Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Agora é greve! Universidades e IFs da Fasubra em luta pela carreira dos TAE’s e contra a reforma administrativa

Travessia Coletivo Sindical

Neste sábado (11/03) a plenária da Fasubra (Federação de sindicatos dos trabalhadores técnicos administrativos em educação das instituições de ensino superior no Brasil) confirmou o que vinha sendo deliberado em diversas assembleias pelo país: a partir de 11/03 é greve!

Como chegamos aqui?

Os técnicos administrativos em educação são uma das carreiras mais desvalorizadas do serviço público, convivem anos sem aumentos, dificuldade para pagar as contas e sofrendo com altas taxas de evasão. Desde o ano passado, a categoria reacendeu o debate sobre a reestruturação da carreira com a grande mobilização para levar essa proposta como a terceira mais votadasdo programa Brasil participativo. Iniciativa do governo para ouvir a população na elaboração do seu orçamento plurianual (PPA).

Após essa vitória os trabalhadores TAE’s conseguiram ser a primeira carreira a abrir mesa de negociação específica com o governo. A Fasubra e o Sinasefe ( sindicato nacional dos servidores da educação básica, profissional e tecnológica) apresentaram suas propostas, mas nesse mês de fevereiro a mesa emperrou: o governo ofereceu apenas o aumento linear já oferecido para as demais carreiras, 4,5% em 2025 e 26.

Essa proposta foi entendida como uma afronta, que passa longe de resolver os principais problemas. Apoiamos a vitória de Lula e reconhecemos a importância da saída do ex-presidente, que visava a destruição dos serviços públicos e nos chamava de parasitas, mas não ficaremos de braços cruzados olhando outras carreiras (polícia federal, PRF, polícia penal, Funai…) recebendo aumentos e reestruturações enquanto os TAE’s estão sem nada.

Essa é uma greve para gerar impactos, portanto será necessário muita mobilização e ocupação dos espaços nas universidades e nas ruas! Converse com seus colegas, participe das atividades e vamos arrancar vitórias pela reestruturação da carreira!

Os eixos da greve são:

Eixo específico

  • Reestruturação do PCCTAE com orçamento necessário (incluído a recomposição salarial).

Eixo geral

  • Recomposição orçamentária das instituições;
  • Revogação da IN 49/2023;
  • 30 horas para todos;
  • Não ao ponto eletrônico;
  • Deposição dos reitores interventores;
  • Fim da lista tríplice – Paridade nas eleições a reitoria;
  • Normatização do artigo 76 da Lei 8.112/90;
  • Normatização do plantão 12/60 nos HU;
  • Contra a reforma administrativa;
  • Revogação da Lei da Ebserh

O panorama atual das instituições em greve:

32 Universidades e 2 Institutos Federais Começam na Segunda Feira

18 Universidades e 2 Institutos Marcaram Assembleia para Deflagrar ou não na segunda feira dia 11/03

4 Universidades com assembleia após dia 13/03

12 Instituições não responderam a Fasubra ou Não puseram nada em suas redes

O Sinasefe (que representa a maioria dos IFs, colégio Pedro II, entre outras instituições) está em discussões internas durante março e deve entrar na greve mais para o fim do mês.

O Andes (sindicato nacional dos docentes) aprovou em seu congresso greve para o primeiro semestre, mas também está em discussões internas em suas seções de base.