesmas táticas de Trump desde 2016 e Bolsonaro de 2018 para defender as pautas da extrema-direita. Marçal é acusado de financiar a promoção de seus vídeos nas redes sociais a partir de suas empresas, o que pode ser considerado abuso de seu poder econômico e configuração de caixa dois, que o levam a uma arrancada meteórica nesta pesquisa.

Nesta pesquisa, Marçal abocanhou 44% do eleitorado de Jair Bolsonaro, o que obrigou o ex-presidente derrotado na capital paulista em 2022 a sair de seu esconderijo para defender o bolsonarista envergonhado Ricardo Nunes como seu candidato oficial. Enquanto isso, BolsoNunes aparece com uma dinâmica de queda com o menor índice das últimas pesquisas, 19%.

Segundo a pesquisa DataFolha de maio deste ano, o povo de São Paulo rejeita em 61% um candidato apoiado por Jair Bolsonaro, enquanto a de Lula era de 45%. É hora de fortalecer a campanha de Boulos nas ruas, construir grandes comícios com a presença de Lula neste final de semana e aproveitar a divisão do bolsonarismo para ganhar o ativismo para se engajar a partir de já. Mãos à obra, a hora é agora!