Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Resistência-PSOL SP realiza escola de dirigentes “A importância da organização revolucionária na atualidade”

Mari Caetano, da Equipe Nacional de Formação e Propaganda da Resistência-PSOL
Resistência-PSOL

No mês de março, cerca de 70 dirigentes da Resistência-Psol do Estado de São Paulo estiveram reunidos por três dias na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) em Guararema-SP.

Clássicos de Lênin, Trótski e Gramsci serviram de apoio para o início dos estudos e debates sobre a experiência do Partido Bolchevique e a relação de partidos revolucionários com o regime democrático. Recorremos também ao texto “Lênin ou a política do tempo partido” de Daniel Bensaid como leitura prévia.

Qual o fator decisivo para o desenvolvimento da consciência socialista? Qual das condições fundamentais para a vitória do Bolcheviques é destacada por Lênin em 1920? Que desafios as modernas democracias e o processo de ampliação do Estado colocam para a estratégia revolucionária? Estas e muitas outras questões impulsionaram as discussões iniciais.

Em seguida estudamos a experiência do Partido dos Panteras Negras (PPN) e foi apresentado um destaque especial sobre o papel cumprido pelas militantes e dirigentes mulheres do partido. Quais as principais diferenças entre o PPN e as organizações políticas do começo do século XX construídas/influenciadas por Lenin? Qual o papel do internacionalismo para o PPN e como ele se desenvolveu? Qual a importância das mulheres do PPN para a elaboração do feminismo negro?

No último dia, debatemos as crises, rupturas e fragmentação da Esquerda Revolucionária. Com o apoio de textos de dirigentes contemporâneos como Josep Maria Antentas, Paul Le Blanc, Paulo Aguena e Valério Arcary foram sistematizados os elementos presentes nas crises de organizações políticas atualmente e debatidas mais questões. Qual a importância da organização revolucionária em tempos de refluxo? Em tempos de questionamento da hipótese comunista?

Foram dias de estudos intensos, debates e trocas de opiniões e experiências que reafirmaram o quanto vale a pena seguir dedicando nossas vidas a um projeto coletivo de construção de uma corrente revolucionária na atualidade.

Mas não foram apenas as direções da Resistência que compartilharam as experiências de vivência e contribuíram com o trabalho socialmente necessário para a manutenção da ENFF. As crianças também tiveram seus momentos de aprendizagem e socialização na “Ciranda Infantil”, no campo de futebol, quadra esportiva e nos demais espaços da escola.

Após o balanço dessa experiência piloto, estamos reformulando o material do curso (baixe aqui) e preparando a escola de dirigentes “A importância das organizações revolucionárias na atualidade” para percorrer as regionais da Resistência- PSOL em cada canto do nosso país nos meses de abril e maio.